Martelinhos de São João da Fábrica Estrela do Paraíso

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

São João vem ver as moças
Que bonitas que elas são, que bonitas que elas são.
São ainda mais bonitas
Na noite de São João, na noite de São João.
Não escapa um só rapaz, o que é que o santo lhes faz
Vai tudo no balão.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Sugestão de leitura

Paraíso perdeu exclusivo e já há martelos que vêm da China

Faliu a fábrica que viu nascer os martelinhos de São João - Manuel Marinho, neto do criador, não conseguiu enfrentar a concorrência e o negócio acabou. Partiu para o Brasil à procura de vida nova.

Comentários

Konigvs disse…
À medida que vamos crescendo e ficando mais velhos vemos as coisas de perspetivas diferentes. Recordo um ou outro São João, primeiro com colegas de escola a deambular pelas ruas, depois com a primeira namorada, ir ver o fogo de artifício na Ribeira, fugir dos martelos e do alho porro, caminhar até à Foz, descobrir partes da anatomia feminina até então desconhecidas, e deitados a praia e aquecidos por um mero lenço árabe (sim, porque as noites de São João são frias!). De resto, não gosto de grandes multidões; nem de sardinhas na brasa; nem de me sentir sardinha em lata no meio da multidão. Fui de novo ao São João há uns três anos talvez, com uma amiga de Viana e a irmã e uns amigos delas. Chegamos aos Clérigos e nem para a frente nem para trás tanta era a gente de copo (de plástico lá está!) na mão, música a altos berros como se estivesse num festival em que temos de encostar a boca ao ouvido de quem está ao nosso lado. Rapidamente eu e a minha amiga debandamos e tentamos fugir daquela imensa multidão que inunda toda a baixa da cidade.
Se antigamente como referiu ninguém cumpria a lei anti martelos, agora também ninguém cumpre a lei da Proteção Civil e continuam a mandar, de forma totalmente irresponsável, balões pelo ar. Nada contra quem se quer divertir, mas as populações vizinhas de Gondomar e Gaia não têm que levar com incêndios por causa de gente que não tem nada dentro da cabeça. E 140€ de multa parece-me irrisório para o mal que pode causar.
:) Para ver o fogo é preciso planear onde é que se vai ficar e chegar lá com muita antecedência ou depois já não se consegue furar a muralha humana. Aquilo fica realmente compacto e eu também evito ser apertada. Nunca vi o fogo da outra margem e ainda gostava de fazer isso. Também me aborrece a música demasiado ruidosa, não creio que houvesse necessidade disso. Os balões são giros e já me tenho perguntado se não haveria forma de os fazer sem que causassem prejuízo. Caramba, a malta é tão esperta e não se arranja uma solução?