Os cartazes do Festival Internacional de BD de Beja


















Já não falta muito tempo para mais um Festival de Banda Desenhada, em Beja. Gosto imenso dos cartazes do Festival Internacional de BD de Beja. São obra de Susa Monteiro, uma artista que nasceu em 1979, em Beja, onde vive actualmente.

Estudou Realização Plástica do Espectáculo, na Escola Superior de Teatro e Cinema, e Cinema de Animação, no Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão/Fundação Calouste Gulbenkian, tendo trabalhado em teatro e cinema até 2005 (ano em que inaugura a Bedeteca de Beja e se realiza a 1.ª edição do Festival de Banda Desenhada, com os quais passa a colaborar).

Desde então, dedica-se exclusivamente à ilustração e à banda desenhada. Tem ilustrado para livros, cartazes e para vários jornais e revistas portugueses (Visão, PÚBLICO, Diário do Alentejo, entre outros), e expõe individual e colectivamente, um pouco por todo o lado.

É voluntária da associação Cantinho dos Animais de Beja, desde 2009.



Susa Monteiro ilustrou, entre outros, o livro Sonho, da colecção Imagens Que Contam, que pode ser adquirido online, na WOOK. Esta narrativa contada exclusivamente através de imagens,  integrada num formato com algumas regras predefinidas: 32 páginas (mais guardas), um título com uma palavra apenas e a reinterpretação do logotipo da editora Pato Lógico,  são estas as regras da colecção, foi Prémio Melhor Ilustrador Português no Amadora BD 2018:

"Quando sonhamos, deslizamos para dentro do que somos; chegamos aonde nunca fomos. Nos sonhos, todos os lugares e todos os finais são possíveis. Neste, uma sucessão de acontecimentos vai empurrando um homem através da selva, pelo espaço, por entre mar, ilhas e vulcões, até uma estranha casa no deserto cheia de pinturas pré-históricas que ganham vida…"

Sugestões de leitura:

Susa Monteiro no Instagram

O sonho de Susa Monteiro tem tigres e outros seres extraordinários, no DN


Comentários