Globos de Ouro Lisboa 2019


Mariama Barbosa quase, quase a levantar voo na passadeira vermelha.



Não ia escrever nada sobre os Globos de Ouro, edição de 2019, quantas é que já se fizeram? Muitas. Os Globos já existem desde 1996.  Se vasculhar bem neste blogue talvez encontre um texto a criticar o nome encontrado para a iniciativa, coladinho aos Golden Globes, que premeiam a excelência em cinema e televisão nos EUA. Ora, teria eu dito então, se não mereceríamos um nome mais original.  Até porque a iniciativa começa logo aí a sofrer com a comparação. Hoje não me podia ser mais indiferente, é uma questão em que poderia pegar se não tivesse outra. Mas tenho. Tenho o vestido da Mariema, moça que desconhecia completamente quando fiz o GIF, mas que graças às ajudas da Titica, (obrigada!)  já identifiquei. Tem um programa na SIC, "Tesouros e tesouras", onde critica o que as pessoas vestem. Quando recolhi estas fotos, ou vi mal, ou o nome dela não constava. Natural que tivesse visto mal ofuscada com o brilho desta criação.

Tesouros e Tesouras. Programa da SIC. Mariema apresenta e comenta.

Eu não ia escrever sobre os Globos de Ouro, apenas divertir-me a olhar para a avesinha de asas brancas e cauda, a treinar o voo. Não ia porque não é evento a que tenha por hábito assistir, desde 2001 que deixei de ver televisão. Abri-la é uma excepção. É claro que, de então até agora, vi alguns programas, algumas séries, filmes nacionais, mas não através do pequeno ecrã. Proliferaram os reality shows! Aliás, foi quando o Marco deu o pontapé na Sónia, no primeiro Big Brother, que começou o meu desapego televisivo. Não vi então esse "movimento sexy" que provocou uma autêntica comoção nacional, sendo até notícia de abertura das notícias - sim, somos ridículos - mas ouvi falar disso até quase ficar surda. Esses, entre outros programas de nulo ou quase nulo interesse, ganharam o interesse da maioria do público. Foram desaparecendo, ou sendo empurrados para horas tardias, as séries e o cinema e outros que eram do meu agrado. O futebol ganhou um espaço gigantesco. Ou seja, deixou de valer a pena, para mim, claro, continuar a prestar-lhe atenção.

Pelas razões apontadas, não é de estranhar que estas pessoas que desfilam nas passadeiras vermelhas se me tornem mais estranhas a cada ano que passa. Embora não veja televisão, a televisão vem ter comigo, através da internet, e, de vez em quando, lá perco tempo com o que pouco importa, quase nunca o conteúdo, são mais as tricas em torno do mesmo.  Nestes Globos de Ouro, se calhar nos outros também, mas estava desatenta, a indumentária que se usa parece até ser mais relevante que os filmes, as séries, as canções, os talentos dos respectivos protagonistas, já que é disso sobretudo que se fala, twita, etc. Não observei aquela discussão que acontece aquando outros prémios, por exemplo, oh, injustiça, era B que merecia, não C.  E eu aqui a dar o meu contributo, a escrever sobre a fatiota da Mariema.

Já que descobri o nome da pomba branca, dei uma Googlada e descobri que Mariema pretendeu homenagear um amigo stylist que terá falecido o ano passado e que ela ainda guarda no coração. Um gesto bonito,  um vestido branco que o homem deveria ter gostado de ver, se ainda vivesse, já que, segundo Mariema, ele sempre dizia que era preferível uma coisa ser de mau gosto do que sem gosto. Com esta indumentária Mariema cumpre os dois requisitos, não há margem para falhar a homenagem. Mas é evidente que nós, que usamos algodão, linhos e gangas pirosas,  comprados no pronto-a-vestir da rua de Santa Catarina, não entendemos a subtileza destas modas. Supostamente as propostas do evento deveriam ser irreverentes. E daí, o vestido que são três. Mas, cá na terra por onde eu caminho, assim como o tamanho não é sempre importante, a quantidade também nem sempre é importante.  Irreverência podia ser quantidade, neste caso, tenho algumas dúvidas. Mas, lá está, não sou uma stylist. Nas fotos a Mariema aparenta estar exultante com o seu casulo e transformação de lagarta em borboleta. Ou ave. Agora que conheço as razões que a razão desconhecia sobre esta escolha, continuo a pensar que ainda é cedo para o Halloween e que este disfarce de embrulho podia ter esperado. Mas, lá está: não percebo nada de moda, nem de estilo, talvez aqui o importante mesmo fosse dar espectáculo.



Quando mostrei o GIF a um amigo ele disse-me que não sabia nada desta embrulhada nem da Mariema. E perguntou-me se eu tinha visto o vestido da Diana. Mostrou-me, no feed do Twitter, esta foto de Diana Chaves, que garantidamente tinha "arrasado". Sim, eu tinha visto o vestido da Diana, aquele do decote colado a fita cola dupla. Ora bolas. Onde é que eu estava com a cabeça? Devia era ter feito um GIF para o vestido da Diana Chaves e os seus dois Globos de Ouro. Melhor assunto que um vestido que são três-em-um, é um vestido que deixe à mostra muita pele. Isto é muito injusto para os homens. Qualquer mulher com um par de atributos pode roubar as atenções da noite. Eles, coitados, vestidos dos pés à cabeça, sem poderem exibir um par de bolas sequer. É muito chato. Imagino que se tenha registado uma acentuada subida de temperatura por esses lares portugueses fora na noite dos Globos de Ouro. Se isto chega aos ouvidos da Greta, ainda a vamos ouvir a discursar contra os Globos da Diana pelo papel negativo dos mesmos nas alterações climáticas.

Comentários

A TItica disse…
Muito mau!!!

A rapariga comenta na tv o gosto dos outros... e agora ... faz isto...
Valerie-Jael disse…
That's a fun video. My friend sent me a similar one today where she was doing just the same , I think she got the idea here! Have a great day, and a wonderful, new month! Hugs, Valerie
A TItica disse…
Ela faz um programa para a SIC Caras, por vezes até com o Miguel do https://lifealwaysgoes.blogspot.com/.
A TItica disse…
Adorei o da Diana Chaves!!

Pode ser uma homenagem... mas... devia levar uma honesta " Tesourada "!!
Titica: há 20 anos a Jennifer Lopez usou um vestido verde nos Grammy com um decote até ao umbigo. Ainda hoje nos lembramos disso. Sem dúvida que a Diana Chaves o usou bem. É uma proposta invulgar. Mas não é das mais elegantes. Não prestei atenção aos outros e não posso contrapor. Mas umas pessoas buscam peças elegantes, outras, peças ousadas, outras..."casulos".E ainda bem pois assim a gente diverte-se com isso.