O que é a pruína?


Ontem, graças ao blogue Bucólico Anónimo, um dos apenas descobertos este ano em que regressei com mais assiduidade à blogosfera, - sim, está a fazer um ano que tomei essa decisão - aprendi uma coisa nova. Este blogue além de me ensinar sobre plantas também me mostra animais diversos e lugares lindíssimos que podemos percorrer a pé. Trata de temas ligados à ecologia, ao ambiente e à biodiversidade, sem empolamentos e numa linguagem familiar e acessível. Passem por lá!

Ora, o que foi que aprendi? Aprendi sobre a pruína. Trata-se de uma película de cera natural de cor acinzentada, azulada ou esbranquiçada, que envolve algumas frutas, como as uvas e ameixas, e que também está presente nas suculentas, por exemplo, naquela da fotografia do cabeçalho do meu blogue ou na que se pode observar no Bucólico. Ela significa que um fruto é realmente de qualidade e quanto menos maculada, menos o manuseio que o fruto teve, o que pode significar excelência de produção e colheita.


Comentários

Konigvs disse…
Oh, que simpática! Obrigado!
Também eu aprendo muito aqui com o seu blogue! olhe, por exemplo não fosse a sua publicação sobre as casas de banho e não teria lido aquela carta aberta daquela mãe em resposta à opinião da outra senhora jornalista que julga com preconceito aquilo que desconhece ;)