Desafio 21 Dias - cuidar da caixa de ferramentas do blogue






#2 A caixa de ferramentas do blogue (coisas sem as quais um blogue não passa)

1 – Limpeza dos Feeds
Para seguir blogues eu apenas uso dois métodos: ou os subscrevo para receber no meu email ou uso a lista de leitura do Blogger. Eu assino pouquíssimos feeds por email sendo que o Blosque é um deles. A razão disso é que antes de assinar qualquer feed eu penso sempre várias vezes. Não penso duas vezes, penso pelo menos cinco vezes, se vou mesmo ler o feed ou não. Como eu não dou ao feed o benefício da dúvida nunca irei saber se no futuro o blogue não virá a tornar-se mais interessante. Mas tento analizar e limitar o número de assinaturas ou não faria mais nada senão ler emails quando abro a caixa de correio pela manhã. Aí não mexo, preciso de poupar as meninas dos olhos para a faxina que se segue - a lista de leitura de blogues do Blogger!






Eis o antes e o depois, de 231 passou a 229. Na realidade eu queria apagar mais alguns. Mas a resposta do Blogger era tão lenta que parei. Não estou a inventar desculpa de mau pagador. Lentidão e erros sobre erros. Não há pachorra. Isto foi ontem. Fui jantar e voltei. Ocorreu-me enterrar o perfil do Blogger e passar a usar o perfil do Google+ com ele. Pensei que isso agilizasse até o processo! Entrei no Blogger in Draft e fiz a mudança. Li isso no Blogger Buzz há uns tempos, podem espreitar. Dentro de semanas fica disponível sem termos de passar pelo Blogger in Draft.





Vejam acima: agora quem acede ao meu perfil Blogger encontra o perfil do Google+ que apresenta maior interactividade. Para a história fica o antigo perfil do Blogger. Desde Outubro de 2004 registaram-se 18520 acessos ao meu perfil. Mas isso é história. No caso presente a mudança não teve consequências em relação à agilização da limpeza da lista de leitura!! Ao aceder à área de manutenção da lista de blogues fui levada para a página antiga tal e qual!! Nem queria acreditar...



Essa lista de leitura de blogues está no meu Google Reader pois ele importou-a directamente aquando das recentes melhorias introduzidas. Tentei perceber se era possível eliminar os feeds no Reader mas acabava sempre no velho painel Blogger. Entre a lentidão e os erros contínuos - vejam abaixo - eu desisti. Retomei hoje, mas continua tudo igual.



2 – Limpeza do Email

Não tenho uma montanha de emails atrasados para ler e responder. Aprendi que ou recebo e respondo no prazo de 24 horas ou é como se o email tivesse morrido. Não há montanha de emails para responder, tão-pouco uma duna sequer. Não há. Respondi agorinha mesmo a um que estava prestes a tornar-se moribundo. Também não estou em listas de discussão, sou uma gaja muito metida comigo mesma, entretenho-me as mais das vezes em solilóquios!

Andava a adiar mexer na caixa do email, sobretudo precisava de eliminar contactos desactualizados e repetidos. Preparei um email para enviar para o grupo Outros contactos. Quem não acusar a recepção vai ser eliminado. Eu uso a caixa de email como arquivo de ficheiros de texto e imagem e o resultado é este: "67% full Using 5123 MB of your 7646 MB". Não vou mostrar screen shots por uma questão de privacidade.

3 – Organização do Armazenamento – Arquivo Todos os anos eu compro um caderno espiral, pautado, com folhas 160 folhas a 70 g/m2. Na era do virtual continuo a depender desse caderno, ou de vários, se os anos forem creativos!!



Está lá tudo, esses cadernos são a minha vida. Cada dia eu escrevo a data no topo da folha e depois escrevo tudo: os sites de truz que encontrei, recursos e plataformas da internet onde me inscrevi ou que quero testar, uma ideia para um desenho, um apontamento para pesquisar mais tarde, um rabisco para um qualquer objecto que quero construir, receitas de culinária elementar, nome do medicamento para comprar, número de telefone do cliente que não há forma de pagar o logotipo. Quando usei outra folha de papel para anotar ou um post-it eu colo ou agrafo lá. Quando o papel é grande eu dobro e o caderno fica gordo, misto de origami e sandocha mista...sim, porque pelo meio deve haver migalhas e manchas de doce à mistura com marcas circulares de café. Esse caderno não sai da secretária. Se sai, pula na pasta e vai comigo. É assim desde sempre. Além desses tenho ainda cadernos A6 dedicados a informação mais dedicada, exemplo, curiosidades de língua portuguesa. Essa informação pode ir para lá directamente quando a descubro ou passar para lá quando resolvo rever os cadernos arquivo e deitar fora, o que sucede a cada dois anos, mais ou menos. É, sistema pré-histórico e trabalhoso, mas eu preciso do cheiro do papel e da tinta para manter a sanidade no meio de tanta informação e hora agarrada ao PC!

Isto não quer dizer que não use outras formas de armazenamento no meu computador, -Pasta dos Favoritos - no disco externo ou na internet. A Nospheratt citou o Evernote e eu decidi abrir conta e testar. Quem sabe não é desta que me livro dos cadernos sandocha mista?!



As minhas ideias para postagens futuras estão sempre em drafts no Blogger. Reparem que este não é um blogue de cariz profissional. É apenas um espaço onde escrevo quando me apetece sobre tudo o que cruzar a minha imaginação, sem horário ou frequência definida.Tanto posso escrever diariamente como passar um mês sem actualizar. Eu sei que isso não é muito bom para a saúde do blogue mas é assim mesmo. Podem ver alguns desses drafts no print abaixo. Acho que é a solução mais simples e prática, na realidade é já meio caminho andado...



E é isso! Acho que hoje não correu lá muito bem...(Só concluí hoje esta tarefa pois quis verificar se o problema no acesso à lista de leitura do Blogger se mantinha...e manteve.)

Comentários