Quando devo partilhar informação sobre a COVID 19?


No seguimento da minha anterior postagem, aqui deixo um exemplo.

Abaixo podem ler uma mensagem que recebi por email e a tradução de um texto italiano que contém parte da informação que o autor da mensagem que recebi, reenviada, deve ter usado.
Algumas das informações contidas nesse texto também constaram de uma mensagem difundida que atribuía a sua autoria à UNICEF e que foi desmentida aqui.
Por fim, tentei clarificar a informação da "corrente de email" com base no que encontrei no site da Organização Mundial de Saúde, entre outras fontes. Podem apenas ler essa parte que é  que contém a informação relevante sobre a infecção Covid 19. 

O email:

"Espero que vos possa ser útil.
Um amigo que estava no mestrado e a trabalhar no Hospital de Shenzlhen foi transferido para estudar o vírus da pneumonia Wuhan. Ele acabou de me ligar e me disse para contar aos meus amigos: se você tem nariz escorrendo e escarro quando está resfriado, não pode ser um novo tipo de pneumonia por coronavírus, porque a pneumonia por coronavírus é uma tosse seca sem coriza. Essa é a maneira mais simples de identificar. Diga a seus amigos que, se você souber mais sobre conhecimentos médicos, terá mais consciência da identificação e prevenção. Dean Desta vez, o vírus Wuhan não é resistente ao calor e será morto a uma temperatura de 26 a 27 graus. Portanto, beba mais água quente. Você pode pedir a seus amigos e parentes que bebam mais água quente para evitá-la. Vá sob o sol. Faz frio recentemente e beber água quente também é muito confortável. Não é uma cura e é bom para o corpo. Beber água morna é eficaz para todos os vírus. Tente não beber gelo, lembre-se!

Conselho do médico sobre o coronavírus:
1. Seu tamanho é bastante grande (a célula tem cerca de 400-500nm de diâmetro); portanto, qualquer máscara normal (não apenas o recurso N95) deve ser capaz de filtrá-la. No entanto, quando alguém infectado espirra na sua frente, são necessários 3 metros até cair no chão e não está mais no ar.
2. Quando o vírus cair na superfície do metal, ele permanecerá por pelo menos 12 horas. Portanto, lembre-se, se você entrar em contato com qualquer superfície metálica, lave bem as mãos com sabão.
3. O vírus pode permanecer ativo no tecido por 6 a 12 horas. O detergente para a roupa normal deve matar o vírus. Para roupas de inverno que não exijam lavagem diária, você pode colocá-las sob o sol para matar o vírus.
Sobre os sintomas da pneumonia causada pelo coronavírus:
1. Ele infectará primeiro a garganta, de modo que a garganta terá a sensação de dor de garganta seca, que durará de 3 a 4 dias.
2. Em seguida, o vírus se mistura com o líquido nasal e goteja na traquéia e entra nos pulmões, causando pneumonia. Esse processo levará de 5 a 6 dias.
3. Com pneumonia, vem febre alta e dificuldade em respirar. A congestão nasal não é do tipo normal. Você sentirá como se estivesse se afogando na água. É importante procurar atendimento médico imediato se você se sentir assim.
Sobre prevenção:
1. A maneira mais comum de se infectar é tocar as coisas em público, então você deve lavar as mãos com frequência. O vírus só pode viver em suas mãos por 5 a 10 minutos, mas muita coisa pode acontecer nessas 5 a 10 minutos (você pode esfregar os olhos ou enfiar o nariz inconscientemente).
2. Além de lavar as mãos com freqüência, você pode gargarejar com o Betadine Sore Throat Gargle para eliminar ou minimizar os germes enquanto eles ainda estão na garganta (antes de pingar nos pulmões).
Gente, tome cuidado extra e beba bastante água.
encaminhado como recebido
----- Fim de mensagem reenviada -----

O texto italiano traduzido por mim: este texto foi publicado no site de uma associação italiana para o combate à trombose e doenças cardiovasculares e foi traduzido/adaptado pela Dra Mara Fragomeni, da Clínica Acqua Health Care e publicado aqui. Esta médica brasileira trabalha na área da medicina estética, fez uma síntese e deixou, muito bem, os links para os materiais usados.

"Recebemos e transmitimos com prazer todas essas informações claras, simples e acessíveis a todos. As informações, que descrevem exatamente o que é o vírus, como ele é transferido de uma pessoa para outra e como pode ser neutralizado na vida quotidiana.

A infecção pelo vírus Corona não causa um resfriado com o nariz escorrendo ou tosse catarral, mas uma tosse seca e seca: essa é a coisa mais fácil de se saber.
O vírus não resiste ao calor e morre se exposto a temperaturas de 26 a 27 graus: portanto, consuma muitas vezes durante o dia bebidas quentes, como chá, chá de ervas ou caldo. Líquidos quentes neutralizam o vírus e não são difíceis de beber.
Evite beber água gelada ou comer cubos de gelo ou neve para quem estiver nas montanhas.
Para quem pode fazê-lo, exponha-se ao sol!
A coroa do vírus é bastante grande (diâmetro entre 400 e 500 nanômetros), de modo que qualquer tipo de máscara pode detê-la: na vida normal, nenhuma máscara especial é necessária. A situação é diferente para médicos e profissionais de saúde expostos a fortes cargas de vírus e que precisam usar equipamentos especiais.
Se uma pessoa infectada espirrar na sua frente, a três metros de distância,   impedirá que o vírus caia sobre si.
Quando o vírus pousa em superfícies metálicas, ele sobrevive por cerca de 12 horas: quando você toca em superfícies metálicas (maçanetas, portas, eletrodomésticos, suportes nos autocarros), lave bem as mãos e desinfecte-as cuidadosamente.
O vírus pode viver aninhado em roupas e tecidos por cerca de 6/12 horas: detergentes normais podem matá-lo. Para roupas que não podem ser lavadas todos os dias, se você puder expô-las ao sol e o vírus morrerá.

Como ocorre: 1. O vírus primeiro se instala na garganta, causando inflamação e sensação de garganta seca: esse sintoma pode durar 3/4 dias.
O vírus viaja através da humidade presente nas vias aéreas, desce para a traqueia e instala-se no pulmão, causando pneumonia: essa etapa leva cerca de 5/6 dias. 3. A pneumonia ocorre com febre alta e dificuldade em respirar, não é acompanhada pelo frio clássico. Nesse caso, contacte seu médico imediatamente

Como evito: A transmissão do vírus ocorre principalmente por contato directo, tocando tecidos ou materiais nos quais o vírus está presente : lavar as mãos com frequência é essencial.

O vírus sobrevive em suas mãos apenas por cerca de dez minutos , mas em dez minutos muitas coisas podem acontecer: esfregar os olhos ou coçar o nariz, por exemplo, permitir que o vírus entre na garganta ... para seu próprio bem e para o bem dos outros. lave as mãos com muita frequência e desinfecte-as.

Você pode gargarejar com uma solução desinfectante que elimina ou minimiza a parcela de vírus que pode entrar na sua garganta: elimine-a antes que ela desça na traqueia e depois nos pulmões.
Todos devemos cuidar melhor de nós mesmos, pelo bem e pelo bem dos outros."

O texto que chega depois até nós na "corrente via email" é confuso e contém imprecisões. 
O que é relevante saber:

- O "amigo" transferido não tem um nome sequer? É logo aí que deve começar a nossa desconfiança.

- Os sintomas da COVID19, nome da doença. O vírus provoca, em primeiro lugar, febre, cansaço e tosse seca. Não provoca dor de garganta em todos os pacientes. Em apenas alguns provoca dor de garganta, congestão nasal e corrimento nasal. Em alguns a secreção nasal pode existir.

- Algumas pessoas ficam infectadas e não apresentam nenhuns sintomas: são assintomáticas e estão doentes.

- São sintomas ligeiros que evoluem gradualmente. Os primeiros sintomas surgem em 5-6 dias mas também entre 2 e 14 dias. A maioria recupera destes sintomas ligeiros.

- Algumas pessoas pioram e ficam dificuldade em respirar. Quando têm febre, tosse e dificuldade em respirar, devem procurar um médico. O risco é que surjam complicações: a sua condição pode evoluir para pneumonia. Não existe uma “pneumonia de Wuhan”, existe uma pneumonia que é a resultante da infecção.

- A única forma segura de uma pessoa saber se tem ou não a Covid19 é fazendo o teste e não apenas porque apresenta os sintomas ou pneumonia.

- É verdade que nos casos mais graves o coronavírus causa pneumonia. Mas só algumas pessoas, nomeadamente as mais vulneráveis, idosos, doentes crónicos, doentes com problemas respiratórios, pessoas com historial de diabetes, cardíacos e hipertensos, sistema imunitário debilitado, irão provavelmente adoecer com pneumonia, desenvolvimento mais grave da infecção. As outras vão ter sintomas mais parecidos com gripe forte ou até mais ligeiros.

Gargarejos com desinfectantes não são indicados para a eliminação do novo coronavírus. Não há indicação médica sobre isso embora a Betadina esteja indicada contra bactérias, fungos e viroses.

- Está a ser aconselhado que na suspeita de infecção não se usem medicamentos à base de Ibuprofeno e antes Paracetamol.

- O uso da máscara não é um recurso suficiente ficar protegido de contaminação. Confere uma falsa sensação de segurança a quem não está habituado ao seu uso. As pessoas tendem a descuidar-se e a mexer na cara para a ajustar, contaminando o rosto. É preciso seguir as regras de bem colocar, remover, substituir e deitar fora a máscara usada. Não pode ser usada qualquer máscara. Importa saber o tamanho do vírus e se estamos perante transmissão por gotículas ou aerossol e escolher a máscara adequada. Tem de ser associada à lavagem frequente das mãos.  Da mesma forma não impede a transmissão do vírus para terceiros a 100% e contamina o ambiente se não for descartada com regra. Além disso as máscaras são recursos escassos, se todos comprarem, irão faltar para quem necessita delas.

- A máscara é para ser usada por quem tem sintomas de doença, isto é, por quem tiver febre ou tosse ou dificuldade respiratória, esses é quem devem usar a máscara, não as pessoas saudáveis. São pessoas com sintomas ou doentes já debilitados que devem usar a máscara. Também deve ser usada por familiares que cuidam ou contactam com doentes para que não apanhem a infecção. É sobretudo para ser usada por pessoal hospitalar e é um recurso escasso. 

Portanto: cumprir a lavagem de mãos, espirrar para o antebraço ou lenço descartável, que deve ser inutilizado, manter o distanciamento social. São estas as medidas principais a ter em conta por parte de todos.

- A recomendação da OMS é manter ao menos um metro de distância entre as pessoas, particularmente daquelas que estão tossindo, espirrando e com febre. Não há referência a 3 metros de distância, como segurança. Eis as diferentes formulações:

No entanto, quando alguém infectado espirra na sua frente, são necessários 3 metros até cair no chão e não está mais no ar.
Se uma pessoa infectada espirrar na sua frente, a três metros de distância,  (a distancia)  impedirá que o vírus caia sobre si.
- O vírus propaga-se por gotículas suspensas no ar. Ele adere às gotículas que são espirradas ou tossidas, ou até expelidas durante a fala (perdigotos) e é assim que viaja , a força da gravidade puxa-os para o chão, ele não viaja por longa distância. (Actualmente estuda-se a (reduzida) possibilidade do vírus ser transmitido como um aerossol, mantido no ar através de reacções químicas e físicas. Pessoas que atravessassem essa espécie de nevoeiro também seriam infectadas. Há estudos a serem feitos mas não se sabe ainda.)

As pessoas podem ser contaminadas quando estão próximo de outras sem sintomas, (tosse, espirros, febre, etc) que as sinalizem como doentes durante uma conversação, por exemplo,  pelo que devem manter uma distância de no mínimo 1 metro.

É também possível que o vírus se propague pelo ar, em espaços fechados - aviões, autocarros, cinemas - com a ajuda, por exemplo, do ar condicionado. Logo, essa via de propagação não deve ser excluída.

Não existem ainda certezas sobre o tempo que o coronavirus que causa a Covid19 sobrevive em superfícies, seja metal ou tecido, mas, de acordo com os outros corona já estudados, esse tempo pode ser horas ou dias.

Os números muitas vezes avançados são de estudos acerca de prévios coronavírus. O que se sabe é que esses outros podem sobreviver entre 2 horas a 9 dias. Alguns persistem a temperaturas de 4º por cerca de 28 dias. A 30º-40º esses coronavírus tendem a ser menos persistentes. Portanto, podiam permanecer até 9 dias , numa superfície à temperatura ambiente e a 30º ou mais podem tender à eliminação. Os vírus corona da SARS duram 5 dias em metal, 4 dias em plástico. No papel, consoante as estirpes, podem viver 5 dias ou duas horas.  Por regra dão-se mal com baixas temperaturas ou humidade. Sobre este que causa a Covid19 ainda não se sabe, estão a ser feitos estudos.

( Hoje, dia 17 de Março, mais um estudo foi divulgado.  Sobrevivência do coronavirus: No ar - 3 hrs, Cobre - 4 hrs, Papelão - 24 hrs, Inox - 48 hrs, Plástico - 72 hrs. )

- Pode pensar-se que devido à baixa capacidade de sobrevivência desses coronavírus nas superfícies, é provável que haja um risco muito baixo de propagação deste novo coronavírus em alimentos ou embalagens que foram transportadas por dias ou semanas à temperatura ambiente, refrigerados ou congelados.

Os estudos dos diferentes coronavírus apresentam resultados variados para a mesma superfície. Aqui está uma boa fonte para ler sobre este assunto.



Sobretudo importa reter que se devem lavar as mãos várias vezes e não apenas depois de tocar superfícies metálicas, existem mais circunstâncias muito importantes, ou seja, deve lavar as mãos sempre que precisar de: tocar na cara, comer, após tossir ou espirrar, após tocar em superfícies metálicas, após ter estado em locais públicos, depois do WC, depois de mudar fraldas, etc. Antes de preparar comida devem lavar-se as mãos com sabão pelo recomendado tempo de 20 segundos.

- A OMS recomenda lavar as mãos com água e sabão, esfregando-as pelos menos durante 20 segundos ou desinfectando-as com solução de base alcoólica a 70 graus. A duração e o cuidado na lavagem são decisivos.

A OMS não indica por quanto tempo o vírus fica activo nas mãos pelo que elas devem ser lavadas com frequência. A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas pelo vírus, que aspiram gotículas projectadas pela tosse, espirros ou durante a fala, ou superfícies e objectos contaminados. As gotículas depositam-se nas superfícies e são levadas pelas mãos até à cara, olhos, boca, nariz, ganhando assim acesso ao organismo.

- Para os pacientes com o novo coronavírus, a OMS recomenda a lavagem de lençóis e toalhas na máquina de lavar com água quente (60-90°C) e sabão para roupa e a secagem total, na máquina ou ao sol. Sem água quente, deve-se meter de molho e usar lixívia.

- Finalmente, não se sabe como é que o calor vai impactar o coronavírus reponsável pela Covid19. Como afirmar que o calor mata o vírus? Mas se ele morre a uma temperatura de 26-27 graus, como é que nos infecta e vive em nós, com temperatura corporal superior? Não protegemos o organismo com chá quente, o calor que nos protege dos vírus é a febre.

- O vírus não morre a 26- 27ºC! Nenhum vírus se "neutraliza" com a ingestão de líquidos quentes, nem o da vulgar constipação. A temperatura do nosso corpo é de 36-37ºC, logo, se assim fosse, o vírus não nos infectava. Portanto, não interessa beber água quente ou chá quente, nem ir para a praia apanhar sol para elevar a temperatura corporal. A resposta do sistema de defesa do nosso organismo é a febre e só essa é que mata vírus. Não é com água quente, seja sopa ou chá.

- Por outro lado, muitos vírus infectam-nos, quando? No inverno, que é quando está mais frio. Pensa-se que é em virtude das aulas que provocam muitos ajuntamentos e movimentação de pessoas que, entre outras razões, isso acontece. Como é que beber uma bebida fresca iria afectar o vírus? A temperatura das bebidas, quentes ou frias, não tem impacto no vírus. Observando como outros corona se comprovam, verifica-se que 80% dos casos do corona MERS foram detectados na Arábia Saudita, um país quente.

- É verdade que a ingestão de líquidos  por uma questão de hidratação costuma ser aconselhada quando se apanha uma virose pois temos febre.

- Os coronavírus têm um tamanho médio de 120 nanómetros ou milimicrons. Os vírus não têm células, são seres muito simples. Quando o texto refere "célula" pode tratar-se de uma imprecisão querendo dizer "cápusla". Os vírus vão de 20 a 250-400 nm. O mimivirus com 500 nm é um gigante. Ver matéria interessante sobre tamanho e constituição dos vírus, aqui.

Primeiro não encontrei referência ao tamanho do vírus, mas hoje (dia 18 de Março) vi esta matéria onde se refere o tamanho do novo coronavírus: não é qualquer máscara que serve.


Infografia do Estadão, ver aqui.


Outra fonte aqui, lê-se: Thus, SARS-CoV-2 belongs to the betaCoVs category. It has round or elliptic and often pleomorphic form, and a diameter of approximately 60–140 nm. Like other CoVs, it is sensitive to ultraviolet rays and heat. Furthermore, these viruses can be effectively inactivated by lipid solvents including ether (75%), ethanol, chlorine-containing disinfectant, peroxyacetic acid and chloroform except for chlorhexidine.

- Importa ainda esclarecer que não é qualquer máscara que serve. O tipo de máscara deve ser escolhido de acordo com o fim a que se destina. Esta informação é importante pois não se deve comprar qualquer máscara ou sequer fazer as máscaras em casa, como já vi ser sugerido. É dinheiro gasto e tempo perdido.

Um profissional de saúde que lide com os pacientes infectados deve usar equipamento de proteção individual (EPI), entre ele, máscara. Que tipo? Máscara N95 - refere-se a uma classificação de filtro para aerossóis adotada nos EUA - PFF2 - usado no Brasil. São máscaras com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3 micrómetros ou nanómetros.

A N95 tem capacidade de capturar, pelo filtro, partículas não biológicas e de microrganismos na forma de aerossóis. Por isso, não importa se o elemento é “vivo” ou não, mas unicamente o seu tamanho e forma. Adverte-se que quem possuir barba ou cicatrizes na face precisa estar atento à manutenção da eficiência da máscara pois a barba pode impedir a adaptação correta da máscara no rosto. 

As N95 não são a mesma coisa que máscaras cirúrgicas. Estas protegem do contacto ou inalação de gotículas transmitidas por pacientes, além da projeção de fluidos corpóreos e sangue que podem infectar a mucosa bucal ou as vias respiratórias; também contribuem para diminuir a contaminação do ambiente com secreções respiratórias, tanto geradas pelo usuário quanto pelos pacientes internados ou em condição de transporte. A máscara cirúrgica não protege adequadamente o usuário de patologias transmitidas por aerossóis. Isso porque, independentemente de sua capacidade de filtração, a vedação no rosto não é suficientemente eficaz nesse tipo de máscara. Além disso, ela não é reconhecida como um EPI.



É IMPORTANTE TER EM CONTA QUE: 
alguns dos dados existentes e que estão a orientar a nossa reacção à crise, podem vir a ser revistos com base em novos dados e conclusões por se tratar de um novo vírus.


Pode também gostar de ler:

Site da Organização Mundial de Saúde, aqui

Site da UNICEF, aqui.

Site da DGS, aqui

Site do Governo, aqui

Sobre tipos de máscara, aqui

Comentários