Texto de Bruno Nogueira sobre a eutanásia apagado do Facebook




Na passada quinta-feira, dia 20, cinco projectos de lei sobre a despenalização da eutanásia, apresentados pelo PS, BE, PEV, PAN e Iniciativa Liberal, foram aprovados na Assembleia da República. O humorista Bruno Nogueira publicou um texto que foi denunciado por utilizadores e posteriormente apagado. Bruno Nogueira reagiu: " Maravilhoso mundo livre."


"A lei que foi hoje aprovada na assembleia sobre a despenalização da eutanásia é um grito importante da liberdade individual de cada ser humano. Ainda falta muito caminho, mas a noite fez-se mais clara. Os que são a favor hão de poder, finalmente, tomar essa decisão, que só diz respeito a quem a toma, e os que são contra podem tomar a decisão de optar por um fim diferente para a vida, se assim o entenderem.

É uma lei bonita em que ninguém sai a perder, e é isso que custa a entender nos adeptos fervorosos do não: a incapacidade de perceberem que o melhor para eles não serve toda a gente. Que a vitória do sim não os obriga a escolherem a eutanásia como solução final. Que a ideia de corpo decomposto e em dor física ou psicológica até um final divino é uma ideia que pode servir uns e revoltar outros. Que sofram os que querem esse caminho (não há julgamentos morais), e que partam com hora marcada os que querem dar por findo o capítulo.

Cuidar da vida é também deixá-la quando ela nos trai. Negar a morte a alguém não pode ser assunto de quem vive com o corpo todo. Hoje ganhou a liberdade de escolha, para o sim e para o não.

Será que uma vida só termina quando o coração se demite das suas funções? Um dia também eu terei essa pergunta por perto. E felizmente, se tudo correr bem, poderei ser eu a escolher a minha resposta."


Comentários

Betty Gaeta disse…
Oi Belinha,
Amei o texto, claro e consciênte. Gostaria que esta lei chegasse ao Brasilo, mas acredito que nunca chegará, pois por aqui os Pastores Evangélicos (formados nas faculdades de economia, mas que nada entendem de teologia), dão as cartas.
Beijso
Obrigada Betty. Também apreciei o texto e achei péssimo que tenha sido removido pelo Facebook.