Teste simplificado para saber se tem Alzheimer

O mal ou doença de Alzheimer  foi identificado pela primeira vez em 1906 pelo cientista alemão Alois Alzheimer. É a mais comum forma de demência. Caracteriza-se pela perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Isso conduz a que a  memória e o funcionamento mental sejam afectados, sucedem-se esquecimentos, confusão, mudanças de humor e desorientação no tempo e no espaço. À medida que a demência progride, os doentes vão sofrendo alterações no comportamento, na personalidade e perdem a capacidade de raciocinar logicamente.

O  processo de neurodegeneração não tem uma causa clara. Além da idade, acredita-se que a exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, chumbo, alumínio, e solventes orgânicos, medicamentos diversos, um trauma craniano, a exposição à radiação, o estilo de vida,  infecções, doenças imunológicas, altos níveis de colesterol, a obesidade, o diabetes, o excesso de estimulantes como a cafeína e falta de actividades intelectuais possam contribuir para o aparecimento da doença.

A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos de idade ou mais. Apesar de muito menos comum, o Alzheimer precoce pode afectar pessoas com idade inferior a 65 anos.

Faça um teste rápido e sem pressa para saber se tem ALZHEIMER! 
Complete as palavras seguintes com as letras que faltam:


1. _aralho

2. _oda

3. F_da

4. Por_a

5. P_ta

6. _enis

7. _olhão


Agora, confira as respostas:


1. Baralho

2. Boda

3. Fada

4. Porta

5. Pata

6.Ténis

7. Bolhão. (Antigo mercado do Porto.


Resultado do teste:
Relaxe! Não tem sinais nenhuns do mal de ALZHEIMER. Apenas uma cabeça muito suja.😁

Sugestão de leitura:

Agora, que já nos rimos, seguem-se algumas informações mais sérias sobre os sinais de alerta para um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, aqui.

Testemunho - Ver quem você ama indo embora todos os dias, por Renata Suter, jornalista

Comentários