Dia Internacional da Mulher - direitos humanos em vez de direitos do homem



Ontem essa imagem estava a circular no Facebook. Na minha opinião de mulher gulosa, chocolate é sempre bem vindo, flor murcha ao fim de uns dias, dispenso flor, o lugar de flor é no jardim. Mas respeito é melhor que chocolate e flor em conjunto! Dê respeito no dia 8 de Março e nos outros dias também. Quer seja homem, marido, pai, irmão, primo, amigo, colega, dê respeito. Reconheça o que é diferente na mulher e compreenda. Reconheça o que é igual e apoie. Não fique calado perante a discriminação, denuncie. Esteja lado a lado.

Dê respeito também se é mulher. Respeite-se a si mesma, perceba o seu lugar no mundo. Leia, informe-se. Não se cale, defenda a justiça, para si e para as outras mulheres. Não se acomode. Denuncie. Parar é morrer. A evolução é marcha. Pode ser marcha lenta, com pausas, mas não pode parar. Quando pára, lembre-se, isso é apenas um acidente de percurso, não o fim da linha. Não desista.

Hoje ao ligar o rádio ouvi uma mulher portuguesa a falar em directo do Dubai, onde está há quatro anos. Por essa altura, disse, as empresas em Portugal começaram a fechar e o marido conseguiu trabalho nos Emirados Árabes. Ela seguiu-o e tem feito o melhor que pode para se adaptar à sua nova vida. Como a carta de condução portuguesa não servia para circular no território ela teve de tirar uma nova licença. Para obter a licença, as autoridades do país exigiram que o marido escrevesse uma carta em como lhe dava autorização...

Na mesma rádio ouvi depois sobre o PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 637/XII - RECOMENDAÇÃO RELATIVA À ADOÇÃO POR ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DA EXPRESSÃO UNIVERSALISTA PARA REFERENCIAR OS DIREITOS HUMANOS. Eis a prova de como as coisas mudam devagar. Mas nada muda por si. Têm de haver forças envolvidas, a puxarem em algum sentido, movimento! Doravante lembre-se de dizer DIREITOS HUMANOS em vez de DIREITOS DO HOMEM. Parece-lhe coisa de nada? Ou coisa demasiada? Parece-lhe ser irrelevante? Parece-se-lhe ser doutrinação de género? Trata-se de uma expressão tradicional, mas a tradição nem sempre veio para ficar. Mudar significa adaptação a novas realidades e os novos tempos querem dar à mulher um lugar no mundo que ela sempre devia ter tido. Utilizar a nova expressão pode parecer coisa pouca. Mas quantas vezes a mudança não começa por pequenas coisas? A mudança começa por si, por mim, por todos nós.

Publico um excerto do texto que pode ser lido na íntegra, aqui.

Em Portugal, a utilização da expressão Direitos do Homem - que materializa histórica e filosoficamente o poder de excluir - está disseminada por diversos documentos oficiais e particulares, neles incluídos documentos fundadores e programáticos como a Constituição da República Portuguesa.

Por outro lado, é corrente a utilização na oralidade do substantivo masculino para integrar ambos os géneros, embora homem com maiúscula ou com minúscula, não esteja linguisticamente classificado como substantivo sobrecomum, e bem, já que se assim fosse materializaria um (pre)conceito correspondente a um estereótipo de discriminação de género.
Nestes termos, os Deputados dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP apresentam o seguinte projeto de resolução:

1. Considerando que a salvaguarda da igualdade e da universalidade em matéria de direitos humanos tem natureza primordial e carácter incessante;

2. Considerando que, os requisitos da igualdade e da diversidade constituem um ativo de produção e de desenvolvimento humano, económico, social e cultural;

3. Considerando a respetiva dupla função dialética, seja no plano primordial da efetivação dos direitos humanos, seja no plano da eficiência do modelo de desenvolvimento económico;

4. Assumindo que, a desproporção entre as políticas implementadas relativas a combater a discriminação de género e o ritmo dos resultados obtidos, tem subjacente razões de natureza histórico-cultural e social, nomeadamente matrizes fundadas em estereótipos de género que justificaram no passado uma alta assimetria discriminatória;

5. Considerando que, a linguagem condiciona e potencia conceptualizar o pensamento;

6. Considerando a responsabilidade de rememoração inter-geracional que nos incumbe.

Nos termos da alínea b) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e da alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento, a Assembleia da República, recomenda e apela dirigindo-nos a entidades públicas e privadas, a que doravante, sem prejuízo da utilização da expressão redutora para reportar a documentos do paradigma da exclusão:

a) Na produção de documentos oficiais, bem como em sede de revisão dos mesmos já em vigor ou futuros, seja substituída a expressão Direitos do Homem pela expressão Direitos Humanos.

b) No exercício de funções na titularidade de cargos em órgãos de soberania, das regiões autónomas e das autarquias locais, bem como no exercício de funções públicas de qualquer natureza e independentemente da natureza do vínculo, seja utilizada a expressão Direitos Humanos em substituição da expressão Direitos do Homem.

c) Na produção de documentos particulares e, nomeadamente em manuais escolares e académicos, bem como nos textos para publicação e divulgação, seja substituída progressivamente a expressão Direitos do Homem pela expressão Direitos Humanos.

d) Na oralidade, sobretudo no âmbito de ações de formação e de ensino, seja utilizada a expressão Direitos Humanos ao invés da expressão Direitos do Homem.


Comentários

É isso aí, direitos humanos sempre. Bjs.
Lane disse…
isso mesmo, muito bom! Felizmente podemos dizer que as coisas tem evoluído muito quanto aos direitos humanistas. Inclusive, apresentarei um seminário essa semana sobre os direitos da mulher na China, que drasticamente é machista demais. Não fiquei no face ontem, daí nem vi essa magem circulando, gostei muito da mensagem. Vim atraves do agenda dos blogs, ja estou te seguindo. bjs

Coruja Essência
Patty K. Moreira disse…
Ótimo blog!
Muito interessante! Parabéns!
vi seu blog na agenda dos blogs e vim te conhecer!

bjo
http://amoremcadapontinho.blogspot.com.br/
Mayara disse…
Oii tudo bem faço parte da agenda de blogs e vim te fazer uma visita seguindo parabéns e sucesso com o blog

http://aleatoriosempauta.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/pages/Mayara-Ramos-Blog/135755286579194
Reginaldo Silva disse…
Olá,faço parte da Agenda dos Blogs, visitando o seu, decidi seguir. Aproveito para lhe convidar para participar do meu 1º sorteio.

http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

Sucesso sempre!
oi.te encontrei na lista de blose ja estou te seguindo,venha seguir o meu tbm
eliana-ferreira.blogspot.com.br
bjs
OLÁA!!! VI SEU BLOG NO AGENDA DOS BLOGS E VIM CONHECER. GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE DESSE POST EM DEFESA DAS MULHERES. ESTOU SEGUINDO.

TENHO UM GRUPO DE DIVULGAÇÃO CHAMADO ENTRE BLOGS, COM UM PAINEL DE DIVULGAÇÃO E DICAS PARA AJUDAR SEU BLOG CRESCER, SE QUISER PARTICIPAR É SÓ ACESSAR MEU BLOG E SE INSCREVER.

BJUUSS

CRIS
Blog Crescimento Cristão

Fan Page Cristãos em Construção
Unknown disse…
Oi Belinha =)
vim do agenda dos blogs para conhecer seu cantinho e de cara vejo um lindo texto sobre respeito as mulheres! LINDO!! assino em baio, e claro já estou seguindo, fique a vontade para me visitar tb: diariodejardineira.blogspot.com.br
bjinhos e até mais
Unknown disse…
Olá, conheci seu blog através do agenda dos blogs e já estou participando. Ótimo blog! SUCESSO!

Bjkas!!

http://lucyemascarenhas13.blogspot.com.br