O vírus que roubou aos chineses a boa fortuna do Ano Novo

Lunar Year 2020 - Multiple countries - Google Doodle

Os primeiros casos suspeitos de pneumonia pelo denominado novo coronavírus foram notificados em 31 de Dezembro de 2019.  Os primeiros sintomas tinham aparecido algumas semanas antes, em 1 de Dezembro, na região de Wuhan, província de Hubei, China. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.  Os coronavírus foram responsáveis por dois surtos de doenças desde o início deste século. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) matou 774 das 8.098 pessoas infectadas em 2002. A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês) levou à morte 858 dos 2.494 pacientes identificados desde 2012, principalmente nesta região do mundo.

 A actualização da situação pode ser consultada neste mapa online da Organização Mundial de Saúde. O site contém toda a informação necessária sobre o vírus.


Há já quem afirme que a emergência de saúde fez despertar o racismo latente  - ler notícia - contra a comunidade chinesa em muitos paises. Aumentaram os casos de importunação e discriminação contra esses cidadãos, sobretudo quando é anunciada a suspeita de infecção de um nacional, ou a presença de um chinês infectado no território. Em Itália uma mãe preocupada exortava os responsáveis a separarem as crianças chinesas que frequentavam uma escola das outras crianças, no seu Facebook. Um jornalista chinês, Hu Lanbo, que mora na Itália há 30 anos e que dirige "China na Itália" , um orgão de informação mensal,  publicou uma carta aberta "aos amigos italianos" onde escreveu: "Acreditar que se pode pegar o novo coronavírus à simples vista de um chinês realmente não faz sentido". É assim que estamos no séc. XXI como se mergulhados em plena Idade Média ou pior. Nesses tempos seria mais justificado agir irracionalmente pois não se sabia nada sobre vírus. Quando é que soubemos sobre eles? Com Pasteur, em meados do séc. XIX! Parece que foi ontem, não é?  E hoje esta mãe pensa que é por contacto visual que se contrai o 2019-nCov, mesmo com a TV, os jornais e a internet a bombar informação? Há razão para isso? Em parte, talvez,  já que a informação rigorosa se tornou uma miragem e é mais fácil desconfiar de tudo do que confiar.  Mais fácil ainda, dirão muitos,  desconfiar porque é a China que está no centro das atenções. Estará ela a contar toda a verdade? Talvez apenas metade dela? Ou uma mentira total? No entanto, crêem que se fosse os EUA seria diferente? Ou o Japão? Eu não. A desconfiança é apenas uma parte do problema. A outra é, evidentemente, o medo. Temos medo. E, infelizmente, sem informação clara, por vezes difícil de localizar dada a sede de sensacionalismo por quem vive da notícia, o medo irá aumentar e gerar mais situações ingratas de toda a espécie.

Pois sim, é da China que vieram vírus que causaram epidemias no mundo, o que não significa que não tenham surgido em outros países também. Apenas que não se propagaram. País populoso e de enormes contrastes, que valora a tradição sem esquecer a modernidade, é tanto capaz de prodígios tecnológicos como da criação, transporte e consumo de carnes de animais sem controlo sanitário. A Sars e a gripe aviária tiveram origem em vírus oriundos de animais. Os coronavírus são uma família de vírus conhecida desde a década de 60 e que circula precisamente entre animais. Destes vírus, sabe-se que alguns são capazes de saltar a barreira entre espécies e contaminar pessoas. Sobre o novo coronavírus ainda não há muitas certezas. Aceita-se que os morcegos podem ter transmitido a doença para outro animal, que depois transmitiu o vírus para os seres humanos Ou gatos civeta ou cobras são outros potenciais agentes. Não é certo e pode nunca vir a ser. No entanto, nem todos os chineses comem estas "iguarias". As pessoas estão com medo e o medo produz reacções absurdas. Mas importa sobretudo não generalizar. Nem todos os chineses são incultos e acreditam que comer certos animais lhes dá tanto vigor como o Viagra, mesmo se festejam ritualmente a chegada do Ano Novo Chinês com base em muita superstição, um período especial que a chegada do novo coronavírus tristemente estragou. Por isso, embora considerando injusto o tratamento, também o compreendo, mas não desculpo.

Quero aqui divulgar este vídeo nocturno filmado na cidade de Wuhan que mostra como, à noite, as pessoas vêm para as varandas incitar os vizinhos a aguentarem firme e com coragem o tempo de quarentena que for necessário:Wuhan Jiayou, gritam eles. São 11 milhões de habitantes presos nas suas casas. Reparem agora nos comentários: uns dizem que é apenas um vídeo de propaganda, outros relativizam, como se a quarentena fosse uma coisa fixe, uma espécie de feriado prolongado. Outros ainda dizem que os chineses comem morcegos e serpentes há séculos e que agora têm o que merecem. Outros, com manifesto exagero, afirmam que os chineses são a razão porque vamos todos morrer no Oeste...Além de uma vacina contra o  2019-nCov, que tal uma vacina contra a falta de empatia?


Já agora partilho aqui o desabafo que Helen Chan publicou no Facebook sobre este tipo de comentários recorrentes. É assim:

"Sim. Algumas pessoas são nojentas e sem instrução, comem tudo o que se mexe e desconsideram totalmente os regulamentos de saúde / segurança. Mas a maioria das pessoas não é assim. Muitos de nós somos pessoas normais vivendo uma vida normal. Estamos tão furiosos com esses comerciantes de animais exóticos quanto vocês, se não mais. É Ano Novo Chinês e, caso você não esteja familiarizado com a cultura chinesa, deixe-me primeiro colocar em perspectiva a importância. É como Dia de acção de graças e Natal combinados. Além do significado histórico / tradicional, para milhões de pessoas, o Ano Novo Chinês é a única época do ano em que as famílias se reúnem e fazem uma refeição caseira. É comum que o povo chinês em áreas mais rurais se desloque para as cidades para encontrar melhores oportunidades de trabalho. Eles trabalham duro o ano todo, enviando para casa o pouco dinheiro que ganham para sustentar seus filhos e pais. As famílias não se vêem por um ano inteiro e o jantar de reunião na véspera do dia de Ano Novo é algo que todos esperam. O coronavírus está tirando a única época do ano em que as famílias se reúnem. Médicos e enfermeiros trabalham dia e noite, muitos deles não voltam para casa há semanas; profissionais de saúde em toda a China estão voando voluntariamente para Wuhan para ajudar; os operários retomaram o trabalho devido à escassez de máscaras e roupas de proteção; a 3M e outras empresas também estão doando máscaras; hotéis em Wuhan ofereceram acomodações gratuitas a profissionais de saúde cuja casa fica muito longe; as lojas de conveniência de várias cadeias estão fornecendo refeições quentes gratuitas para hospitais e trabalhadores; o entregador tem que desistir de suas férias para entregar comida às famílias porque não podemos sair de casa; trabalhadores da construção civil estão trabalhando dia e noite para construir novos hospitais ... todas essas pessoas que trabalham incansavelmente para salvar vidas merecem ser afetadas e morrerem também ??? Esses comerciantes egoístas de animais exóticos tiraram um tempo precioso da família de todas essas pessoas que estão literalmente colocando suas vidas em perigo para ajudar os outros. Ainda assim, na Internet, esses heróis desconhecidos estão sendo agrupados, criticados, condenados e humilhados. É realmente de partir o coração. Essas pessoas não merecem nada disso.

A partir de agora, a maioria de nossos frigoríficos ainda está totalmente abastecida pelo Ano Novo Chinês, mas e dentro de uma semana, ou até alguns dias, em que ficamos sem comida? Meus pais acabaram de voltar do supermercado e muitas prateleiras estão vazias. O transporte público parou completamente. A partir de hoje, veículos não relacionados à contenção de coronavírus também não serão permitidos nas estradas, ninguém pode deixar Wuhan. Então, deixe-me perguntar: todos nós também merecemos isso? Especialmente durante um tempo de suposta celebração. Eu nem sou residente permanente aqui, estou em casa para passar as férias depois de estar ausente por mais de um ano. Mas agora não posso voltar para a Universidade. Tenho certeza de que há muitas pessoas em situações semelhantes às minhas. Espero não estar armando-me em vítima. Estou apenas tentando contar o meu lado da história. E lamento que o vírus agora tenha se espalhado para outros países. Eu realmente sinto muito. Mas nem todos os chineses são pessoas más. Nem todos são egoístas, apenas seres humanos nojentos. Não acho justo vocês dizerem que todos "merecemos" por causa dos comportamentos terríveis de alguns." Helen Chen


Diz a Helen, dirigindo-se, evidentemente, a alguns americanos, que  a celebração do Ano Novo Chinês é como se fosse Dia de Acção de Graças e Dia de Natal combinados. Penso que foi precisa. Vou escrever agora sobre o Festival da Primavera, a que ela alude, para quem não faz a mínima ideia do que se trata. Por razões que não interessa abordar, conheço um pouco da cultura chinesa. Foi, realmente, o meu primeiro pensamento.  Seria sempre mau, mas foi pior ter acontecido em cima da celebração do Ano Novo Chinês. Imaginem que vos estragavam o Natal. É mais ou menos isso.

O Dia de Ano Novo é feriado nacional, o momento mais festivo de toda a China, regido pela cor vermelha, presente em inúmeras decorações, desde lanternas a roupa. O  Ano Novo Chinês é recebido com pompa e alegria em toda a China. Também é chamado Festival da Primavera porque, apesar do tempo ainda ser de frio, dão-se as boas vindas a tempos mais amenos. As festas que assinalam a chegada do novo ano são festas sobre a renovação e isso é associado a Primavera, a estação em que tudo renasce.

Apesar de a China ter adoptado o calendário gregoriano, o calendário lunar ainda é observado e é por ele que o feriado se rege. Por isso também se chama Ano Novo Lunar, como ressaltou o Google na sua Doodle do dia. O feriado calha na segunda Lua Nova depois do Solstício de Inverno a 21 de Dezembro. Por isso, a cada ano, o início do novo ano começa numa data diferente, entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. Para desejar um Feliz Ano Novo diz-se  xin nian kuai le. Mas em Hong Kong, ou em cantonês, é gong hei fat choy , e em Mandarin é gong xi fa cai, que significa parabéns pela boa sorte.

Os chineses recordam nesta data deuses antigos e mitos, histórias de derrotas de monstros que hoje ainda se festejam com fogos de artifício à meia-noite, mas também porque é preciso continuar a espantar o mal, que nunca acaba. Segundo a lenda, um monstro chamado Nian vivia nas montanhas ao redor de uma vila. No primeiro dia de cada ano atormentava os moradores, banqueteando-se com grãos do celeiro, gado e crianças. Um dia descobriram que o animal tinha medo de barulho e da cor vermelha. Então, para se livrar de Nian, eles espalharam a cor vermelha pela vila, rufaram tambores e lançaram fogos de artifício. Nian nunca retornou. (Mas parece que outros males ainda voltam, não? )Pela manhã os fogos ruidosos assinalam o triunfo do bem e saudam a fortuna que há-de vir.

O Festival dura 15 dias e nos 5 dias iniciais o comércio pára e as famílias reunem-se. O ponto máximo da festividade é o jantar de reunião familiar. A tradição vem dos tempos em que as pessoas não tinham como se deslocar com facilidade. Todo o esforço era congregado naquele dia.  É tão forte que hoje acontece uma verdadeira migração das cidades para a periferia, onde vivem os familiares. O jantar de reunião familiar é o momento mais  especial e após a refeição os chineses continuam reunidos para assistir a uma gala na televisão pública onde são apresentados números tradicionais, paródias e comédia. O programa de variedades inclui discursos políticos alinhados com o regime. Por tradição, os chineses devem deitar-se o mais tarde possível neste dia.

A superstição e o folclore são a raíz de muitos rituais e o seu fito é atrair a máxima boa sorte e prosperidade para todo o ano que fica depende do cumprimento de muitos preceitos. A tradição ainda é cumprida por muitos. A decoração da casa é feita na véspera de Ano Novo. Toda a comida tem de estar preparada já que cortar e usar facas no dia de Ano Novo traz infelicidade: corta a boa sorte da nossa vida e os laços com familiares e amigos!  Cabelo e prosperidade pronunciam-se da mesma forma. Por isso, nada de lavar o cabelo no Dia de Ano Novo ou a sorte e a riqueza poderão ir junto com a água. É curioso que muitas superstições têm a ver com a linguagem e a existência de palavras homófonas. Um exemplo: "pera" tem uma pronúncia idêntica às palavras "separar ou separado" e por isso não se devem dar peras nesta ocasião, não é auspicioso, pelo contrário.

A casa pode ser decorada com flores que também, claro, têm um significado especial: ramos de salgueiro com os brotos peludos das futuras flores, as flores do pessegueiro ou da ameixoeira simbolizam boa sorte e felicidade. Sendo o ano do Rato é natural que este motivo apareça nas decorações e um pouco por todo o lado até à saturação.


Fonte Criança usando um Cheongsam ou Qipao, vestido tradicional, em vermelho

Para festejar a chegada do Ano Novo os chineses têm por hábito vestir uma coisa nova. O simbolismo associado a isso é que o velho deve ser abandonado e o novo (começo) abraçado.  A cor vermelha é de central importância na cultura chinesa e por isso a preferência vai para ela, por representar prosperidade e sorte, enquanto outras devem ser evitadas, por exemplo, o branco ou preto.

A mesa é variada e farta e cada prato tem uma leitura simbólica. Há etiquetas a cumprir, por exemplo nos brindes com bebidas. Alguns pratos são até simples de preparar. Outros, mais complicados. Não vou escrever sobre todos, apenas aqueles que conheço.

As massas da longevidade, ou vida longa, as "noodles", são populares e consumidas em aniversários e festas, e também no Ano Novo Chinês. Não se podem quebrar ou partir para cozinhar como fazemos com as nossas massas Triunfo, e se possível devem ser comidas inteiras. É por isso que as pessoas as sugam e colocam na boca com o auxílio dos pausinhos, sem as cortar: acreditam que se as cortarem viverão menos. Têm uma cor amarelo dourada e são borrachosas, feitas de trigo e ovo, são pré-fritas antes de serem secas e colocadas à venda. Há variadas receitas com elas, com carne diversa, porco, vaca, e cogumelos shiitake, os meus preferidos de todos os cogumelos.

Os "dumplings" - comida para mergulhar em algo, por regra molhos - acompanhados com vinagre de arroz, molho de soja, ou gengibre ralado, são feitos com uma massa de farinha e com carne, por exemplo, de porco, e vegetais - vejam como se faz o recheio, - e depois ou simplesmente cozidos ou fritos numa frigideira, ficando levemente tostados desse lado. Simbolizam a sorte e a fortuna até porque têm o formato  de barquinho das antigas moedas chinesas, num tempo realmente antigo em que o dinheiro assumia variadas formas. São mais usados no norte da China enquanto que no sul, por exemplo, é mais tradicional comer bolo de arroz.


Rolinhos Primavera são bem conhecidos no mundo inteiro. Eram habitualmente comidos no primeiro dia da Primavera mas tornaram-se tão populares que aparecem sempre na mesa. Esta receita para fazer o recheio é muito boa e inclui os "cogumelos orelha de rato" que comi durante anos pensando que eram algas. E neste vídeo podem ver como se faz a massa para envolver e várias formas de a cortar e dobrar em três formas básicas: triangular, rolo e quadrado.  Sempre tive receio de tentar fazer a massa e de algo correr mal, que a massa fina não descolasse e rompesse! Uma vez fiz wontons e foi um desastre. Mas um dia, de  bastante paciência, hei-de experimentar pois são óptimos. Também se vende a massa pronta mas gosto pouco de comprar massas pré-feitas.


Peixe inteiro preparado no vapor também é um prato tradicional na mesa do Ano Novo Chinês. Aqui encontram uma boa receita de um peixe para preparar com alho, gengibre e molho de soja para peixe. Depois de cozido a vapor, sobre uma camada de gengibre e alho, que também se mete na barriga do peixe, retira-se e cobre-se com guarnição, que inclui coentros,  e um molho feito à parte, com soja, que é vazado bem quente por cima. A tradição manda que fique algum peixe, que não se coma até final: o tal excedente ou extra. O peixe simboliza a prosperidade e o excedente que é sempre bom de obter na vida. Mais uma vez tem importância o jogo de palavras homófonas: a palavra "peixe" é pronunciada como a palavra "abundância". A tradiaçõ manda que não se coma até ao fim.

Por acaso, foi o que fiz ontem, uma receita meio atalhada de peixe assim preparado. É simples e saborosa de fazer. Faço com postas ou filetes de peixe,  tempero com pouco sal, vai para o tacho, em camadas com gengibre ralado, coentros abundantes - porque adoro coentros -  e molho de soja. Aqueço a água num tacho grande que dê para tapar, e depois coloco o peixe a cozer lá dentro, noutro recipiente, tapando o primeiro tacho. Está pronto depois de cozido, consoante o tamanho 10-20 minutos. Acompanho com batatas cozidas com pele.


Duas sobremesas tradicionais da época são o Nian Gao, ou bolo pegajoso de arroz,  cozido no vapor, talvez o mais famoso bolo chinês. É ofertado ao Deus da cozinha chinesa para que ele dê parecer favorável sobre o comportamento da família antes do início da temporada de Ano Novo. Na cultura chinesa, os bolos simbolizam união e uma vida rica. O principal ingrediente do nian gao é a farinha de arroz glutinoso a que se junta água e açucar amarelo. A pasta coze num tacho untado e tapado, no vapor, e fica pegajosa. Dois dias depois fica mais dura e menos pegajosa, pode cortar-se. Então, coloca-se numa frigideira untada com óleo e assa-se antes de comer, ou mergulha-se em ovo e frita-se em óleo. Nian gao significa "bolo do ano" mas o seu som assemelha-se a "ano maior",  logo símbolo de mais prosperidade e até de que as crianças cresçam no ano que se avizinha.


Outra sobremesa são as bolinhas de farinha de arroz glutionoso recheadas com sementes de sésamo  são muito consumidas no encerramento dos festejos do ano novo que coinicide com o Festival das Lanternas (Yuan xiao). O seu simbolismo: a sua forma redonda e a forma redonda da taça simboliza a união da família. Comê-las é desejar o melhor para os familiares. São cozidas em água a que se acrescenta amido de raíz de lótus para espessar a calda, ou amido comum, arroz fermentado,  e osmanto como aroma. Podem ter outros recheios como pasta de feijão, amendoim, pétalas de rosa ou uma combinação destes.
Fonte - hongbao em  Mandarim e lai see in Cantonês, 
são envelopes vermelhos para ofertar dinheiro

Uma tradição bastante conhecida é a da oferta de dinheiro às crianças em envelopes vermelhos, que podem ser decorados.  Um gesto simples está carregado de lenda, preceitos e simbolismo, não me alargarei. Mas, por exemplo, a sorte vem sempre aos pares. Por isso não se deve dar 7 mas sim 8. E 8 é um número auspicioso. Já o número 4 é associado a morte e deve ser evitado. A côr vermelha é um símbolo de sorte, felicidade e energia. Isto é mais importante que o conteúdo ou quantidade de dinheiro. Não devem ser abertos à frente de quem dá e devem ser aceites com as duas mãos. Estes têm o Rato pois é de acordo com a astrologia chinesa, o ano de 2020 será o ano do Rato. O novo ciclo teve início em 25 de Janeiro e vai até 11 de Fevereiro de 2021. Também já existe a versão digital destes envelopes que é enviada e recebida online em plataformas como o WeChat . Na China não há Facebook, nem Twitter, nem Google - eles usam o Baidu para buscas. Outra plataforma que usam é a Weibo, e nesta o acesso é público: todos podem visitar e comentar-se uns aos outros. 

Antes do Ano Novo chegar é preciso limpar a casa a sério o que implica não só remover as sujidades mas também destralhar as coisas velhas e inutilizadas. Isto serve para eliminar a má sorte  e preparar caminho para melhores dias. Não se pode tomar banho no Dia de Ano Novo e só depois do 5º dia se pode deitar fora o lixo. Também é proíbido discutir e dizer asneiras! Depois de limpar, é usual ir às compras, mais não seja de alimentos para preparar. Por isso a Helen dizia que ainda tinham as reservas do Ano Novo Chinês.  No dia de Ano Novo é expressamente perigoso varrer, pois isso é considerado má sorte. Ou mesmo nos dias seguintes: varrer pode espalhar para longe  a sorte que entretanto se tenha acumulado já!

Fonte - Crianças com nós chineses


Tutorial: Como fazer um nó da sorte

Depois das limpezas, chega o momento de decorar a casa. As ruas e lojas são decoradas um mês antes, mas as casas em cima do acontecimento. Os nós da boa sorte são elementos que aparecem nas decorações de Ano Novo, podendo ser pendurados em chaves, ou qualquer outro meio de suporte, mas que também se encotram em roupas. Têm de ser feitos por um fio ininterrupto. 


Vídeo - Papel recortado para o Ano Novo Chinês

Os recortes de papel colados nas janelas com cola de arroz, alguns até com o caractere Fu, ou outros símbolos auspiciosos ou palavras, são uma forma barata de acrescentar elementos festivos à casa. No vídeo demonstra-se como com uma simples tesoura e papel vermelho fino se podem criar elementos decorativos de forma económica e rápida. Para motivos mais intrincados é preciso algum treino! Vejam, po exemplo,  este vídeo com a artista Zhou Shuying que elevou o recorte de papel a outro nível.

Tutorial - Aprender a escrever Fú - 13 pinceladas

As decorações incluem muitas vezes o caractere chinês "fu" que significa boa sorte ou felicidade, usado como amuleto ou talismã deste tempos antigos. Talvez já o tenham visto nos nomes de restaurantes chineses onde entram. Se não repararam nele, observem da próxima vez que passaram por um restaurante!

Tangerinas artificiais

As tangerinas - citrus reticulata - são especialmente apreciadas na China e originárias dessa região. Numa das dinastias mais antigas existiu até um oficial encarregado de apresentar as melhores ao Imperador, uma espécie de ministro das laranjas! As palavras "tangerina" e "boa sorte" pronunciam-se de forma idêntica. De tal forma que o caractere de "boa sorte" é por vezes substituido pelo de "tangerina". Este jogo  intercambiante é comum nas palavras chinesas. Por outro lado a palavra tangerina, em mandarim,  também se pronuncia como a palavra "ouro". Os que visitam trazem um saco de tangerinas para os familiares ou amigos durante o Ano Novo Chinês. Nas casas podem ser encontradas pequenas árvores como decoração e muitas tangerinas são cultivadas para mero efeitos decorativos e não para serem consumidas.


O Festival das Lanternas (Yuan Xiao) marca o encerramento do Festival da Primavera. A população vai agora festejar na rua em noite de Lua Cheia. Mesmo quando, em tempos passados, as mulheres não podiam andar na rua sós, isso sempre foi permitido neste dia, e por isso o Festival permanece associado à ideia de liberdade. Na sua origem esteve um Imperador, devoto do budismo, que sabendo que os budas acendiam lanternas aos deuses no 15º dia do ano, assim, deu ordem para que se fizesse o mesmo nos templos, palácios e casas. A celebração acontece de diversas maneiras podendo as lanternas ser penduradas, postas a flutuar ou libertadas para o céu, terem formas variadas, desde o globo tradicional até formatos de animais. Os antigos eram muito apareciadores de poesia e enigmas, jogos de palavras que ainda hoje são associados às lanternas, delas pendendo ou sendo nelas colados. Quem pensa ter encontrado a resposta, remove a lanterna e vai ter com o seu autor, sendo esperado que receba um prémio.


A primeira coisa que me lembro de relacionar com o Ano Novo Chinês  são as danças do leão que são bastante populares por ocasião do Festival das Lanternas. O leão é um animal a que se associa força e bravura, coragem e determinação. Acredita-se que atrai a boa sorte e a segurança. Para os antigos a dança fazia afastar o mal protegendo os habitantes e o gado que criavam.  A dança do leão não deve ser confundida com a  dança do dragão: dentro do leão estão dois acrobatas, no caso do dragão vários seguram o seu corpo que se assemelha a uma serpente de corpo mais ou menos longo. Tambores ruidosos e fogo preso estão lá por uma razão: para afugentar os maus espíritos. É habitual as pessoas ofertarem tangerinas ao leão ou até envelopes vermelhos escondidos em vegetais.

Para terminar, algumas decorações que fiz para o jantar do Ano Novo Chinês, apenas uns recortes e lanternas para enfeitar a mesa, mais uns suportes para pausinhos. Não preparei a comida que não houve tempo para isso e eu nem sempre tenho paciência de chinês!






Comentários