O Papa Francisco vem a Fátima e faz mover o dinheiro: é um milagre



Ora papem lá esta. Se pensavam que aquelas meninas que acampavam junto do Meo Arena para o concerto do Justino estavam possuídas então o que vão agora dizer quando souberem que adultos pagam 992 euros por uma noite em quarto duplo económico com dormida em saco-cama algures na cidade fenómeno de Fátima. Os responsáveis pelo alojamento devem ter sido inspirados pelo "espírito de pobreza" que anima a vida dos Fransciscanos - qualquer saquito cama chega e até é demais. Não sei se vão dormir em estrados ou se é mesmo no chão. A notícia não dizia, mas mencionava ainda outros preços e modalidades. Não sei se a fé move montanhas mas seguramente move o dinheiro. Também gostava de ter. Dinheiro, claro.

A propósito da vinda do Papa a Fátima muitos são os que tentam fazer dinheiro com isso. Ora papem lá esta. Ultimamente o Facebook deixou de tentar vender-me sapatilhas. Agora alterna entre propostas para me acasalar com motociclistas que vivem na minha zona ou sugestões de venda da "arma de beleza secreta que usam os VIPs e as estrelas". Dia sim, dia não, também me tem brindado com o anúncio do Papa Solar. Primeiro pensei que fosse um relógio ecológico e comecei logo a imaginar os bracinhos do Papa a andar à roda, embora para ser fiel à engenharia de um relógio um dos braços tivesse de ser mais curto, detalhe pouco estético mas que também daria expressão à diferença, portanto, socialmente positivo. Depois pensei que fosse mesmo um relógio de sol e imaginei a sombra do Papa a reflectir-se nas superfícies para me dar a conhecer a quantas ando. À noite talvez só funcionasse à luz da vela. Essa parte da funcionalidade do produto configurava-se-me algo nebulosa. Hoje a curiosidade ganhou-me e abri o link do Papa Solar. Não é um relógio mas algo de supremamente útil e não resisto a partilhar convosco: "Com toda a sua energia vinda do sol, este pontífice benevolente faz as suas bênçãos a partir da tua prateleira, janela ou tablier. Sempre que um raio de luz lhe toca ele irá, com um abanar de mão, assegurar que tudo ficará bem. 2% do valor das vendas deste produto será doado à UNICEF. " E eu que ando tão precisada de que tudo fique bem a ignorar continuamente esta benesse de consumo, um espalha-bênçãos a energia solar, a dois meros cliques de distância e por apenas 22.50 euros! Antes de encomendar fui ver a ficha do vendedor pois nunca se sabe se não será mais um artista a vender gato por lebre. Pareceu-me ser boa gente, aliás, para dar uma esmolinha por cada compra para as crianças famintas de África tinha de ser boa gente. Diz assim: "Adoramos ver pessoas felizes por apenas olhar para um objecto! Por isso decidimos abrir uma loja com os gadgets, obviamente, mais originais, desaborrecidos, que protejam o ambiente, os animaizinhos, as plantinhas e outros afins e que façam pessoas felizes por apenas olhar para eles!" Espantoso. Comparem lá isto. Ao contrário do Facebook que - dizem os estudos - nos torna a todos muito infelizes, invejosos e sei lá que mais, olhar o Papa Solar torna-nos felizes! E nem temos que dar Likes, nem comentar, nem partilhar postas de pescada, nada. É tudo na paz, um exercício contemplativo por excelência, deveras apaziguador, todo ele luz, energia solar... Começo a acreditar que é desta que posso dizer adeus ao psiquiatra e ainda poupo na fluoxetina. Até já estou mais desaborrecida e só ainda olhei para a imagem umas quantas vezes. E vocês? Já estão a sentir alguma coisa?

Comentários