Calendário 2019 para CD-Box: download e instruções


Se fez o download do pdf do calendário 2019 para CD Box, uma oferta do blogue Palavras Cruzadas, aos novos subscritores da lista de correio, e agora está com dúvidas sobre como proceder, está no local certo para ser esclarecido. Vamos a isso!

( Uma nota para eventuais subscritores: após a sua confirmação da subscrição da lista, receberá na sua caixa de correio um novo email com o link para o download do pdf Calendário 2019. Esta lista de correio vai permitir-me enviar-lhe correio com notícias e até eventuais surpresas. Prevejo que isso suceda apenas de dois em dois meses. Em qualquer momento pode remover-se da lista.)

A montagem do calendário para CD Box é muito simples. Fiz uma pequena reportagem fotográfica para tornar mais claro o processo. 

Após o download, deve imprimir o calendário numa cartolina. O papel comum, de fotocópia, não será uma boa escolha pois a gramagem é muito baixa. As folhas brancas que se vêem na imagem são de cartolina de 170 g, da marca Sadipal. Vai precisar de um X-acto e de uma régua metálica para cortar as impressões do calendário, sobre a mesa.

Todos sabemos cortar papel com um x-acto mas convém sempre ter presente que a régua deve estar colocada sobre a parte impressa, que desta forma fica protegida de um deslise mais traiçoeiro da lâmina. Não utilize uma lâmina muito usada ou o corte vai arranhar a cartolina em vez de cortar.
São apenas 7 folhas, que se cortam num instante com o auxílio das guias - pequenos traços a preto  que encontrou nos vértices de cada quadrado e que assinalam as linhas de corte. Ei-las já cortadas.

Possivelmente terá uma caixa de CD algures no escritório ou em casa pronta para ser usada neste projecto DYI de Ano Novo! Tem de separar as três partes que a compôem e de as remontar. Repare: a parte de dentro, onde o CD se encaixa, se quiser, pode ser descartada. A base, a parte onde esta se encaixa, será a base do calendário. A tampa que fecha a caixa será o expositor: é lá que costuma estar inserido o booklet do CD; agora,  o espaço vai ser ocupada pela página correspondente a cada mês do ano.
  Para que a tampa se transforme em expositor basta que seja colocada ao contrário. Volte a base da caixa de CD para baixo e assente-a na mesa. Agora ensaie a posição da tampa. É fácil. Basta encaixar de novo. Não irá conseguir fechar a caixa porque a tampa fica voltada para fora. Observe como fica depois de pronto.

6º As 14 folhas (12 meses, capa e contracapa)  não cabem todas entre os suportes "meia lua" onde encaixa o booklet. Pode guardá-las debaixo da base ou cima dela. Na base também pode escolher colocar a contracapa na base e recolocar a caixa de suporte onde o CD é encaixado. Se fizer isto, já não poderá guardar quaisquer folhas debaixo dela, mas a base fica mais robusta. 

Já vi à venda na net caixas plásticas  especificamente destinadas a colocar as folhas de calendário para CD Box. Surgiram em virtude do sucesso deste velhinho projecto DIY, em tempos muito popular,  destinado a reutilizar caixas plásticas de CD.  A título de curiosidade fui procurar e descobri que já passaram dez anos desde que o meu blogue Papelustro fez oferta de um calendário CD Box.


Se desejar um calendário semelhante com fotografias de um qualquer outro tema, ou suas, ilustrações, citações, etc, posso produzi-lo para si. Contacte-me usando o formulário do blogue.

Comentários