O Verão está ao rubro na praia da Figueira da Foz











Estamos no 4º dia de verão. Resolvi aproveitar as temperaturas altas antes que o tempo se vire ao contrário e fazer uma coisa diferente dos meus hábitos - ir à praia de manhã. Não estou convencida. Eu sou das que gosta da praia de tarde e nada a fazer. Mas este ano dá-me mais jeito assim, dar um pulinho a Buarcos de manhã cedo e dedicar-me aos meus afazeres de tarde. Quando cheguei a Buarcos os nadadores-salvadores estavam a hastear a bandeira verde. Depois, aos poucos, vieram os banhistas. A praia ficou bem composta mas tranquila, ainda sem aquele reboliço nervoso do pino do verão.

São 2,5 km a pé para ir e outro tanto para voltar. Não custa nada. A sério. 5km diários. É bom. Ao fim de 10 dias são 50 km. Não custa mesmo nada - isto sou eu a tentar convencer-me!!! Tirando a parte em que chego a casa com cara de tomate maduro pois debaixo deste sol nem com um sombrero de mexicano se consegue manter a frescura. E já vos disse que por mim passaram dois homens a correr em grande estilo? Tão ligeiros como se fossem a passear um bebé num carrinho?! Quando achamos que até nos estamos a portar bem, eis que a verdade nua e crua - e muito suada - passa por nós a correr como se estivessem a distribuir dinheiro lá atrás...!!Não, não estou mesmo em forma. Mas nem pensar ir de carro, autocarro ou avião. Este ano, não. Já bastou o ano passado. As caminhadas fazem parte do meu programa secreto para perder peso e ganhar resistência. Senti-lhes a falta durante o Inverno passado, e da praia também. Digam lá o que disserem: devo ter uma bateria que se carrega a energia solar. Nos dias de nuvens e chuva vou lá procurar ânimo. Mas este Inverno a bateria esteva sempre na reserva e eu a contar os dias para o Verão, a luz, o calor bom!

Mas nem 8 nem 80. Eu queria calor e os meus desejos foram ouvidos, o calor chegou em grande! Uma semana com temperaturas acima dos 30 graus?!! Devo ter esfregado demais a lâmpada do Aladino, ele foi muito generoso!! Suporto melhor o calor intenso do que o frio, mesmo pouco frio para mim já é demais!! Mas isto é dose! O coro de protestos soma e segue. 

A conversa sobre o tópico do calor está ao rubro: não se aguenta, não se consegue trabalhar, não se consegue pensar! Impossível é agradar a gregos e troianos. Uns a verem-se gregos com tanto calor, outros a sonharem com Tróia! (A praia) Água e sol. Água para lavar as mágoas, sol para secar as feridas. Os tempos não estão fáceis mas quem vive à beira-mar e gosta do que o verão promete está presentemente nas suas sete quintas. À saída do trabalho, ao fim do dia, ainda se está a tempo de um mergulho no mar, os céus incendiados de tons rosa e laranja a prometerem mais do mesmo para o dia seguinte, o bafo quente dos ventos a envolver o corpo. Verão ao fim da tarde. Maravilha. Até se esquece a troika, o FMI, os incidentes em Istambul, no Brasil, na Grécia, os transgénicos, o buraco do ozono, os animais maltratados, a fome em África. Bem, desde que o vento não sopre ferozmente e levante toda a areia que há na praia... viva o verão! Vamos lá todos a derreter os problemas nem que seja só por um dia ou dois, uma semana, 15 dias. É a melhor estação do ano!

Comentários

Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo,
vem seguir o meu também.

Beijinhux, Marie.

algodaotaodoce.blogspot.com.br
Minda Silva disse…
Ameis as imagens, lindo o lugar, parabéns pelo post.

Querida, venho através do "Siga-me" te visitar, quando tiver um tempinho, venha nos visitar também.

Abraços e carinhos,
Mynda
Jusci disse…
Olá, vim da agenda dos blogs para conhecer o seu cantinho.
Já estou te seguindo para acompanhar as novidades, venha ser uma das minhas amigas seguidoras também! Te espero lá, bjss
http://pontinhosamigosdaju.blogspot.com.br/
Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também http://garotaconsumistabazar.blogspot.com/