Tricotar gorros e botinhas para bebés prematuros até 31 de Janeiro!





Quando fui aos CTT deixar a minha correspondência de Natal estava este folheto no balcão: "O pequeno manual de grandes acções" ensina como tricotar gorros e botinhas para bebés prematuros. Trouxe-o para ver melhor de que se tratava.

É a 3ª edição da campanha da XXS : "XXS - XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração 2019" que tem como objectivo alertar para a realidade dos nascimentos prematuros e contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCINs) de todo o País de material de conforto necessário e adequado a estes bebés. Os bebés prematuros têm tendência para arrefecer as extremidades do seu frágil corpinho e é muito importante que sejam aquecidos com gorros e botinhas para os manter com uma temperatura estável. Os gorros e botinhas vão permitir manter os bebés quentinhos e ajudar a promover o vínculo afectivo com os seus pais, através do Método Canguru. Também conhecido como "Contacto Pele a Pele", o Método Canguru é uma técnica utilizada em muitas Unidades, com resultados muito positivos demonstrados em todo o mundo e que consiste no contacto, precoce, prolongado e o mais contínuo possível, de pele com pele, entre os pais e o bebé, permitindo um maior envolvimento no cuidado ao recém-nascido.

Este ano, juntam-se à campanha os CTT e Banco CTT permitindo aumentar, a nível nacional, os pontos de recolha. Por isso encontrei o folheto nos CTT.



A XXS faz nesta campanha um apelo a todos os Portugueses para que tricotem gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença e contribuam desta forma para aquecer os corações dos Bebés XXS, dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas UCINs de todo o País.

Atenção:

- as peças devem ser tricotadas em algodão ou fibras anti-alérgicas, adequadas para bebés e sem pelo
- sendo sujeitas a lavagens intensivas e frequentes, deve optar-se por fibras de qualidade: um só novelo dá para completar vários conjuntos
- prefira cores neutras, que sirvam para meninos e meninas, o que facilita a gestão dos stocks nos hospitais
- além dos pdf, aqui reproduzidos, no site também há vídeos a ensinar como se faz

A entrega dos gorros e botinhas deve ser feita até ao dia 31 de Janeiro em 58 lojas CTT e Banco CTT e 11 lojas Knot espalhadas pelo país. 

A Nestlé, parceira mais uma vez nesta iniciativa, irá posteriormente recolher o material e entregar junto de todas as UCINs do país. Esta campanha é organizada pela XXS e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, Nestlé, Knot, CTT, Final Solution e Banco CTT.





Comentários