Receita: o famoso bolo de iogurte




O famoso bolo de iogurte! Sabem aquele bolo que sai sempre bem? Façam o teste: peguem no telemóvel e perguntem a alguém uma receita rápida e que saia sempre bem de um qualquer bolo. As hipóteses de serem brindadas com a sugestão da receita do bolo de iogurte são, tenho a certeza absoluta, de 99,9 %!! Eu conheço este bolo, diria que de ginjeira, mas isso tem uma carga meio negativa ou pelo menos marota, e não há nada de menos positivo ou mais maroto em relação a este bolinho, não. É um bolo de lanche, agradável com chá ou café, simples, simples, e que dispensa apresentações. Mas eu não fazia bolo de iogurte desde a última vez que a minha mãe o fez e já lá vão muitos anos. Pois é. Eu sou a tal. Nem bolos nem bolinhos. Nunca tinha feito este bolo. Em criança ajudava a minha mãe a fazer o pão-de-ló ou aparentado, primeiro fiquei encarregue de misturar a massa com a colher de pau, depois ela comprou uma batedeira eléctrica, o diabo da máquina fazia-me doer o braço que eu sempre fui muito pouco de forças, além de ruidosa, mas lá ficava eu a fazer de braço direito da pasteleira. As claras ficavam quase sempre por conta dela, e ainda bem, não gostaria de ser responsabilizada pelo drama delas não castelarem por mais sal que ela lhes deitasse!Por vezes as malditas não sobem e nada há a fazer!! Mas é dramático. Assim que pude abandonei as lides do pão-de-ló, escapei-me-de-lá, isto é, da cozinha. Eu não gostava muito do recinto, mas confesso que o cheiro de um bolo caseiro a invadir a casa é um bom ambientador, muito superior a qualquer dessas novidades modernas que até se ligam à corrente para exalar cheirinhos a isto e àquilo. O cheirinho de um bolo a cozer no forno transporta-nos de imediato para as cozinhas, mas não quaisquer umas. Sempre para as cozinhas das mães, das avós, das tias. É reconfortante. Por regra não há homens nas cozinhas e quando há, em quase 99,9% não são pasteleiros. Este cheirinho morno e bom a ovos emaranhados em açucar e farinhas, não nos transporta nunca para as cozinhas dos pais, ou dos avôs ou dos tios. Os homens não são dados a doçuras, exceptuando, claro, o Rudolfo, o das Doces Iguarias de Rudolfo, claro, com quem até simpatizo e de quem até já tenho saudades. Mas tenho visto pouca TV nos últimos dias.Como estava a dizer este é um bolo tão simples que até qualquer homem o poderá fazer, mesmo não tendo veia de pasteleiro. Homens leitores deste blogue: se nunca fizeram um bolo, o ano de 2013 acaba de começar, pelo que ainda podem inscrever como resolução para o corrente novo ano, fazerem um bolo de iogurte um destes fins-de-semana e assim surpreenderem a namorada, a mãe, a tia...Se não querem surpreende ninguém, bom, sempre podem surpreender-se a vós mesmos e matar as saudades dos cheirinhos doces das cozinhas delas. Garanto que sai sempre bem, mesmo com fermento do ano passado! Ora vejam!

Ingredientes do Bolo de Iogurte

1 Iogurte natural ou de Aromas ( Eu usei natural.)
3 copos de iogurte de Farinha ( Eu usei farinha com fermento)
3 copos de iogurte de Açúcar ( Eu roubei no açucar)
1 copo de iogurte de Óleo
4 ovos inteiros
1 colher de Sobremesa de Fermento em Pó Royal ( Estava tão fora da validade que nem sei para que o deitei no bolo. Era de 2011. Mas o bolo cresceu. Isto só prova que nunca faço bolos.)

Opção:raspa de meio limão/laranja

Manteiga para besuntar a forma

Fazer o bolo de iogurte

Misturar bem os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada.

Juntar a raspa do limão.

Adicionar a farinha com o pó Royal e misturar.

Agora deitar a farinha e óleo, alternadamente.

Por fim, juntar o iogurte.

Bater bem a mistura até ficar uniforme.

Colocar a massa numa forma untada com manteiga e levar ao forno a cozer a 180ºC. Eu liguei o forno antes para ele já estar bem quentinho no momento de receber o bolo. Demorou quase uma hora a cozer pois o forno perde bastante calor. O melhor é irem picando com o palito e quando ele sair limpo, apagam o lume e deixam ficar um pouco. (Uma nota: se o bolo crescer, juntem dois palitos e enrolem fio à sua volta para os fixar e assim obterem um palito mais longo!! Depois é desenformar e deixar arrefecer, se conseguirem! Ou então, preparar o café e bom apetite!

Comentários