12/16/15

Star War's Christmas Album - as canções de Natal da Guerra das Estrelas!


Capa do CD - 1996

Nos próximos dias a internet vai transbordar de informação sobre a estreia do sétimo filme da saga Star Wars - chega às salas de cinema o Episódio VII-O despertar da Força. Vi o primeiro filme no momento da sua estreia em Portugal, quando a Guerra das Estrelas era apenas a Guerra das Estrelas. Depois vieram mais filmes e começaram a ser nomeados como “Episódios”, era a única forma de manter a casa em ordem com a chegada das prequelas. Mas a partir daí eu perdi o fio à meada: até hoje nunca sei se a O império contra-ataca se segue O ataque dos Clones ou se à Vingança dos Sith se sucede Uma nova esperança! Da última vez que vi os filmes Star Wars agarrei nos DVD e segui a ordem da caixa. Resulta.

Ainda não tenho bilhete e tão pouco agendei a ida ao cinema. Se é o filme que mais aguardo neste final de ano? Não, nem por isso. Mas não enjeito a possibilidade de ver o trio inicial - Han Solo, Luke e Leia - reunido e que destino lhe deram. Também digo que  parece estarem a espremer o que podem e o que não podem destas personagens icónicas e destes actores e desta história. Já chega, não? Não, parece que não pois já estão previstos mais filmes. Mas, vendo bem as coisas, já estamos muito longe do universo inicial. Ou será que esta é a vez em que estaremos mais perto? É esperar para ver, já faltou mais.

Já escrevi neste blogue sobre a A Guerra das Estrelas , a forma como mudou a forma de vender um filme ao público, o renovado olhar que lançou sobre o género e a escola dos efeitos especiais. Goste-se ou não é impossível ignorar o fenómeno de popularidade deste filme -  em todo o lado há sempre alguém que sabe qualquer coisa sobre a Guerra das Estrelas: ou conhece os brinquedos de plástico, a Estrela da Morte, os robots,  os Stormtroopers, ou Darth Vader, o vilão mais popular do cinema, ou conhece os actores, ou então as falas, ou a banda sonora. A Guerra das Estrelas é um dos filmes mais virais de todos os tempos, efeito potenciado, claro, pela crescente facilidade da comunicação a nível global, mas também e primeiramente pela sua avassaladora apropriação pela cultura popular. 

Mas nem tudo o que reluz neste universo são estrelas. Alguns dos filmes não foram exactamente um retombante sucesso, algo normal num quadro de exploração continuada de um conceito inicial. E o que dizer sobre um obscuro LP lançado na década de 80 intitulado Christmas in the Stars: The Star Wars Christmas Album?! Recebi por email a canção What can you get a Wookie for Christmas com votos de Boas Festas.  A letra leva-nos a questionar o que dar a um Wookie quando ele já tem uma escova!! É um problema encontrar um presente para um cabeludo tal. Nem galochas, nem alfinete de gravata, nem espuma de barbear, nem chapéu no cume peludo. Amor e compreensão, boa vontade entre os homens, isso sim, envoltos numa fita vistosa...Superado o espanto, rumei ao Youtube e ainda encontrei Sleigh Ride pelos nossos conhecidos C-3PO e R2-D2!

Dispensava esta porção de conhecimento,  obséquio de um estimado amigo que partilha da minha cinefilia. Mas há mais, este LP é como o Ovo Kinder, tem supresa dentro. A  voz deste hino intergaláctico acreditem ou não é a de um irreconhecível Jon Bon Jovi – ao tempo ainda John (Francis) Bongiovi!

Se quiserem incluir What can you get a Wookie for Christmas  no rol das canções desta quadra natalícia, aqui vai uma pequena ajuda- a letra! Divirtam-se!

What can you get a Wookie for Christmas
When he already owns a comb
What can you get in a hurry for a furry kind of friend like that
To take home

Oh, he doesn't need a tie clip
And he doesn't use shaving foam
So what can you get a Wookie for Christmas
When he already owns a comb

(Spoken:) It's really a problem

What can you get a Wookie for Christmas
when he already owns a comb
What can you get in a hurry for a furry kind of friend like that
To take home

No, He'll never wear galoshes
Or a hat upon his furry dome
So what can you get a Wookie for Christmas
When he already owns a comb

Let's give him love and understanding
Good will to men
We wrap it all up in bright colored ribbon
And we give it to him all over again

And that's what you get a Wookie for Christmas
When he already owns a comb.
That's what you get in a hurry for a furry kind of friend like that
To take home

'Cause he doesn't need a tie clip
And he doesn't need shaving foam
So that's what you get a Wookie for Christmas
Log on to kill this message.
When he already has a comb
When he already owns a comb!


1 comment:

Anonymous said...

Belinha, só mesmo tu para desencantares estas pérolas. Feliz Natal! Já foste ver o filme? Eu vou amanhã. Beijos, Sara

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...