O contrato que a mãe do Brendon fez quando lhe deu o Iphone pelo Natal


Janelle Hoffman tem cinco filhos e Brendon é o mais velho, com 13 anos. A mãe comprou um Iphone para ele, no Natal, mas escreveu um contrato para disciplinar o uso do aparelho. Está no site dela, Janell Burley Hoffman, disponível para ser lido e discutido e a batalha das opiniões já começou na internet. Traduzi para vós por entender que é uma boa matéria para promover a discussão em torno da dependência crescente da tecnologia, não apenas por parte dos jovens, e da forma como queremos viver o nosso tempo. Aqui vai:

"Caro Gregory, um feliz Natal! Tu agora és o orgulhoso proprietário de um iPhone, caramba. Tu és um menino de 13 anos, bom e responsável, e mereces este presente. Mas, com a aceitação deste presente vêm normas e regulamentos. Por favor, lê o seguinte contrato. Eu espero que tu entendas que é o meu trabalho fazer com que tu cresças bem, tornando-te um jovem saudável que viva plenamente no mundo e conviva com a tecnologia sem ser governado por ela. O não cumprimento com destes deveres resultará no fim do teu direito de propriedade sobre o iPhone. Eu amo-te muito e estou ansiosa por compartilhar vários milhões de mensagens de texto contigo nos dias que virão.


1. É o meu telefone. Eu comprei. Eu paguei por isso. Estou a emprestar-te. Não sou a maior?


2. Eu vou sempre saber a senha.


3. Se ele tocar, atende. É um telefone. Diz Olá, usa de boas maneiras. Nunca ignoree um telefonema se o ecrã mostrar "Mãe" ou "Pai". Nunca.


4. Entrega o telefone para um dos teus pais pontualmente às 07:30 todas as noites em dias de escola, e nos fins de semana, à noite, às 21:00 pm. Ele vai ser desligado durante a noite e ligado novamente às 7h30. Tu não irias fazer uma chamada para a linha fixa sabendo que os pais poderiam responder primeiro, então não faças chamadas ou envies mensagens. Atende a esses instintos e respeita outras famílias como nós gostaríamos de ser respeitados.


5. Ele não vai para a escola contigo. Tem antes uma conversa com as pessoas a quem envias mensagens. É uma regra de convivência. * Meios dia de escola, passeios e atividades após a escola terão atenção especial.


6. Se cair na sanita, bater no chão, ou desaparecer no ar, tu és responsável pelos custos de substituição ou reparos. Corta a relva, toma conta de crianças, guarda algum dinheiro do teu aniversário. Isso vai acontecer, tu deves estar preparado.


7. Não uses essa tecnologia para mentir, ou enganar outro ser humano. Não te envolvas em conversas que são prejudiciais para os outros. Sê um bom amigo primeiro ou fica fora do fogo cruzado.


8. Não envies mensagens de texto, e-mail ou digas qualquer coisa através deste dispositivo que não dirias cara a cara a alguém.


9. Não envies mensagens de texto, e-mail ou digas qualquer coisa a alguém que tu não fosses dizer em voz alta, na sala, aos teus pais. Auto-controla-te.


10. Nada de porno. Pesquisa na internet para obter informações que possas compartilhar abertamente comigo. Se tiveres uma pergunta sobre qualquer coisa, pergunta a uma pessoa - de preferência a mim ou ao teu pai.


11. Desliga-o, silencia-o, guarda-o quando em público. Especialmente num restaurante, no cinema, ou ao falar com outro ser humano. Tu não és uma pessoa rude, não permitas que o iPhone vá mudar isso.


12. Não envies ou recebas fotos das tuas partes íntimas ou de outras pessoas, de ninguém. Não rias. Um dia vais sentir-te tentado a fazer isso, apesar da tua inteligência. É arriscado e poderá arruinar a sua adolescência/faculdade/vida adulta. É sempre uma má ideia. O ciberespaço é vasto e mais poderoso do que tu. E é difícil fazer qualquer coisa desta magnitude desaparecer - uma má reputação incluida.


13. Não tires um zilhão de fotos e vídeos. Não há necessidade de documentar tudo. Vive as tuas experiências. Elas serão armazenados na tua memória para sempre.


14. Deixa o teu telefone em casa às vezes e sente-te seguro e protegido ao tomares essa decisão. Ele não está vivo nem é uma extensão de ti. Aprende a viver sem ele. Sê maior e mais poderoso do que o "MPA" - medo de perder algo.


15. Faz download de música que é nova ou clássica ou diferente daquela que os teus pares ouvem e que é sempre a mesma coisa... A tua geração tem acesso a música como nunca antes na história. Aproveita esse dom. Expande os teus horizontes.


16. Joga um jogo com palavras ou puzzles ou um quebra-cabeças de vez em quando.


17. Mantém os olhos abertos. Vê o mundo acontecendo ao teu redor. Olha através de uma janela. Ouve os pássaros. Dá um passeio. Conversa com um estranho. Admira-te sem ires ao Google.


18. Tu vais fazer asneira. Eu vou tirar o teu Iphone. Vamos-nos sentar e conversar sobre isso. Vamos começar de novo. Tu e eu, estamos sempre a aprender. Estou na tua equipa. Estamos nisto juntos.


Tenho esperança que tu possas concordar com estes termos. A maioria destas lições não se aplicam apenas para o iPhone, aplicam-se à vida. Tu estás a crescer num mundo em rápida e constante mutação. É emocionante e sedutor. Mantém o teu mundo simples sempre que puderes. Confia na tua mente poderosa e no teu coração gigante acima de qualquer máquina. Eu amo-te. Espero que tu aprecies o teu impressionante iPhone novo. Feliz Natal!


xoxoxo


Mãe"

Comentários