Beruby: a plataforma que te reembolsa quando fazes compras online


A minha caixa de correio Gmail está sempre no limite e se estivesse assim porque cheia de mensagens empolgantes, comunicações úteis ou anúncios importantes, eu até estava feliz. Todavia, muitos desses emails só ocupam espaço e nada mais. Por preguiça, mas também falta de tempo, não organizo e não elimino regularmente o que não interessa. Chego até a desconhecer a razão de estar a receber alguns emails mas algures num século distante eu devo ter tido um motivo para ter subscrito a newsletter ou o serviço em questão. 

Por vezes recebo emails simpáticos com este teor: "Porque não registamos actividade tua no nosso site por 12 meses, iremos apagar a sua conta"! Oh, misericórdia. Alguém que sabe o que preciso: que me esqueçam e parem de notificar. Tal como uma peça de roupa que não vestimos um ano inteiro e que ficou ali, suspensa, no guarda-fatos, estes emails não têm uso, nem agora nem nunca, apenas ocupam espaço. A caixa está sempre lotada de notificações de redes e plataformas e empresas sem fim. Menos ainda faço manutenção dos sites onde me inscrevi ou saberia que podia desactivar notificações! Por exemplo, da Beruby.  

Há muitos anos alguém, já não sei quem, aliciou-me a fazer parte da Beruby, uma plataforma espanhola. Eu concordei e inscrevi-me. Depois disso nunca mais lá fui.  Pior: anos passados nem sequer já me lembrava do que fosse a tal Beruby! Mas a Beruby nunca se esqueceu de mim. Possivelmente, todas as semanas pingaram sugestões de ofertas incríveis, descontos fantásticos, oportunidades únicas e promessas de cashback (reembolso) por compras feitas nas 150 lojas dos seus anunciantes sem sair de casa!

Hoje resolvi seguir o link da Beruby para perceber que maravilha de ganho digital - e de incentivo ao consumo - é esta. Agora que penso no assunto, admiro-me como é que a Beruby ainda mexe. O que não faltam são sites que agregam lojas e oferecem descontos. Talvez a Beruby tenha sido a mãe de todos. E talvez tenha sido ultrapassada pela sua prole. Não faço ideia se no séc XXI a Beruby ainda se recomenda, apenas que está viva. 

Examinando o site fiquei a saber que entrei na Beruby em 2011 e lembro-me que o mesmo já existia há uns anos. Vi também que posso pedir pagamento do crédito acumulado quando tiver alcançado um mínimo de 10 euros. Neste momento tenho lá um glorioso euro! Se demorei dez anos para consegui um euro... 

O site é bem simples,  em cinza escuro e fundo branco, apresenta uma barra de menu na parte superior com várias subdivisões

- Início (Novidades, Minha página, Saldos)  

- Compras: neste menu se apresenta mais de uma dezena de categorias como alimentação, tecnologia, moda, etc. Em cada, uma selecção de anunciantes que aqui publicitam a sua existência. Fazendo compras nesses sites através do Beruby ganha-se dinheiro na forma de cashback, isto é o site devolve aos utilizadores uma parte da comissão  que a empresa lhe pagou para lhes dar visibilidade na internet. Se o utilizador publicou um link recomendando essa loja ou um seu produto e um amigo seu fizer uma compra na empresa, o Beruby também reparte com ele algum do proveito.

Quero comprar umas sapatilhas e por isso entrei na loja da Nike e na loja da Adidas através da Beruby, para ver como é que tudo isto funciona. Vi que a Beruby tem também cupões de desconto para os utilizadores: 

"Paga menos nas tuas compras em Adidas graças aos cupões desconto, códigos promocionais e vales desconto que poderás encontrar em beruby. Para usares o cupão desconto, copia o código em beruby e o introduz durante a finalização da compra." Fixe, não é?

Só que a seguir vem mais esta nota decepcionante: 

"Cupões de Adidas. Atualmente Adidas não possui nenhum cupão ou código desconto. Mas lembra-te que através de beruby podes receber reembolsos por todas as tuas compras em Adidas. Verifica a seção de cashback para ver quanto dinheiro vamos te devolver por cada compra que realizares através de beruby em Adidas." Não há cupões, mas posso ser reembolsada.  

Mas eis que surgem mais umas linhas para atrapalhar: a loja tem "condições particulares". Em certo produtos não há reembolso. Ok, posso viver com isso. Se há código de desconto, já não pode haver reembolso. Era muita fruta. Ok, também posso viver com isso. Outros descontos e descontinhos que por acaso se possa ter direito também invalidam o cashback. (Nem sabia que andava por aí esta febre de descontos! Há, parece, descontos e "pomoções" para dar e vender!) Ok, só podemos ter o cashback. Já percebi, Beruby. Agora muita atenção: se usarmos a app da loja e não a app da Beruby para comprar também perdemos o cashback! Mas a app da Beruby parece não ter obtido o favor dos utilizadores: esqueçam o telemóvel. Ao cashback vão subtrair-se ainda certas despesas, não se recebe aquela percentagem que eles anunciam por inteiro na informação de cada loja. E se pagarmos por transferência bancária também perdemos o cashback. E se os produtos já tiverem desconto, esqueçam o cashback...Depois de ler toda esta literatura fiquei logo sem vontade nenhuma de fazer compras através da Beruby! Mas vi que se me registar no site da Adidas tenho direito a 20% de desconto descomplicado... 

Condições particulares desta loja (Adidas)

(*) A compra de produtos NMD, Yeezy e Ultraboost não geram reembolso.

- O cashback não é compatível com nenhum código de desconto.

- O cashback não é compatível com outras pomoções, como descontos para funcionários ou empresas, ofertas exclusivas recebidas pelo usuário ou outros tipos de promoções nas quais seja necessário introduzir um código para gerar um desconto adicional sobre o valor da compra.

- As compras realizadas através da aplicação da loja não geram reembolso.

- O reembolso é calculado excluindo os impostos, taxas e gastos de envio (quando houver).

- Não se gera cashback nos pagamentos com contrareembolso, por transferência bancária ou à prazo.

- o cashback da Adidas não é válido para compras que incluam produtos com desconto (saldos, ofertas, uso de código de desconto, etc.).

Mas, adiante com a análise do site:

- Viagens: apresenta categorias apenas relacionadas com esta área 

- Ofertas ( Registo, Visita, Ofertas online ) : neste menu a Beruby apresenta aqui outra forma de ganhar dinheiro, sem fazer compras, através de ofertas que, suponho, irão variando no tempo. É pedido aos utilizadores que se registem em determinados sites, ou que preencham inquéritos. As hipóteses poderão ser muitas mas não há muitas disponíveis. Por cada acção, há uma recompensa.

- Recomendações : o utilizador pode recomendar certas lojas ou empresas, os seus produtos e serviços acedendo a este menu. As empresas recompensam os utilizadores do site que desta forma dirigem tráfego para elas. Se alguém realizar uma compra, uma vez confirmado o pagamento, haverá direito a reembolso da comissão que depois poderá ser transferida para a conta PayPal ou conta bancária.

Nesta secção também podemos ver a estatística das nossas recomendações. Pude observar que, passados alguns minutos, as minhas recomendações já tinham obtido visualizações. Ou teria esse tráfego tido origem em mim?

A Beruby recompensa a angariação de novos utilizadores. Ora, até hoje, decorridos quase uma dezena de anos, consegui que duas alminhas consumidoras se juntassem à minha rede Beruby. Não imagino quem sejam mas vi que não compraram nada através do Beruby pelo que não me trouxeram nenhum lucro. 

Na barra de menu superior, do seu lado direito, uma setinha abre um sub-menu: 

- Meu saldo: foi onde descobri que estava rica de um euro na Beruby.

- Minha rede:  "Ganhe 2€ quando o seu convidado realizar a primeira compra ou reserva de viagem em qualquer loja parceira de Beruby por um valor superior a 5€" 

- Minha conta

Só mais duas coisinhas antes de me ir embora:

- Preferredbyme: é uma "página personalizada"onde podemos recomendar produtos. Se tivermos muitos seguidores nas redes sociais ou em blogues, é provável que se consigam angariar uns cêntimos por ano. 

Para experimentar a funcionalidade escolhi três produtos: um perfume da Caudalie, o Expedia, e um peluche para cão.  O Beruby não puxa a fotografia do produto que seleccionamos, temos de a subir posteriormente. É uma cena inesperadamente arcaica para este século! Também havia lojas que estavam na lista mas que não estavam "activas" para o programa. Ou então foi a minha faltinha de jeito para estas coisas. 

Costumo comprar este perfume na Caudalie e custa quase, quase 50 euros. É claro que ao preço da Promofarma irão talvez acrescer os portes de correio já que o produto é expedido de França. Possivelmente o preço final será o mesmo e talvez demore mais a chegar à mão do consumidor...

Ficou assim:



- Esqueci-me de começar pelo princípio. Podemos criar uma página de abertura que funciona como um agregador de links para sites do nosso interesse: um feed de notícias, o Facebook, o Twitter, Instagram, Wikipedia e outros. Talvez ainda me venha a divertir com ela, mas, para já, deixei ficar como a encontrei...


Em tempos de extensões e apps, é claro que existe uma extensão para facilitar a vida aos utilizadores da Beruby. E uma app, embora as críticas não sejam animadoras. Eis a nota  que a Beruby tem no site sobre a tal extensão:

1- Instale beruby no seu navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox.
2- Sempre que visitar uma loja que dê reembolso, receberá um aviso e poderá ativar o cashback com apenas um clique!
3- No final de cada mês informaremos por e-mail sobre o dinheiro acumulado.


 A Beruby não é um site fraudulento no seu propósito. Tem mais de uma dezena de anos de existência e em Espanha, onde teve origem, tem mais dinamismo do que em Portugal: desde logo oferece 800 lojas onde fazer compras, anuncia-se como "El cashback Nº1 en España, Italia, Portugal y Latinoamérica", com "2 millones de usuarios registrados". Digo isto por ter examinado a actividade existente nas suas páginas nacionais de Facebook e Twitter. Duvido que distribua muito dinheiro entre os seus utilizadores portugueses. Eventualmente permitirá ao utilizador poupar uns euros em alguma aquisição que faça. A recompensa depende muito, claro, do esforço aplicado na divulgação das suas recomendações junto de potenciais consumidores/ novos utilizadores nas redes sociais e sites. 

E que tal? Sentem-se tentados a experimentar? Registem-se! É grátis, dizem. Mas lembro que vos custa tempo. E tempo também é dinheiro.

beruby - cashback, cupões e ofertas nas tuas compras online

Comentários