A barra de navegação do Blogs de Portugal dá-me nervos


Blogue não encontrado
O blogue que procura não existe. 
No entanto, o nome (_____)  encontra-se disponível para registo!

Não há mais!
Acabou.
Chegou ao fim.
Até sempre.
Adeus.
Game over.

Não há nada aqui.
Não existe nada aqui!

Blog Suspenso
O blog que procura aceder foi suspenso.
Para mais informações, contacte a equipa do SAPO Blogs...

O blogue foi removido.
Lamentamos, mas o blogue (_________) foi removido. 
Este endereço não é válido para blogues novos.

Está perdido? Lamentamos mas a página que procura não existe. 
Este endereço está disponível para o seu novo site!

Não é possível aceder a este site.

A página a que pretende aceder encontra-se bloqueada na sequência do cumprimento
 de ordem judicial ou administrativa.
Procuramos por esta Página em Todos os Lugares! (Erro 404)
Mas talvez possamos ajudá-lo a encontrar o que você está procurando...?


Pelo aspecto da mancha gráfica até parecia um poema. Só que não. Não há nem poesia nem outros resultados poéticos quando uso a Barra de navegação supostamente interactiva do directório dos Blogs PT. Aderi a 16 de Dezembro de 2018. Mais semana menos semana, por essa ocasião, cansada de usar o Facebook, deliberei regressar à blogosfera de uma forma mais constante. Foi então que encontrei o Diretório Blogs Portugal onde se lia  e lê que "Pretendem fazer a listagem exaustiva da blogosfera portuguesa organizada por categorias e popularidade, onde os utilizadores submetem blogues de forma grátis." Mas na sequência do procedimento de adesão foram-me pedidos 5 euros a título de "taxa de activação". Não tenho nada contra o pagamento de um serviço. Podem até dizer que essa taxa é irrisória e que  já estão a oferecer muito por tão singelo valor. Mas eu também tenho para dizer que acumulo dezenas de experiências muito melhores, com todo o tipo de plataformas, - sim, já ando aqui desde a pré-história da internet- onde paguei igual, menos ou mesmo coisa nenhuma! Opiniões são opiniões. E esta é a minha. O que sobretudo me dá nervos é a barra de navegação, o resto até escapa.


Nem imaginava que ainda existissem directórios de blogues. Quando os blogues apareceram surgiram directórios, agregadores e toda a espécie de plataformas que colocavam blogues e blogueiros em contacto. Pertenci a diversas dessas plataformas, sobretudo internacionais, pois por cá o esforço nesse sentido era realmente modesto. A maioria já se extinguiu e numa das últimas rondas removi os pequenos banners que os meus blogues ainda mantinham. Numa delas, a Fuelmyblog, fiz amizades que ainda perduram. Até editamos um livro em conjunto, ou melhor, mais, mas eu apenas participei num. Fiquei entusiasmada com a possibilidade de me registar no directório Blogs PT pois desejava conhecer mais blogues e isso parecia-me ideal. De facto, já encontrei por lá listados blogues interessantes, que segui, e outros que até linkei na minha Blogroll. Ao aderir nem sequer estava a pensar em promover marcas e assim continuo: não é para isso que tenho o Palavras Cruzadas. Além do mais, o blogue já tem publicidade que chegue.

Em jeito de balanço, cinco meses depois, não vejo que o blogue tenho ganho mais visibilidade nem tráfego nem seguidores - o máximo de visitas diárias que recebi dos blogues listados cifra-se em 12! Nos outros dias o número foi sempre bastante menor.  Tenho dois seguidores novos, no directório, mas quanto a isso não posso esperar que gostem do meu blogue ou do que escrevo. Não é por aí que me queixo. Talvez a maior vantagem do Blogs PT seja comercial e aí não tenho experiência pois não fiz qualquer esforço para estabelecer parcerias com marcas e monetizar o blogue a partir daquele espaço. Quanto a estatística que providenciam, já a tinha quer do próprio Google, quer de outros serviços. O Blogs PT também anuncia um serviço Premium mas não clarifica exactamente em que consiste e nem me arrisco a experimentar.

O meu maior desapontamento prende-se, no entanto, como já escrevi, com o uso da barra de navegação. É verdade que me exaspera  e me dá nervos. Dizem eles: "Ao adicionares a nossa barra de navegação no teu blogue vais conseguir mais visitas. A nossa barra funciona como um sistema de troca de visualizações entre os blogues que adicionaram a barra. Compatibilidade verificada em Blogger e SAPO Blogs."  Sem dúvida seria uma excelente ferramenta se funcionasse de forma ideal. Só que não é assim, a não ser que seja eu a única a ter esta experiência ruim, fruto de puro azar internetário ou praga blogosférica que algum invejoso me tenha rogado.

Nunca tive simpatia pela dita barra. Em primeiro lugar, a sua introdução obrigou-me a reformular o aspecto gráfico do blogue e eu sou das que detesta fazer alterações, que, ainda por cima, resultaram em pior aspecto e funcionalidade do template. Na minha opinião, a barra devia ter autofit, mas não tem. Compreendo: assim é garantido que todos a exibem no mesmo tamanho e proporção. Siga para bingo. O pior estava para vir. No início ainda pensei que fosse uma questão de tempo e que depois o funcionamento melhorasse. Mas nada disso. Sempre que entro no meu blogue gosto de clicar lá para conhecer outros blogues: seria um auxiliar precioso.  Dizem no Directório que " a Rede Blogs Portugal já tem mais de 13.500 blogues, sendo a maioria do nosso país." Então porque é que aparecem sempre os mesmos blogues na barra de navegação? E, não, não são sequer os mais populares, o que até é uma boa ideia. E quantos deles já foram removidos, suspensos, bloqueados?! Já nem falo naqueles que apenas estão disponíveis para leitores convidados. Ninguém aguenta clicar no círculo que anuncia um blogue e depois noutro e noutro e obter resultados destes uns a seguir aos outros. Nem sequer se percebe que esta barra tenha um desempenho muito inferior à velha aplicação do Blogger que, colocada na lateral, nos mostrava os blogues por data de actualização. Embora esse critério seja discutível, parece razoável que um blogue inactivo há 3 anos surja depois dos actualizados recentemente. O que seria o mínimo dos mínimos a exigir em qualquer barra de navegação do género. Além disso, como podem ver nos print screen que mostro acima, muitas, mas mesmo muitas vezes, não aparecem mais os seis círculos, ou seja, blogues, aparecem os que calha, três, dois, um. A minha ligação à internet é de boa qualidade: não se trata de imagens não carregadas.

Anunciam que a Rede Anúncios BPT tem como objetivo dar destaque aos blogues da rede de blogues PT. Ao aderirmos os leitores iriam ver links para outros blogues da rede e vice-versa, ou seja, a barra de navegação seria um sistema de troca de visualizações que permitira a todos aumentar o seu tráfego. Era ou não era uma ideia genial? Era. Também serviria para ganhar mais dinheiro com o blogue, já que ao aderir à Rede Anúncios BPT a barra também contém um banner de publicidade que geraria receita de acordo com o número de visitas. Desta forma, quanto mais leitores o blogue tiver, potencialmente mais dinheiro se ganharia.

Ora, não estou interessada em ganhos monetários, não foi para isso que aderi. O que eu queria era, de facto, conhecer blogues de forma simples e directa. Para este efeito, o que acabei por constar é que a barra é quase  inútil. Para alcançar esse fim, sou sempre obrigada a sair do meu blogue para ir consultar as listagens do directório, e, sim, é algo que se pode perfeitamente fazer mas que resulta pouco prático e nada imediato ou interativo, ou, pelo menos, muito menos divertido. A sério que é o melhor que se pode arranjar?A impressão que tenho é que voltei aos anos 80! 

Estou, pois num certo impasse. Não sei se deva dar mais algum tempo à "barra", se há algo que me está a escapar. Ou se a barra de navegação é mesmo um estorvo visual no meu blogue mais do que qualquer outra coisa. Para já, vou desistir de clicar na barra para descobrir blogues pois é pura perda de tempo. Depois seguir-se-à a sua desactivação, é para isso que me inclino. É uma pena que os responsáveis do Blogs PT não a reformulem pois é uma ferramenta que poderia ser realmente útil e dinamizadora da blogosfera. Deixo-lhes daqui um encarecido apelo.

Gostaria de saber se mais alguém tem este constrangimento. Fiz uma busca no Google e ninguém se queixa. Será que sou caso único? Ou será que ninguém quer saber?

Comentários

Mário disse…
Tem toda a razão. Muito descuidada, funciona mal ou imprevisivelmente, primeiro que se encontre o que se quer é um dia de juízo. Praticamente desisiti de lá ir - se calhar toda a gente desistiu...
Konigvs disse…
Registei-me no Blogs de Portugal e acredito que algumas pessoas, poucas, tenham descoberto os meus blogues por lá. Mas não paguei qualquer taxa de ativação senão, por certo que não me teria registado. E em boa verdade o uso que faço da plataforma é nenhum.
Muito me surpreendo com isso. Mas talvez queira dizer que houve um tempo em que entrar no Blogs Pt foi grátis. Agora já não é assim. Já parei de procurar blogues novos por lá. Até acho que já estou a seguir blogues novos em excesso, queria apenas alguns para ir lendo e visitando. Se o número for elevado acabamos por nos dispersar...
Konigvs disse…
Eu sigo poucos blogues, que muitas vezes encontrei por mero acaso como foi neste seu caso. E dos que sigo a maioria está ao abandono, e um dia destes ainda vão pagar multas por deixarem os blogues a mato e não limparem! Diz uma amiga minha que tem um blogue e que ganha dinheiro com isso e escreve sobre cremes e cenas de gajas, que toda a gente se virou para o Instagram, e aliciou-me a registar-me lá, logo eu que nunca sequer estive no Facebook. Quantas visualizações tive até hoje vindas do Instagram? Zero! O pessoal quer é passar o dedo, fazer gosto, e continuar a passar o dedo! Abrir um link e ler um blogue já dá muito trabalho! Por outro lado é isso, quem ler muitos blogues depois também se dispersa um pouco, mas eu acompanho poucos.