Desafio das 100 coisas que já fiz ou nunca fiz


O #10YearChallenge ocupou muita gente nas redes sociais no princípio deste ano. Era um "antes e depois" da aparência dos usuários mas as montagens comparando fotos do presente com registos de há dez anos atrás foram muito além disso, revelando imensa criatividade. O meu blogue também quis entrar, mostrando as primeiras postagens do ano de 2009 e de 2019, já que a aparência de então já é história.

Com alguma surpresa tenho constatado que os desafios ou "Tag" continuam a ter tanta aceitação hoje como em 2009, e até muito antes, por essa blogosfera fora. Alguns"desafios" da blogosfera que circulavam então eram curiosos, servindo, muitas vezes para os internautas se conhecerem melhor, ou apenas para se divertirem. Tal como hoje. Houve uma altura em que eram tantos que até já dava fastio, tornava-se até aborrecido corresponder. Alguns blogues encheram-se de "selinhos" na lateral. Durante anos mantive até os "selinhos" que se trocavam, mas depois limpei tudo. 

Agora não tenho como me enfastiar pois nenhum blogger me desafia para nada...e se desafiasse, quem me garante que correspondia? Embora não me possa queixar do número de visitas, constato que são poucas as pessoas que comentam no Palavras-Cruzadas. Então, quando encontro um desafio, costumo adaptá-lo e criar um novo. E por vezes faço-o, outras vezes não.

A propósito de interacções, aproveito para voltar a informar que não publico comentários deixados aqui de forma anónima. Alguns desses comentários, que se repetem,  criticam o tamanho das minhas postagens. Os estimados visitantes escusam de gastar tempo e dedos a elaborar sobre o tamanho das minhas publicações. É o meu blogue. Escrevo postagens do tamanho que me apetecer. Se quisesse escrever pouco texto seria assídua no Twitter e não aqui.  Convido quem tanto se aborrece com as minhas extensas postagens a ir dar uma volta até lá. Em alternativa não faltarão, decerto, blogues com postagens mais curtinhas: também podem rumar a esses recantos. Em tempos preocupei-me com essas opiniões sobre o tamanho, erradamente, já que sabemos todos que "o tamanho não importa". Não estou aqui para rentabilizar o blogue monetariamente ou para trepar pelo ranking do Google acima, pelo que regras de SEO, como uso e frequência de keywords,  títulos assim ou assadoou número de caracteres, ficam à porta; nem tão pouco para seguir tendências da modernidade, assim é que o novo acordo ortográfico não se usa aqui; nem para conseguir um lugar brilhante na esfera dos blogues: não estou nesse campeonato, nunca estive. Também poderei até ignorar regras de redacção estimulante ou outros deveres literários: isto não é um concurso de contos com número de páginas limite a Times New Roman, fonte 12, nem um conjunto de textos candidatos a uma edição na Chiado. Isto é simplesmente o meu recreio. Quando estou a escrever um copy, ou um texto para um jornal, ou um relatório ou a rever um texto atendo aos critérios devidos. Mas neste blogue a escrita faz-se em roda livre. Tanto pode alcançar um parágrafo de três linhas, como sete de vinte e três. Começo e acabo onde bem me apeteça. Como a chuva quando cai. Vão lá dizer-lhe para não chover tanto à vossa porta a ver se ela se incomoda. Se muito texto desencoraja os "meus" leitores, paciência. Aborrece-vos, é? Lamento o vosso desapontamento mas ele tem solução: é seguir viagem. Critiquem o meu tom, a forma, a pontuação, apontem erros ortográficos e de construção para que possa corrigir, as ideias tontas, os assuntos sobre que escolho escrever e talvez vos preste atenção. E não me digam que tenho mau feitio: garanto que ainda não viram nada.

Voltando aos desafios, aqui vos deixo um desafio. As questões são muitas mas as  regras deste desafio são curtas, e as respostas ainda mais curtas que é para não terem hipótese de dizer que não têm tempo para responder!



Desafio das 100 coisas que já fiz ou nunca fiz

a. Respondam apenas com Já e Nunca 
b. Linkem quem vos desafiou, usem o "selo" e desafiem pelo menos um blogue;

  1. ____aprendi um poema de cabeça
  2. ____construi um boneco de neve
  3. ____assisti a uma ópera 
  4. ____fiz uma dieta a sério
  5. ____me dediquei a um hobby 
  6. ____escrevi um diário 
  7. ____pratiquei nudismo 
  8.  ____fracturei um osso 
  9. ____vi um eclipse
  10. ____fui à Missa do Galo 
  11. ____fui a pé para o trabalho
  12. ____fiz uma tatuagem 
  13. ____ganhei um concurso 
  14. ____conheci uma pessoa que admiro 
  15. ____me mascarei de Pai Natal
  16. ____escrevi um poema
  17. ____passeei de mão dada com a/o namorada/o
  18. ____preguei um prego
  19. ____corri  uma maratona
  20. ____descolorei o cabelo e fiquei louro/a
  21. ____paguei uma promessa em Fátima
  22. ____visitei o zoológico
  23. ____passei um mês sem usar a internet
  24. ____fiz uma operação plástica
  25. ____apanhei uma bebedeira 
  26. ____reuni dinheiro para uma boa causa
  27. ____cosi um botão que se arrancou de um casaco
  28. ____me vinguei de alguém que me prejudicou 
  29. ____fui à televisão
  30. ____perdi dinheiro
  31. ____me fizeram o retrato/caricatura
  32. ____fui num cruzeiro 
  33. ____aprendi a tocar um instrumento
  34. ____adoptei um animal
  35. ____pratiquei yoga
  36. ____comprei um carro eléctrico
  37. ____fiz trabalho voluntário
  38. ____me perdi numa cidade estrangeira
  39. ____votei nas eleições 
  40. ____fui a uma sessão espírita
  41. ____roubei uma rosa num jardim
  42. ____doei sangue
  43. ____fiz meditação
  44. ____gravei um coração e iniciais numa árvore
  45. ____cortei o meu próprio cabelo
  46. ____entrei numa Flash mob
  47. ____fechei a conta do Facebook
  48. ____cozinhei uma receita não Europeia
  49. ____fiz amor ao ar livre
  50. ____comprei uma obra de arte
  51. ____matei um animal
  52. ____plantei  uma árvore
  53. ____escrevi (carta/email) ao artista favorito
  54. ____li a Bíblia
  55. ____me tornei vegetariano/a
  56. ____usei um piercing
  57. ____ouvi discos de vinil
  58. ____fui sozinho/a ao cinema
  59. ____comi algodão doce
  60. ____fiz topless
  61. ____comi caracóis na esplanada
  62. ____fiz uma directa
  63. ____vi um O.V.N.I
  64. ____escrevi um livro
  65. ____cortei a relva de um jardim
  66. ____joguei na Lotaria
  67. ____fiz palavras cruzadas
  68. ____andei nos carrinhos de choque
  69. ____fui ao teatro
  70. ____desmaiei
  71. ____comi sozinho/a num restaurante
  72. ____frequentei a biblioteca da minha cidade
  73. ____me apaixonei a sério
  74. ____viajei sozinha/o para o estrangeiro
  75. ____pedi um autógrafo a um/a famoso/a
  76. ____abracei uma árvore
  77. ____mudei uma fralda
  78. ____escrevi na parede do WC
  79. ____ofereci flores
  80. ____me encontrei com alguém conhecido na net
  81. ____morei sozinho/a
  82. ____coleccionei mais de 100 items de algo
  83. ____cozinhei num forno solar
  84. ____beijei na boca alguém do meu sexo
  85. ____jantei à luz das velas
  86. ____fiz algo proibido
  87. ____escrevi uma carta de amor
  88. ____passei um dia sem falar com ninguém
  89. ____fiz campismo selvagem
  90. ____me leram a sina
  91. ____fiz pão em casa
  92. ____andei à boleia
  93. ____construí um castelo de areia
  94. ____dormi nu/a
  95. ____comprei roupa em segunda mão
  96. ____experimentei lentes de contacto
  97. ____desliguei o telemóvel durante uma semana
  98. ____arranquei um dente
  99. ____fiquei preso/a no elevador
  100. ____fiz listas de coisas que fiz e nunca fiz para passar o tempo.

Comentários