Desafio natalício: Christmas is coming!


De hoje a um mês está aí a véspera de Natal. Encontrei esta ideia , "Christmas is coming", destinada a fazer com que a magia do Natal invada os nossos corações e a nossa blogosfera! A Cat diz que gosta do Natal exageradamente! Não é o meu caso, mas gostei deste seu repto para reflectir um pouco sobre o que penso e faço com o Natal. Não sei ainda se irei mesmo escrever sobre todas as propostas aqui listadas mas deixo a divulgação do desafio que não obriga ao cumprimento nem de datas, nem horas, nada.

Comentários

Catarina disse…
Ainda bem que gostaste da ideia! Espero que entres no espírito natalício 🎄🎄🎄
Konigvs disse…
Eu por mim hibernava já e só acordava depois dos Reis! Não tenho paciência para tanta mentira que se conta - sim Natal é essencialmente mentira, um rol de mentiras com dois mil anos - nem tenho paciência para tanta hipocrisia, publicidade, musiquinha parola e espírito consumista. Natal é isso: mentira, hipocrisia, falsidade e consumismo. Excessos, ainda por cima, nos dias que vivemos, muito pouco sustentáveis e com a pegada ecológica maior do ano.
Ahahahah! E que tal aceitar o desafio e responder de acordo com essa opinião? Em 2009, escrevi assim aqui no blogue: "As datas festivas parecem comandar quase exclusivamente o acto de dar. A celebração do Natal materializou-se nesse carácter visível do objecto que se compra e dá. Seria bom que a vontade de partilhar não precisasse de data nem hora marcada. No entanto a nossa memória necessita de um lembrete e daí o Natal ser muito útil. Donde urge que seja Natal todos os dias ou, de outro modo, não há vontade de partilha. Partilhar não está na ordem do dia. É preciso uma data. Damos prendas nos aniversários, os pais aos filhos, os filhos aos pais, os amigos aos amigos. As madrinhas dão prendas aos afilhados na Páscoa, damos prendas no Natal, as famílias, os colegas, todos cumprimos o ritual. Assim cumprimos as obrigações sociais e nos restantes dias do ano podemo-nos concentrar em propósitos mais egoístas de coração descansado. Mas em relação a essas outras datas o acto parece mais saudável porque apesar de acontecer a toda a hora, no mundo inteiro, é mais pessoal e discreto. Não surge acompanhado de campanhas publicitárias, descontos e descontinhos, compre agora e pague só em Janeiro. Será que o Natal corrompeu o acto de dar?! Não! A bruxa má do mágico conto de Natal é a sociedade de consumo, não o Natal. O dar a qualquer custo, o dar até o que não é preciso, dar qualquer coisa, porque o outro espera que assim seja, é afinal um comportamento reflexo. Mordemos a maçã."
Konigvs disse…
Eu sou um bocado anti-social nisto da blogosfera! Nunca fiz nenhum desafio e se fui desafiado nem me apercebi de tal coisa! Mas não digo que não!
Este é dos bons: não nos obriga a coisa alguma. ;)
Konigvs disse…
Ó Belinha, mas explique-me então, como se eu fosse mesmo muito burro nisto dos desafios dos blogues!, o que é que tenho que fazer! Já vi até publicação original, mas então, vamos imaginar que eu participava, nem que fosse só com um post, por exemplo no dia 27 "Por que é que detesto o Natal"! e bastaria escrever sobre o tema no meu blogue, e depois partilhar também na caixa de comentários da Cat?
Ahh! Também poucas vezes entrei nestas coisas, mas há anos participei num que tinha por objectivo aprender a ser uma blogger melhor e havia muitas tarefas e datas precisas para apresentar os "trabalhos" pois o objectivo era "educativo". Agora estou no "Desafio dos pássaros", é um mero passatempo de escrita criativa, e também há várias instruções. Neste a Cat, que é uma jovem bracarense,- espero a vida não a desiluda em relação ao Natal - só quer isso mesmo, que a gente escreva nos nossos e depois partilhe o link com ela na caixa de comentários. Podemos escrever apenas sobre um dos tópicos ou sobre todos. Penso que, por gentileza,se decidirmos participar, devemos fazer a divulgação deste cartaz e linkar para o blogue dela, como eu fiz. Mas nem isso ela pediu! De facto ela quer apenas espalhar o espírito natalício pela blogosfera e animar a malta a escrever. Para esta última tarefa eu não preciso de desafios, ahahah. Mas se não fosse a Cat acho que não escreveria sobre o Natal. O Natal já me foi uma época desagradável de passar mas hoje faço dela o melhor possível. Se não podes mudar o mundo, muda o teu. Não é o que dizem? ;)
Konigvs disse…
Sim, faz sentido divulgar o cartaz e o link do blogue dela. Já percebi que estas coisas dos desafios, também servem para promover os próprios blogues. E se não os divulgarmos (como eu faço!) também ninguém os poderá ler (ou não!)
Sim, é uma das estratégias, um pouco como as "Tag". Mas acredito que a Cat o fez sobretudo por gostar mesmo do Natal.