SOMNII na Figueira da Foz: um escândalo!



Anda a circular um video, que suscita partilhas e comentários díspares. É isto: um carro a bombar som e um jovem deitado sobre o mesmo, a celebrar a vibe do momento. Isto passa-se na av. 25 de Abril, junto da Torre do Relógio, próximo do local onde estava instalado o palco do RFM SOMNII. A pessoa que filmou, repetia a dado momento da filmagem, " Não sei se rio, se choro".
Devo estar a ficar velha pois vi o video e não achei nada de mais. Não seria uma coisa normal hoje, ou amanhã, quase meados de Julho, mas era o Somnii, é expectável alguma euforia fora da norma durante os três dias que dura. O miúdo estava a curtir o som do seu carro, a estrada até estava cortada por questões de segurança, se não estou em erro. Qualquer pessoa se podia deslocar, afastar-se, há muito espaço, se se sentisse incomodada; ou então ir lá falar com ele e dizer-lhe se podia baixar o volume. É possível que ele não fosse um zombie de cérebro cozido e apenas um jovem a curtir o seu som e algum álcool ou ervita, nada de mais, e fosse sensível ao pedido. Nah, nah, qual falar com o jovem! O que se impõe é filmar o idiota alegre e subir nas redes porque nós somos todos uns cromos certinhos, nunca mijamos fora do penico. É apenas um puto a fazer estrilho na avenida para uma afluência de quantas pessoas? 30.000?  Julgam mesmo que o caso é significativo de quê? Saudades que tenho do tempo em que não era certinha sem causar prejuizo de monta a ninguém. Tenho lido muitos comentários de gente muito escandalizada com o que se passa no Sunset, a dizer que não há condições, que não acrescenta nada à Figueira e só causa transtornos. Por acaso o contrato acaba este ano, pode ser que o acontecimento demoníaco volte para Moledo e depois já podem curtir a Figueira descansadamente, orgulhosamente sós, o verão inteiro. Nem de borla eu ia para o areal, não é música nem evento que aprecie. Mas sei de putos que vão trabalhar nas férias para terem dinheiro e irem ao Sunset pois adoram: adoram o convívio, a cidade e a praia. Imaginem que um dia vão recordar esses momentos e pensarem na Figueira com saudade. Eu nem sou figueirense e acho isso porreiro: é como quando eu esperava por Setembro todo o ano para ir ao Festival de Cinema da Figueira da Foz.  Se o retorno do RFM SOMNII para a Figueira é muito significativo? Não faço ideia. Mas será o prejuizo assim tão elevado quanto me é dado ler por aqui?

Comentários