Festival Fusing deixou arte urbana na Figueira da Foz



O FUSING registou a sua 1ª edição na cidade da Figueira da Foz, em Agosto, com sucesso. Tratou-se de uma experiência cultural, um evento multidisciplinar que assentou na fusão entre quatro áreas, a música, arte, o desporto e a gastronomia. O seu objectivo foi mobilizar culturalmente a cidade da Figueira da Foz e vários públicos através da realização de concertos, exposições, performances, instalações, quer no recinto do evento, quer por toda a cidade. Marcado pelas tendências urbanas mais recentes e multiplicidade de géneros e estilos, o Fusing conseguiu alcançar o seu objectivo, criar um reboliço artístico e cultural por toda a cidade. O festival Fusing, foi, na minha opinião, uma iniciativa muito positiva, que privilegiou a presença de valores nacionais, a originalidade em vez da cópia de modelos nacionais ou estrangeiros, e que lançou a raiz de um evento que se pode vir a tornar uma verdadeira imagem de marca da cidade, se regressar nos próximos anos e for apoiado pelo público.

No campo da música destaco a presença de nomes fundamentais da cena actual como os Orelha Negra, Paus, Frankie Chavez, Noiserv, ou António Zambujo, e também a realização de "pocket shows" musicais em diversos espaços. Também fizeram parte do programa a prática de desportos como o surf ou o snowboarding, e muitas experiências gastronómicas, que tiveram lugar no restaurado Mercado Municipal e em restaurantes, eventos estes que espalharam não só animação mas também aromas saborosos pelos ares da Figueira. Largo destaque para as artes, teatro e expressão plástica, com realização de workshops de ilustração e stencil, conversas sobre arte urbana e design, exposições de fotografia e mixed media, pintura de murais que agora podem ser apreciados nas paredes da cidade.

.


O FUSING Culture Experience deixou memórias com as pessoas e deixou também um rasto vivo de formas e cores em alguns locais da cidade da Figueira da Foz. Estas intervenções de Arte Urbana tiveram a WOOL como curador. Mário Belém, Add Fuel, Eime, Kruella d'Enfer e Samina são os nomes dos artistas que deixaram a sua marca e cujo resultado pode ser apreciado em vários locais que dantes eram como as fotos documentam:



Parque das Abadias - Centro de Artes e Espectáculos 
Arte Urbana da autoria de Mário Belém - Peixe laranja/Imaginário 




Rua Académico Zagalo 
Arte Urbana da autoria de Eime - Rosto a olhar o céu 



Avenida de Espanha 
Arte Urbana da autoria de Add Fuel - Azulejos, Herança Viva 





Rua da Fonte/Travessa de S. Lourenço 
Arte Urbana da autoria de Kruella d'Enfer - Raposas, Fox portal 









Rua da Liberdade 

Arte Urbana da autoria de Samina - Caras a preto e branco



(Mapa da cidade com a localização aproximada das intervenções)


Comentários

neia maciel disse…
oiê. te achei no agenda dos blogs.te seguindo.
bjs e um lindo final de semana.
Edvanda Crochê disse…
Ola amei teu blog, estou te seguindo me segue tbm?
http://edvandacroche.blogspot.com.br/
Olá,
Vi seu blog na lista do SIGA-ME e já estou seguindo.Vem me fazer uma visitinha e seguir o meu também.

Seu blog é muito interessante!

http://rgartes14.blogspot.com.br/