Um bolo de abóbora com Streusel para o Halloween





Bem sei que a maioria de vós não tem simpatia pelo Halloween. Nada mais normal. Tenho bastantes amigos americanos e alguns deles detestam a ocasião e tudo o que está associado ao costume, que dizem se adulterou completamente. Outros divertem-se. A propósito, pode ler uma postagem sobre o Halloween e o nosso Pão por Deus, aqui. Não são tradições assim tão distantes uma da outra quanto se imagina. Mas, se forem gulosos, talvez prefiram continuar por aqui e descobrir a deliciosa receita deste bolo de abóbora com Streusel que fiz o ano passado. Nunca cheguei a partilhar a receita que me foi dada por uma amiga americana. Eles são doidos por abóbora e têm polpa em lata, que eu consumiria de certeza, com bastante frequência, mas que nunca vi à venda nos nossos supermercados. Para fazer o bolo, tive de comprar pedaços de abóbora, descascar, cozer e escorrer, como se pode ver nas fotografias. É o que sempre faço. É a parte mais trabalhosa deste bolo, o resto é trivial e rápido e o resultado é magnífico.  "Streusel" é uma palavra de origem alemã que significa "polvilhado" e é uma cobertura de torrões conseguidos à base de açucar e manteiga e outros ingredientes, algo crocante, muito usada em diversos bolos e sobremesas. Os fantasmas foram feitos com a espuma das cuvetes onde vinha a abóbora, bastou recortar, furar e colocar uns palitos. Doçura ou travessura?

Ingredientes do Bolo

1/2 chávena de manteiga amolecida
1-1/2 chávena de açucar
425 gr de puré de abóbora
3 ovos
2-1/2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de fermento (usei Royal)
1-1/2  colher de sopa de gengibre em pó
1-1/2  colher de sopa de noz moscada
1/4  colher de sopa de cravinho em pó
1 colher de sopa de canela
1/2 colher de sopa de sal

Ingredientes da Cobertura Streusel

1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de açucar
1/2 chávena de açucar mascavo
1 colher de sopa de canela
4 colheres de sopa de manteiga derretida
2/3 de chávena de noz pecan cortadas


Preparação do Bolo e Cobertura 

Numa taça colocar a manteiga, o açucar e bater com a batedeira até ligar bem e ficar espumoso. Juntar a abóbora e os ovos e misturar bem.

Noutra taça juntar a farinha, o fermento, a canela, o gengibre, o cravinho e misturar tudo. Juntar esta mistura à outra taça e misturar bem, com a batedora, até ficar uniforme.

Untar com manteiga uma forma com buraco e enfarinhar. Verter a massa a alisar com a ajuda da colher.

Numa taça misturar todos os ingredientes da cobertura e colocar em cima da massa, na forma.

Levar ao forno a 180º por 50-55 minutos. Fazer prova do palito para confirmar a cozedura.

Deixar arrefecer e desenformar.

Dará jeito usar uma forma de mola para retirar o bolo sem voltinhas, mas não havendo, não faz mal pois as nozes ficam coladas pelo açucar, não saíram quando virei o bolo.




Comentários

A TItica disse…
Não é tradição nossa festejar o Halloween, mas não entendo esta loucura toda de algumas escolas festejarem e outras não... na minha opinião, deviam festejar tudo, apresentar todas as culturas aos mais novos, cultura nunca é a mais... mas as educadoras é que sabem e se não querem também como pais temos os nossos deveres...
Ah, pois é, agora é tudo objecto de grandes polémicas e, sobretudo, de falta de bom senso. Julgo, todavia, que se podia fazer um esforço para manter a nossa tradição viva. O Halloween tem um apelo grande em virtude da animação que trás ao comércio. Por acaso, eu sempre achei piada aos seus símbolos e até desenhei bastantes vezes o tema, para clientes americanos. O aproveitamento comercial é a razão por que pegou forte aqui. Mas a ideia da abóbora escavada, por exemplo, uma adaptação em virtude dos nabos que eram usados na Europa para fazer candeias, serem escassos nos EUA, já existia em Portugal antes desta onda moderna: "Nesta mesma cidade de Coimbra, onde hoje nos encontramos, é costume andarem grupos de crianças pelas ruas, nos dias 31 de Outubro e 1 e 2 de Novembro, ao cair da noite, com uma abóbora oca e com buracos recortados a fazer de olhos, nariz e boca, como se fosse uma caveira, e com um coto de vela aceso por dentro, para lhe dar um ar mais macabro." Mais: "Em Coimbra o peditório menciona «Bolinhos, bolinhós», e o grupo traz uma abóbora esvaziada com dois buracos a figurarem os olhos de um personagem e uma vela acesa dentro[...] Outro exemplo da utilização da abóbora ou cabaço como figuração humana, está nas máscaras dos embuçados das esfolhadas de Santo Tirso de Prazins (Guimaräes), que depois, estes passeiam, alçadas num pau e com uma vela dentro, e deixam espetados em qualquer sitio mais ermo, para meterem medo a quem passa, etc. Ou seja, é tudo manifestação de uma mesma tradição. O sentimento de termos sidos "colonizados" pelo Halloween não deixa de ser um pouco desconfortável, não é?

Valerie-Jael disse…
This looks great! Hugs, Valerie
Gostei imenso desta receita e não tem que ser especificamente para o Halloween. Obrigada.
Vou ter que experimentar essa receita, parece deliciosa!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Sarin disse…
Não gosto mesmo nada do Halloween; mas por esse bolo festejo os Santos, vou ao pão-por-deus e ainda celebro o Dia dos Mortos! :)))