O Terraplanismo chega ao mundo do futebol pelo pé de Javi Poves



Javi Poves. Tem 32 anos, uma boa idade para ter juízo. Quer ter um debate com o actual Ministro da Ciência de Espanha, Pedro Duque. Formado em engenharia aeronáutica e também astronauta que participou em duas missões, uma no Vaivém Espacial, outra que o levou à Estação Espacial Internacional, Duque, desde 2018 promovido a político, foi agora (des) promovido a impostor pelo ex-futebolista e há cerca de dois anos fervoroso Terraplanista. Apresenta-se como presidente do primeiro clube de futebol que luta para trazer a verdade do mundo em que vivemos. Eis o site do Javi e do seu clube. Poves não é o primeiro desportista a defender Terraplanismo. A lenda da NBA, Shaquille O'Neal, declarou-se Terraplanista: "Eu  conduzo da Flórida para a Califórnia o tempo todo e a estrada é plana para mim, eu não subo ou desço em um ângulo de 360 ​​graus". Gente que não bate bem da bola, está visto.


Este estranho terrestre, Javi Poves, era defesa e representava o Sporting de Gijón, na Primeira Divisão da Liga Espanhola, na temporada 2010-11. Menos de um mês depois de ter feito a estreia na Liga Espanhola rescindiu contrato com o clube asturiano. Estava desapontado com o futebol, não com o desporto mas com a máquina de exploração e corrupção que o envolve. Durante três anos o defesa foi então viajar pelo mundo. Passou por 35 países, contactou com culturas diferentes. Não devia ter parado. Antes devia ter continuado a viajar até ao fim do mundo e quando lá chegasse e fizesse uma fotografia da tal "parede de gelo", era meio caminho andado para ficar na história a par de Ptolomeu, por exemplo. Esse era dos dele. Dizia que a Terra estava parada no centro de tudo. Depois apareceram uns grandes malucos, como o Copérnico, Galileo, ou Kepler, que viraram o mundo artistotélico de pernas para o ar. E, nós, a maioria, acreditamos. Mas agora o Flat Earth FC vai dar-nos a volta e despertar-nos para a verdade a cada pontapé na bola.


Três anos depois desta cruzada de auto-conhecimento, Javi Poves, o futebolista "anti-sistema", como ficou conhecido, voltou a casa e ao futebol da III Divisão, ao serviço da Unión Deportiva San Sebastián de los Reyes, emblema dos arredores de Madrid. Em 2016, Poves e Dáni Marquez, outro ex-jogador que abandonou os relvados de forma prematura, fundou o Móstoles Balompié, clube focado na formação pessoal e desportiva de jovens, apostado em repassar valores em desuso no futebol actual. 

O vídeo acima é uma entrevista no programa El larguero. Um dos entrevistadores diz, a dado momento, que não pode mais dizer que Javi foi dar a volta ao mundo, já que o treinador agora defende que a Terra é plana. Mudou o nome do clube que treina, Móstoles Balompié, para Flat Earth FC. Para dar sentido ao futebol resolveu associar-lhe a defesa desta crença da Terra plena. Como é que a Terra pode ser redonda? Javi está à espera que lhe demonstrem como é que se curva a água do oceano: nunca viu tal e ainda não houve ninguém que lhe explicasse como é que acontece. Acordou para esta  realidade do Terraplanismo quase de forma natural: foi o senso comum. Primeiro, concluiu que nada é normal neste mundo: a quantidade de miséria, a quantidade de stress que existe nas nossas vidas, a verdade que todos os políticos omitem. Nada é verdade. A escola está mal configurada: tudo o que faz é transformar- nos em pequenos robots para servir o sistema. Então começou a investigar por si como funciona o mundo e tomou contacto com esta "teoria". Uma pessoa com raciocínio normal, qualquer um, nem  sequer precisa ser engenheiro, diz, vai questionar claramente certas coisas, por exemplo a esfericidade da Terra. A justificação que Javi aponta para a defesa da esfericidade da Terra é o interesse económico brutal que as agências espaciais têm em justificar a cabimentação dos impostos pagos para depois se financiarem. Ficamos mais descansados quando sabemos que o clube serve primeiro para jogar futebol e só depois para espalhar " a causa". Por essa razão os jogadores não têm que professar " a causa". E eu que já pensava que não apenas tinham que acreditar na cena como tinham de ter pé-chato para ser admitidos! Javi espera que o Flat Earth FC possa captar sócios de todo o mundo e não apenas locais. Outros argumentos fortes do treinador Terraplanista: só porque um especialista diz uma coisa não quer dizer que a coisa seja verdade. É preciso demonstrá-la. Além  disso Javi também nunca sentiu a Terra a mover-se. Além disso só se conseguiu chegar a 12 km dentro da Terra: é o buraco mais profundo que se conhece na Terra. Por isso como se pode afirmar que o centro da Terra está a 100 mil Km?


Javi quer um debate com Pedro Duque. Os entrevistadores, seriíssimos, até ofereceram o espaço do programa para um tal evento. Imagino uma discussão de proporções cósmicas. O que seria mesmo original  era um debate com um tipo muito à frente chamado Fernão Magalhães, que em 1519 circum-navegou o planeta Terra antes de morrer na praia sob uma chuva de flechas envenenadas. O que lhe diria Fernão, passados 500 anos após a sua histórica viagem, sobre esta coisa da "terraplanagem"? Ou Sebastião del Cano que a conclui após a morte do navegador? Acaso haverá algum capitão de nau do antigamente ou de navio dos tempos de hoje que defenda o Terraplanismo? Talvez Fernão dissesse a Javi que ele pode acreditar naquilo que quiser desde que continue a ser presidente de um clube de futebol, ou jogador de futebol, e não mais do que isso. Já eu julgo, de forma diferente, que Javi devia deixar em definitivo o futebol cuja lógica moderna de exploração e corrupção tanto o incomodaram. O seu Flat Earth FC devia ser reconvertido no Flat Earth Frisbee Clube. Afinal um desporto que usa uma bola a servir de suporte à divulgação da crença do Terraplanismo parece mais uma blasfémia que outra coisa.  

Amigo Javi: a Terra não é nenhuma paella gigante. Durante um eclipse lunar normal, se olhares para a Lua  vais ver como ela fica completamente coberta pela sombra da Terra. O nosso planeta ESFÉRICO  interpõe-se entre a Lua e o Sol, impedindo que a luz solar chegue até ela. Vale?



Sugestão de leitura


O presidente do Flat Earth FC visita o AS para falar sobre sua ideia de que a Terra é plana e seu clube, que acaba de ascender à Terceira Divisão.

P- ¿Por qué sólo se han dado cuenta de su verdad esa poca gente de entre siete mil millones?

R- Porque consumimos una media de doscientas horas al año de películas de extraterrestres y supuestos astronautas volando.


En otra entrevista el jugador madrileño reconoció que Manolo Preciado, el entrenador que le hizo debutar en la Primera División del fútbol español, le había dicho que "tenía una pedrada en la cabeza". Todo un visionario Preciado.

Poves se desligou e rescindiu o contrato com o Gijón no fim de julho de 2011 às vésperas da pré-temporada. Na oportunidade, ele declarou que iria se dedicar aos estudos e que pretendia se formar em história. Ideologicamente, Javi Poves sempre dispensou rótulos: “Me perguntam se sou de direita ou de esquerda. Não sou nada, sou antisistema, sou antitudo isso”.

Comentários

Konigvs disse…
Talvez seja o plástico na água que andamos a beber que anda a dar cabo dos neurónios às pessoas!