50º Aniversário da chegada do homem à Lua

Vídeo   do Google narrado por Michael Collins
"The Earth was the main show. The Earth was it."


What Aldrin Saw: Original Film vs. Reconstruction

O foguete Saturno 5 que transportou Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong, foi lançado em 16 de Julho de 1969. A chegada da missão Apollo 11 à Lua aconteceu a 20 de Julho, quatro dias depois. Armstrong foi o primeiro a deixar o módulo, tornando-se o primeiro homem a pisar em solo lunar e a contactar com a sua poeira que tem o nome de regolito lunar. Originado pela erosão cósmica, é composto por basalto, feldspato e outros minerais procedentes do espaço exterior. Nas suas comunicações de rádio com o controle da missão na Terra nasceu a célebre frase "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, reclamou em 2014 ter tirado a primeira selfie no espaço. Collins não chegou a pisar na Lua mantendo-se dentro do módulo de comando enquanto  monitorava a caminhada dos seus dois companheiros.



Twitter de Buzz Aldrin - The Real Buzz

Desde 1972 que mais ninguém desceu na Lua. Agora a NASA trabalha para pousar mais homens e a primeira mulher na superfície lunar até 2024 como parte de seu programa Artemis. (Artemis é a irmã gémea de Apollo e deusa da Lua na mitologia grega.) No séc. XXI uma das preocupações mais correntes é a nossa pegada ecológica. Assim, a NASA está preocupada com aquela que as explorações deixaram no satélite. Há uma missão pensada para recuperar os sacos de lixo: a NASA quer estudar o cocó dos astronautas. A questão que consome dos investigadores é: será que ainda haverá vida nos excrementos dos astronautas? A Lua é submetida a variações bruscas de temperatura e se durante a noite pode ter -173 ºC, durante o dia pode ter 100ºC.  A combinação de radiação e temperatura extrema podem ter matado os micróbios nos sacos. Mas é preciso confirmar.

Se uns festejam a chegada à Lua como um êxito da Humanidade, outros apontam o dedo a uma das maiores conspirações de todos os tempos. Em 1974 é publicado um livro de autor -  We Never Went to the Moon, escrito por Bill Kaysing - apontado como o principal veículo desta teoria que a internet perpetua. É particularmente divertida e popular a ideia avançada por Bill de que teria sido Stanley Kubrick o obreiro cinéfilo das imagens que todos vimos. Além desse livro, outro, intitulado NASA Mooned America!, de 1994, escrito por Ralph René, também promove a teoria da conspiração.




Iker Casillas é um dos que não acredita no que viu e que durante um jantar com amigos, o ano passado,  resolveu até fazer uma sondagem no Twitter que revela que não está só na sua descrença. Pode juntar-se com Javier Poves, o defensor de que a Terra é plana. Casillas talvez concorde com ele. Depois de ter sofrido um ataque de coração, enquanto ao serviço do FC Porto, Casillas está em recuperação e não se sabe se continuará a jogar futebol. Mas quem sabe se Casillas não acaba na balisa do clube Terraplanista! Até já o imagino a dizer:

- Claro que é plana, por isso se chama "Planeta" e não "Redondeta".

Uma vez que está em descanso forçado, talvez Casillas não queira perder a oportunidade de assistir à prova derradeira de que fomos todos enganados ao longo destes 50 anos: a evidência de que Kubrick e Hollywood forjaram a coisa está online! Aconselho o visionamento ao futebolista e a todos os seus amigos. É o vídeo Moon Shining or: How Stanley Kubrick shot the Apollo 11 Mission? ☺




Sugestão de leitura:

Site da Nasa - missão Apollo II 

National Air and Space Museum - Lunar rocks

How moon landing conspiracy theories spread before the internet

Moon landings footage would have been impossible to fake – a film expert explains why 


Comentários

Konigvs disse…
Desde criança e sem internet logicamente, só pelo que ia percebendo do senso comum, nunca que acreditei que os americanos tivessem ido à Lua. Pelo menos não em 1969! E por outro lado eles são muito bons a fazer filmes!
Já foram melhores. Hoje é preciso escavar muito para ver um filme realmente bom. E eu até vejo filmes de super-heróis e tudo! Agora ando numa fase de filmes de outros países: este fim de semana vi Shoplifters, japonês. Vou ver se lhe dedico duas linhas aqui pois merece.