Lavagem correcta das mãos durante 20 segundos: para imprimir e afixar no WC


A OMS recomenda lavar as mãos com água e sabão, esfregando-as pelos menos durante 20 segundos. A duração na lavagem e o cuidado na lavagem são decisivos para a eliminação do coronavírus.  

Sobretudo importa reter que se devem lavar as mãos várias vezes  sempre que precisar de: tocar na cara, comer, após tossir ou espirrar, após tocar em superfícies metálicas ou outras, madeira, plástico, etc,  após ter estado em locais públicos, depois de ir ao WC, depois de mudar fraldas, etc. Também antes de preparar comida se devem lavar as mãos.

A OMS também sugere a desinfecção com gel de base alcoólica a 70º . Também a sua eficácia depende da utilização, ou seja, exactamente como se estivesse a lavar com água e sabão, percorrendo todos os locais indicados nas imagens. Essas indicações da DGS e da entidade congénere americana CDC, devem-se ao facto de apenas o álcool a 70% matar todos os coronavírus que actualmente se conhecem. Quando são excretados pelos doentes, os coronavírus vêm envolvidos numa fina película protectora, que o vírus "roubou" ao tecido da célula infectada para se poder proteger. Essa camada permite-lhe manter-se vivo por várias horas. Ora, o sabão - e o desinfectante também - tem o poder de romper esta película protectora. E, sem ela, o vírus morre.

Quanto mais álcool melhor é para matar os vírus? Não. A 100% o álcool evapora depressa demais. O ideal é haver alguma água incorporada na solução alcoólica.



Comentários