O livro na areia: um blogue que merece ser descoberto

Edições SEUIL

A alguns dias do final do ano, podia agora fazer uma daquelas postagens de balanço tão habituais nos blogues se não as considerasse um tédio. Mas algumas coisas valem a pena ser recordadas, quanto mais não seja para reparar esquecimentos. Há muito que queria aqui destacar um dos blogues que mais gosto de visitar. O assunto tem sido adiado de semana em semana. Este ano marcou o meu regresso à blogosfera de uma forma mais constante. Tentei encontrar blogues novos para seguir pois muitos dos que segui,  regularmente, há já muitos anos, deixaram de ser actualizados. Um dos meus novos preferidos chama-se O livro de areia. A última postagem que lá li é dedicada ao pintor Félix Vallotton e é um exemplo do cuidado que o autor do blogue, Mário Gonçalves,  coloca nas suas publicações. Como sou grande apreciadora de pintura e não conhecia este pintor, escolhi destacar a postagem aqui. Mas podia ter escolhido outra qualquer, pois não faltam boas sugestões de leitura neste blogue.

Exactamente como um livro, um blogue atrais leitores em função do seu conteúdo. Não digo que O Livro na areia possa ser do agrado de toda a gente, embora eu gostasse que sim, que todos se entusiasmassem com estas ricas publicações sobre a cultura nas suas mais variadas formas de expressão. Se o blogue não tem mais visitantes ou comentários é apenas porque ainda não foi descoberto pelo público certo e não porque não seja uma boa proposta. O Mário Gonçalves escreve com poder de síntese e conhecimento sobre pintura, arquitectura, escultura, música, entre outros temas, como, por exemplo, lugares que visitou, e que ali recorda. Ao contrário de muitos que se limitam a atirar "postais ilustrados" para o blogue, ele descreve com alguma minúcia o seu itinerário, de tal forma que quase podemos dizer que fomos com ele e que ficámos a conhecer (que aprendemos sobre) o lugar descrito Se, por outro lado, nos revela locais que gostava de visitar, é de igual forma muito agradável seguir as suas deambulações sobre o património construido e paisagem natural, muitas vezes locais surpreendentes, remotos, e até míticos, que ele ilustra com fotos pesquisadas e bem seleccionadas.

O conteúdo do blogue O livro de areia é, pois, diversificado, e sempre que passo por lá apenas lamento não ter chegado mais cedo. Apesar de não actualizar com muita frequência, o Mário Gonçalves publica com regularidade. Se atenderem à minha recomendação e decidirem visitar, vão com algum tempo, pois há a possibilidade de ficarem por lá e não darem pelo tempo passar!


Comentários