Receita de arroz doce cremoso

 


E que tal uma tacinha de arroz doce bem cremoso para o almoço de domingo que está quase a chegar? 

Lista de ingredientes:

1 L de leite meio-gordo
150 g de açúcar
Casca de limão
1 pau de canela

100 g de arroz carolino
250 ml de água
Sal a gosto

Canela em pó para polvilhar

Preparação:

Arranje dois recipientes, um tacho ou panela, e um fervedor. Vai precisar de dois bicos do fogão.
Num deles coloque o leite a aquecer no fervedor. Este leite deve ser mantido quente, com o lume baixo, pois vai ser vazado, às conchas, para o arroz.
No outro bico, coloque o tacho ou panela com a água, o sal e o arroz. Deixe ferver e depois observe que o arroz absorva toda a água. Neste momento junte aqui duas conchas de leite quente, a casca de limão e o pau de canela. Controle o lume para que o arroz borbulhe e vá mexendo devagar.
Mantenha-o ao lume, sempre a fervilhar e sempre mexendo com colher. O arroz absorve o leite e fica mais encorpado. Junte então mais duas conchas de leite. Espere que ele seja absorvido e faça borbulhas, e repita. Quando tiver gasto todo o leite, o arroz deverá estar  com a consistência de um creme que escorre da colher mas que tem algum corpo, alguma espessura.
Neste ponto é altura de desligar o lume e juntar o açúcar, mexendo com cuidado. Depois deste estar incorporado há que retirar a casca de limão e o pau de canela. 
Agora é só deitar o arroz doce em tacinhas ou numa travessa, ou taça, e enfeitar com canela em pó, a seu gosto. Está prontinho. Há quem goste de o comer ainda quente, há quem o prefira morno ou até fresco. 

(A próxima receita de arroz doce que irei partilhar é a receita da minha mãe. É a receita da zona geográfica de Coimbra. Ela nunca fez arroz doce de outra forma. É uma receita com mais de 80 anos pois a minha avó já o fazia assim. O arroz doce é mais enformado do que este mas pode ficar mais seco ou mais húmido consoante o tempo de cozedura do bago.)

Comentários