Concerto para el bioceno - Barcelona

Ver o vídeo, aqui
O artista Eugenio Ampudia inicia sua actividade no Liceu Opera Barcelona 
com um concerto assistido por 2.292 plantas. Assistam até final para ouvirem a 
"salva de folhas".

Em 22 de Junho, o 'Concerto para o bioceno' foi transmitido por streaming. O quarteto de cordas UceLi Quartet apresentou 'Crisantemi', uma obra de Puccini para uma audiência composta por 2.292 plantas oriundas de viveiros da região. As plantas foram posteriormente entregues a 2.292 profissionais de saúde, especificamente do Hospital Clínic de Barcelona, ​​acompanhados de um certificado do artista. 

Este é um dos poucos trabalhos que o compositor de ópera Puccini não escreveu para o palco. Crisantemi (Chrysthanemums) foi escrito em memória de Amadeo di Savoia, duque de Aosta. Amadeo, um jovem e ambicioso príncipe italiano tornou-se o rei da Espanha após a Revolução Gloriosa de 1868.  Abdicou do trono derrotado pela pressão de ameaças de assassinato e guerra civil. Não conseguindo levar a cabo a tarefa de unificar a nação, Amadeo voltou a Turim onde viveu em quase reclusão até morrer com apenas 44 anos. A sua morte levou Puccini a compor este quarteto elegíaco em sua memória. A peça recebeu o nome da flor do luto e do heroísmo na tradição italiana.

O concerto nasceu da iniciativa do Liceu e do artista, juntamente com a Galeria Max Estrella e o curador de Blanca De La Torre. Essa iniciativa continua com o diálogo entre o Teatro e as artes visuais que Víctor Garcia de Gomar deseja desenvolver no seu projecto artístico e é o prelúdio de uma temporada 2020/21 cheia de sinergias e encontros entre disciplinas artísticas.






Sugestão de leitura : a história do teatro de Barcelona, aqui.

Comentários