Receita de Natal : Bolo Tronco de Natal



Este Tronco de Natal é uma receita do canal Receitas do Paraíso, do blogue Receitas do Paraíso. Tinha prometido aos meus comensais fazer um Tronco de Natal. Sem forno, não podia usar a receita que conhecia, com muitos ovos, e que exigia um grande tabuleiro. Fui ver ao Youtube e receitas de Troncos de Natal é que não faltam. Mas eu precisava de uma receita de pouca quantidade de massa. Ver a receita filmada deu-me alguma confiança. Pareceu-me que a podia fazer no pequeno forno eléctrico. Segui as porções para a massa mas juntei raspa de laranja. A cobertura que fiz é diferente, - leva natas, manteiga e chocolate preto, não leva nem leite, nem açucar, nem farinha. Deve ser mais amarga e mais dura que a do video. Mas já a tenho usado e sabia como ficava, pelo que preferi.

Gostei do resultado! Ficou um tronco com um tamanho razoável, embora não desse para enrolar muito. Creio tê-lo achatado demais e  devia tê-lo deixado cozer menos. Mas foi a primeira tentativa! Para o ano já deverá sair melhor! Para decorar bem que gostava de ter usado a plantinha verdadeira! Mas era difícil encontrar aqui. Pensei em groselhas ou cerejas cristalizadas, folhas de cidreira e outras hipóteses.  Depois acabei por resolver utilizando uma decoração de Natal que não tinha usado. Separei o raminho, lavei tudo, e desinfectei e em vez de um, que seria enorme para um tronquinho com esta dimensão, fiz dois raminhos. 

O bolinho ficou gostoso e foi muito elogiado. Os meus agradecimentos à Fernanda Meneses, que me ajudou a resolver o berbicacho! Feliz Natal!





Comentários