Receita: bolachas de gengibre para o Natal

Desafiei o meu sobrinho para fazer bolachas de gengibre! Nem ele nem eu tínhamos alguma vez comido este tipo de bolachas tão famosas entre os norte-americanos na época natalícia a par das Sugar Cookies! Pedi a uma amiga americana que me desse a receita dela pois queria fazer uma fornada de "Gingerbread man" o mais próximo possível da receita tradicional. Mas ela não me garantiu que esta fosse a receita mais típica, apenas a que ela faz. Depois descobrimos que também não tínhamos a forma do "homem de gengibre"! Mas entre ontem e hoje as bolachas já quase sumiram do prato e já se fazem previsões para a próxima fornada!

Um dos problemas que tivemos de resolver foi como substituir o Maple Syrup - Xarope de Ácer ou de Bordo, um produto extraído da seiva dos Áceres, árvores abundantes no nordeste dos EUA e no Canadá e que ilustram a sua bandeira. Até muito tarde pensei que a substância que os bonecos dos desenhos animados lançavam nas torres de panquecas era mel! Depois descobri que era Maple Syrup! Procurei no supermercado mas não havia. Pensei em substituir por mel de cana da Madeira mas também não consegui encontrar e então usei melaço de cana da Cimarron.


Não sei se por causa do melaço a massa ficou mais escura do que imaginava! O açucar mascavado também já é escuro. É um tipo de açúcar produzido a partir do caldo recém extraído da cana-de-açúcar, não refinado, como acontece com o açucar branco. Cheguei a pensar que tinha sido uma má opção, mas provei a massa e ela estava bem gostosa!

 As bolachas são realmente fáceis de fazer. Primeiro mistura-se o bicarbonato e as especiarias - canela, gengibre, noz moscada e cravinho em pó - na farinha. Não usámos sal pois a manteiga que íamos utilizar já tinha sal. Ali está ela a derreter ao lume!Depois retirámos a manteiga do lume e juntámos à manteiga derretida o açucar mascavado e batemos bem! De seguida juntámos o ovo!
Aqui a massa ficou bastante escura em virtude do melaço - foram três colheres de sopa de melaço de cana, mas até penso que poderiam ser apenas duas. Depois de bem incorporado...
 ...o meu sobrinho deitou o preparado na taça da farinha.
 Primeiro amassou com a colher mas depois é preciso meter a mão na massa!
Quando a massa está bem ligada envolve-se em película plástica e vai 1-2 horas para o frio do frigorífico. Só a deixámos ficar lá uma hora porque tínhamos pressa em fazer as bolachas - a hora do lanche não tardava aí!
 Uma vez retirada do frigorífico coloca-se entre duas folhas de papel vegetal enfarinhado.
 Usa-se o rolo da massa para fazer uma placa de 5mm. Mas é difícil acertar nesta medida! Acho que as nossas bolachas ficaram com espessura diferente. Ainda crescem no forno!
 Depois da massa estar esticada usam-se as formas para cortar as bolachas!
A fase final é colocar as bolachas sobre papel vegetal num tabuleiro e levar ao forno durante 7- 10 minutos a 200º.
Ei-las já assadas e a sair do forno, prontas para serem decoradas com glace de açucar! Nós dispensámos a decoração, fica para a próxima!

Como fazer a glace de açucar para decorar as bolachas? É muito fácil. Bate-se 1 clara em neve até ficar firme. Adiciona-se, aos poucos, 220 g de açúcar de confeiteiro sempre a bater. Por último junta-se 1 colher de sopa de limão e bate-se um pouco mais. Pode depois dividir-se o preparado em pequenas porções e acrescentar corante alimentar. Usa-se um saco de pasteleiro para fazer os desenhos e também se podem utilizar pequenos sacos plásticos a que se corta uma das pontas.

Segue a receita das bolachas de gengibre:

Ingredientes

Especiarias
1,5 colher de chá de gengibre
1,5 colher de chá de canela
0,5 colher de chá de noz moscada
0,5 colher de chá de cravinho em pó

1 ovo
300 gr de farinha de trigo, sem fermento
150 gr de açucar mascavado
100 gr de manteiga (sem sal)
1 ovo
1 colher de chá de bicarbonato
0,5 colher de chá de sal fino ( se usar manteiga com sal, não use mais sal)
3 colheres de sopa de melaço de cana

Outros
Formas
Papel vegetal de ir ao forno
Saco de pasteleiro

Uma curiosidade: querem ver como se produz o Maple Syrup Fulton no Canadá?  Os Fulton fabricam-no há 160 anos e há 5 gerações. Este é o site da marca.

Comentários