45 anos de Mafalda,a genial criação do Quino



Mafalda celebra hoje 45 anos mas continua sem cabelos brancos.O Mundo parece afinal consumido pelas mesmas ou idênticas imperfeições que lhe provocavam comentários inflamados.Por isso Mafalda continua actual. Tenho alguns dos livros da Mafalda mas li de uma assentada todas as tirinhas quando a Bertrand editou a obra completa num volume.Além dessas tirinhas eu delirava com os cartoons de Quino que ainda hoje me fazem rir quando follheio os livros.Muito antes da cultura dos toys eu amanhei lã preta, tecidos e recheio de espuma e crei uma Mafalda que vivesse no meu mundo e não apenas nas páginas de papel...Era fã.Sou fã.

As personagens das tiras: Susanita - anseia casar com um ricaço e ser mãe quando crescer e é muito ensnobada!Ela é o oposto de Mafalda.Vive para o seu umbigo e sempre em conflito;a mãe e o pai!,que convivem como podem com um discurso adulto numa boca de criança! Miguelito - é um amigo de Mafalda que se acha muito importante e se dedica a reflexões sem valor; Manolito - trabalha na loja do pai e é doido por dinheiro,quer ter uma enorme cadeia de supermercados; Liberdade - minúscula, mas sem papas na língua, o cúmulo da descontração,diz o que lhe apetece! Gui - o pequeno irmão de Mafalda, é ternurento e desenha nas paredes; Filipe - detesta escola e TPC, gosta de BD. Muito cabeça na Lua, algo insatisfeito consigo mesmo, é consumido por remorsos sempre que começa a divertir-se!Mafalda - fã dos Beatles,sempre preocupada com a humanidade e os direitos humanos, detesta sopa!É claramente uma filha dos anos 60 e da classe média e anseia por paz e verdadeira democracia.



Comentários

mariabesuga disse…
A Mafalda nasceu 3 anos depois de mim mas com 45 anos eu já tinha algumas riguinhas de facto o que é natural. Ela nunca as terá nem sofrerá de males dos ossos e outros da velhice. Vantagem da Mafalda é que o espírito sempre se mantém inalterável e sabemos com o que podemos contar quando nos dedicamos a ler umas tiras...

Há figuras assim que nos acompanham a existência fazendo parte do nosso mundo, de como nos construímos. Uns têm mais outros menos a ver connosco em termos de personalidade mas emocionam-nos de uma ou de outra maneira porque é como se os tivessemos visto crescer apesar de não crescerem nem terem rugas...

Um abraço