Ex-futebolista Ricardo Vitorino precisa da sua solidariedade


A SAD do Vilafranquense organizou no passado sábado, dia 31 de Maio, um jogo solidário cuja receita de bilheteira reverteu totalmente a favor do seu antigo atleta, Ricardo Vitorino. O jogo realizou-se no Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, pelas 16 horas, com bilhetes a quatro euros, com a participação de dois internacionais portugueses, Carlos Martins e Miguel Rodrigues (Nacional), entre outros jogadores.

Acabo de ler esta notícia no JN online. Peço que leiam. É uma história verdadeiramente dramática. Ricardo Vitorino, hoje com 35 anos, viu o sonho de ser futebolista terminar aos 19, quando foi atingido por uma bala perdida que lhe perfurou a medula, o pneumotórax e três vértebras. O autor do disparo foi multado por posse ilegal de arma e seguiu com a sua vida. Ricardo acordou no hospital, deu dois passos, caiu no chão e nunca mais conseguiu andar. Mais tarde, em 2006, já numa cadeira de rodas, Ricardo deu uma queda ao passar da cadeira para uma piscina em Tróia. Desta queda resultaram ferimentos que infectaram e que obrigaram à amputação de ambas as pernas atingidas por gangrena. Hoje Ricardo Vitorino vive com imensas dificuldades, sem sequer tido tempo para fazer descontos significativos ele recebe uma pensão de invalidez de 215 euros. O dinheiro não chega para nada, entrando na conta no dia 10, sumindo no dia 11 na totalidade, nem chegando para medicamentos. De desportista com um futuro promissor - treinou ao lado de Maniche e Deco - a pessoa profundamente dependente, esta é uma história que não deixará ninguém indiferente. A vida de Ricardo resume-se a ver TV. Assistir aos jogos de futebol na televisão, o desporto continua a ser a sua paixão, é o seu entretém. Ricardo gosta de viver - "Tenho dois braços, tenho de me fazer à vida", diz Ricardo aos amigos.

Pergunto se não podemos ajudar a tornar o dia-a-dia de Ricardo um pouco melhor. Se tem possibilidades de ajudar o Ricardo de alguma forma, informe-se da sua situação. Se pode contribuir com um donativo isso será seguramente uma grande ajuda. O NIB da conta de Ricardo Vitorino é 0035 0873 0006 3407 3007 6.  Vou contribuir com um pequeno donativo. Pode também divulgar esta situação no seu blogue, twitter e Facebook.

Comentários