Desafio dos pássaros #13: Endgame





Batalha final. Três homens avançam apressados. São interceptados pelo Homem Formiga.


HOMEM FORMIGA 
(surpreendido)
Sr. Scorsese?!

SCORSESE 
(olhando em volta)
Deve estar a confundir-me com alguém. 

HOMEM FORMIGA 
E tu, baixote? Quem és? Tens um ar engraçado! 

TOMMY
(irritado) 
Engraçado? Engraçado como? Como um palhaço? Divirto-te? É? 

SCORSESE 
Deixa-o, Tommy. Não estamos no Bamboo Lounge.  

Homem Formiga 
(examinando Bill the Butcher)
Chapéu alto, amigo?! Algum casamento hoje? 

BILL THE BUTCHER 
Amigo? A que gangue pertences tu? Pelas antigas leis do combate nos juntámos neste chão sagrado para resolver para sempre quem governará os Cinco Pontos. 

HOMEM FORMIGA 
Cinco Pontos? As Jóias do Infinito, queres tu dizer. Não são cinco, idiota, são seis.

BILL THE BUTCHER
(irado) 
Idiota és tu. Cada um dos Cinco Pontos é um dedo. Se fechar a minha mão ela torna-se um punho. E se me apetecer, posso dar-te um murro. 

Scorsese
(Interpondo-se entre ambos) 
Pára, Butcher. Temos mais que fazer. Vamos.

HOMEM FORMIGA
(para Scorsese)
Gostava mesmo de um autógrafo seu mas estou atrasado. Cuide-se!

Levanta voo. 

Os três caminham de novo.Scorsese guia-os. 


TOMMY 
Ainda não entendi que guerra é esta... 

SCORSESE 
Uma que temos de vencer. Trouxeste-o? 

TOMMY  
Sim, está no meu bolso.
Bate com a mão direita no peito. 

SCORSESE 
(para Butcher)
E tu? 
Ergue a mão que segura um cutelo. 

SCORSESE 
Isto é um parque de diversões, Tommy. 

TOMMY  
De que falas? 

SCORSESE 
Deste universo cinematográfico em que nos encontramos. Cheira a estagnação. Não sentes? 

TOMMY  
Chefe, eu estou morto. Não sinto lá grande coisa. 

SCORSESE 
A arte está morta. Mas nós vamos resolver isso.


Interrompem a marcha. Scorsese aponta Thanos e o Homem de Ferro que lutam.


SCORSESE 
São eles.

TOMMY 
Chefe, a quem aplico a solução que dei ao Morrie? Ao grandalhão? 

SCORSESE 
Ao “baixote”.
Tommy sorri.

O Homem de Ferro está de joelhos no solo. Tommy aproxima-se por trás. Agarra-o pela testa.Espeta-lha o picador de gelo na nuca. Ele cai por terra. 

SCORSESE
(para Bill)
Corta, Butcher.
Bill atira o cutelo ao ar. Ele dá voltas e cai,cortando o braço do Homem de Ferro. 


Scorsese agarra o antebraço com as Jóias do Infinito.Ergue-o acima da cabeça. 

SCORSESE
Hoje o reinado da Marvel será apagado para sempre. Em nome da arte.

Desaparece.

SCORSESE transpõe a 4ª parede.
SCORSESE
(para o público)
Thanos sabia: enquanto existirem os que se lembram como foi, não aceitaremos o que poderá ser.

Estala os dedos.

CORTA.



Tema da semana: Reescreve o final de um filme


Filme escolhido: Endgame (2019), trailer, aqui

As personagens dos filmes de Scorsese:

Tommy De Vitto em Goodfellas


Bill the Butcher em Gangues de Nova Iorque


Martin Scorsese: “I don’t see them. I tried, you know? But that’s not cinema. Honestly, the closest I can think of them, as well made as they are, with actors doing the best they can under the circumstances, is theme parks. It isn’t the cinema of human beings trying to convey emotional, psychological experiences to another human being.”

Entrevista na Empire Magazine, Outubro 2019


Comentários

Valerie-Jael disse…
I haven't seen any of these films, sorry. Hugs, Valerie
Não conheço o filme... Acho que não se encaixa muito bem dentro do meu estilo cinematográfico, mas parabéns pelo que escreveste. Seguiste mesmo o formato do guião. :)
Este filme é a conclusão para uma série de filmes de super-heróis.Não vi a maioria. Mas gostei muito daquele que começou tudo isto: O Homem de Ferro. Este, achei-o longo e até aborrecido. Mas foi um êxito enorme. O meu sobrinho gosta imenso deste género de filmes, muitos vejo porque ele me desafia.Foi ele que me disse para mudar o final ao filme, pois há coisas de que não gosta. Entretanto o Scorsese disse que os filmes da Marvel não são cinema e eu lembrei-me de o tornar personagem, etc,etc. Já ontem escrevi que este Desafio não é dos melhores pois se as pessoas não conhecerem os filmes é complicado de seguir. É mais divertido para quem escreve do que para quem lê. E aqui eu juntei três filmes.Dá para perceber o que se pretende mas não é o mesmo do que ter visto os filmes do Scorsese e o Endgame...
Tens razão, Belinha. É um desafio mais divertido para quem escreve do que para quem lê. Realmente, quando não o conhecemos o filme, lemos o texto, mas pouco assimilamos.