Fotografias de KADIR VAN LOHUIZEN sobre a rota dos diamantes


-E a empresa, vai bem?

-Não posso reclamar. Onze guerras no continente. Estamos ocupados.

O filme de Edward Zwick, Diamante de sangue, passou ontem à noite, na TV. Na banda sonora nenhuma Marylin canta que os diamantes são os melhores amigos da mulher. Aqui os homens traficam as pedras preciosas e trocam-nas por armas. Não preferem as loiras, preferem as morenas que andam atrás da reportagem choque de máquina fotográfica na mão. Aqui os homens são heróis hollywoodescos de olho azul e tudo.Tempo para um intervalo na ficção, a realidade a preto e branco chega através da fotografia,é o que se segue com Kadir Van Lohuizen.
"Diamond matters, the journey of a diamond.An extensive photo journalistic research into the diamond industry. Covering nine countries (Angola, Sierra Leone, DR Congo, Belgium, India, France, Holland, United Kingdom), the story shows the roads a diamond takes from the mines in Africa to the consumer in the western world."

Assuntos de diamante, a jornada de um diamante. Extensa pesquisa foto-jornalística sobre a indústria dos diamantes. Cobrindo nove países- Angola, Serra Leoa, Congo,Bélgica, India, França, Holanda e Reino Unido - a história mostra a rota dos diamantes desde África até ao consumidor no mundo ocidental.

Comentários