O caroço de abacate germinou e já cresceu uma planta!

Olá amigos das plantas e dos cultivos nas varandas! Finalmente trago mais novidades crescidas sobre o caroço de abacate que coloquei a germinar em Novembro, altura em que fiz guacamole, e que mostrei em Dezembro, lamentando-me da minha sorte, mal sabendo que ainda havia muito que esperar!! E depois, nova postagem, mais tarde, em Fevereiro,  quando uma raiz já serpenteava do copo de água! Portanto, foram mais ou menos três meses até crescer uma raiz. Foi a fase mais lenta e desinteressante! Aconselho a que experimentem pois quando a planta começa a crescer, bem, cresce mesmo depressa. Eu não fui cuidadosa, não tenho fotos e datas, desculpem a minha falta de rigor científico! Penso que vamos ter de dividir isto em até Fase até ao S.João, Fase Depois do S.João e Fase AGORA! Felizmente fotografei o abacate junto do manjerico ou nem esse ponto de referência teria! 


Antes do S. João


Quando a planta tinha 5 folhas desenvolvidas foi a altura de a mudar do copo de vidro para um vaso. Olhem só aquele caule! O meu sobrinho ajudou!




 




No dia de S. João
Fotografamos as nossas plantas! Às cinco folhas já se tinham juntado mais meia dúzia. Nesta altura estávamos todos muito entusiasmados com a velocidade a que a planta crescia e apareciam novas folhas! Tínhamos a certeza que tudo estava OK!


Estas fotografias são de Julho, uns dias depois da vaga de calor. Descobri umas manchas nas folhas e fui a correr para a internet à procura de literatura que me permitisse perceber o que era aquilo. Já pensava que era um fungo e que a plantinha ia morrer! Fartei-me de ler sobre as maleitas das plantas de abacate! Não cheguei a nenhuma conclusão. Mas entretanto a planta continuou a crescer e a ganhar mais folhas e as manchas não apareceram em mais nenhuma!





E esta é a Fase "Agora mesmo".
Constatem como cresceu!Mede cerca de 40 cm de altura e está cheia de folhas. Lá pelo meio há também uma folha mordida pela Nucha que parece ter apreciado o sabor da planta! Foi a forma dela dizer que também gostava da planta de abacate! Daqui a um tempo actualizo a postagem!






Comentários

Ludelirium disse…
Você chegou a cortar o topo da planta? Li nos posts que seu objetivo era cortar, mas não li se cortou, a que altura cortou, etc.
Obrigada =)
Unknown disse…
Nossa, que legal, agora que minha semente começou a germinar. Adorei ver o desenvolvimento da semente...