Legumes orientais na cozinha: a cabaça (lauki/ghiya)




Olhem o que me apareceu na cozinha! Mas o que é isto? Fui ao Google. Só sabia que era um legume oriental. Mas...e o nome?!! Observem a variedade de legumes orientais. E há ainda mais. Depois de uma viagem pelos legumes do oriente eu identifiquei esta cabaça (lauki/ghiya) como um dos vegetais favoritos na cozinha indiana. Parece-me que é isto! Será?!! Da família da cabaça (Lageneria vulgaris), li, é verde-amarelado na casca e tem polpa branca com sementes brancas embutidas na carne esponjosa. É exactamente assim. Ele também é conhecido por outros nomes, consoante os locais, tais como abóbora-garrafa ou blottle gourd, - pois é usado como contentor, quando crescido - cabaça branca, calabash, lauki, doodhi, ghiya, pul qua, opo squash, long melon!!!

Dizem que é odiado pelas crianças e jovens, pois não tem um grande sabor, mas muito do agrado dos adultos, que lhe reconhecem inúmeras propriedades. Ocupa o primeiro lugar no sistema médico ayurvédico indiano, sendo consumido desde tempos ancestrais pelo seu valor na saúde. Quando jovem tem um sabor suave, mas depois fica amargo! Uns chamam-lhe melão, outros abóbora! Pode ser comido cru, finamente fatiado, como acompanhamento, ou salteado ou em sopa. Também pode ser cozido no vapor. Eu fiz sopa com ele. Temperei com sal na cozedura, onde também juntei cebola e outros dos nossos legumes, incluindo feijão. Depois foi tudo moído e ficou muito saboroso, com textura aveludada.

Pertence à família Cucurbitaceae (inclui abóbora, melão, pepino, etc) e deve ter tido origem em África mas o cultivo espalhou-se e hoje é amplamente cultivado nos trópicos, especialmente na Índia, Sri Lanka, Indonésia, Malásia, Filipinas, China, África e América do Sul tropical.

A cabaça é baixa em gordura e calorias e de fácil digestão. É rica em fibras alimentares. É composta por 96% de água e fornece várias vitaminas (vitamina C e algumas vitaminas B) e minerais (ferro, sódio, potássio, e elementos vegetais). Parece ser uma boa alternativa à popular courgette!

Comentários

Andreia Silva disse…
Olá! Adorei seu blog. Tem de tudo! Encontrei diversos assuntos muito interessantes. Parabéns pelo blog.

Vi que você participa do 'Siga-me". Eu também participo e já estou te seguindo. Venha me seguir também.

Beijos!

http://arteemagiadocroche.blogspot.com.br/