Pior que combater o coronavírus é lutar contra a ignorância

(Imagem não corresponde ao produto anunciado no meu feed)


Ah, Facebook, Facebook. Se vos disser que me apareceu por lá  um "anúncio patrocinado" no meu feed, um tipo qualquer (recuso dar-lhe mais visibilidade referindo o nome ) que anda a tentar vender frasquinhos azuis de uma solução de prata coloidal - não é só ele, até o Celeiro vende, mas sem o incentivo que ele dá - à boleia da epidemia do coronavírus - "quem sabe uma solução", escreve ele, e assim é que obteve a minha atenção - um "remédio natural surpreendente pela ampla e intensa proteção que proporciona ao organismo (...) um tônico “CURA TUDO” , (...) composto de partículas minúsculas de prata, que estão eletricamente carregadas, e que são suspensas na água em decorrência desta carga elétrica, (...) que entram em contato com VÍRUS, ou bactérias, num exemplo, elimina-os num piscar de olhos? 

Já ia em 88 partilhas, mais do que se eu anunciar que estou a vender rebuçados do Dr. Bayard, com desconto! Afirma que é "um dos ANTIBIÓTICOS MAIS PODEROSOS de que se têm notícia. (A capitulação das letras é do "administrador de saúde," assim se intitula.) Elimina fungos, VÍRUS e bactérias numa velocidade impressionante. E, ao contrário dos antibióticos sintéticos, não destrói nem as enzimas, nem as bactérias amigas do organismo. Esse efeito colateral do antibiótico sintético provoca o enfraquecimento do sistema imunológico."

E então não é que alguém que aparentemente defende o vendedor e o produto respondendo a comentários tinhosos, tipo os meus, e deixando corações em quem quer saber o preço, resolve comparar o milagroso frasco azul com o Antigripine, dizendo que o pessoal não teme este e aceita as suas propriedades, e que se faça negócio com ele mas não com a solução do frasco azul?! Bonito. O Antigripine é como o algodão, digo eu, não engana ninguém. A mistela farmacêutica que contém não passa de paracetamol, mais umas coisas para dar pica, tipo uma cafeína, ou um nico de anti-inflamatório. O Anticoisal apenas alivia sintomas, não promete curar nada. Por isso eu compro só paracetamol pois café já eu bebo de sobra. Dá no mesmo que tomar Antigripine e é mais barato. 

Perguntei à criatura se sabia o que era "argiria", nome giro para o efeito tóxico provocado pela  ingestão daquela tal prata coloidal quer se meta pelos olhos, pelo nariz, pela boca ou na pele. Como não serve de nada dizer a esta gente que não há comprovação científica dos benefícios depois de terem metido um link para um médico brasileiro cheio de lábia, vim embora. Não serve de nada mas pelo sim, pelo não, antes ainda fui avisando que é uma forma de acabar os dias transformado em Estrumpfe, isto é, não apenas doente da doença mas também da cura. Não, não. Não nos transformamos no Surfista Prateado. Não é esse o efeito colateral. A prata coloidal provoca uma coloração cinza-azulada irreversível da pele entre outras chatices que não ousei referir. Pode talvez ser fixe para fãs do Futebol Clube do Porto, escusam de andar a gastar tinta azul na cara a cada jogo. Fora isso, também é usada na arte fotográfica, aliás, foi assim que soube que existia. Pior que a propagação da infeção pelo coronavírus é a propagação da ignorância. Caporra, pá. Por este andar até o Google tem vergonha de nós...

Comentários

Betty Gaeta disse…
Eu entro muito pouco no Facebook, fico mais no blog, `Pinterest e Instagram. O Facebook virou uma praça para fake news e memes cafonas de gatinhos com flores. Ainda conservo por ter algumas amigas por lá, mas não gosto. Só podia ser por lá um anúncio destes! Como o Facebook teve uma queda de arrecadação muito grande, eles baixaram o preço da propaganda e não estão passando por uma triagem o que é anunciado por lá. Atualmente os anúncios são os mais baratos possíveis, então o nivel dos anunciantes caiu muito. MUita gente aproveitadora e inescrupulosa tem sentado praça por lá.
Beijos
Betty, não estava a par dessa descida de preço, mas confirmo que os anúncios são cada vez mais ao nível de pasquins, e intrusivos, surgem no meio das publicações, isso já vem de há muito tempo, no início surgiam na lateral, o que não era tão eficaz. Também deixaria de frequentar se alguns amigos deixassem a rede e passassem a escrever num blogue. Mas estão de pedra e cal, forçando-me a ir até lá...Prefiro aqui, mesmo se quase ninguém comenta. Lá, com 2500 seguidores, há comentários que bastem, mas eu abandonaria, sem remorsos caso esses poucos casmurros viessem para a blogosfera...