Comida mexicana para principiantes


Olá! Hoje o tema aqui no blogue é comida mexicana, mais propriamente as célebres fajitas. Há uns anos eu frequentava um restaurante mexicano. Mas não ia lá muitas vezes pois o preço era mais picante do que a comida mexicana que nos serviam. Afinal as fajitas não são nada difíceis de preparar em casa e são também motivo para uma refeição diferente e divertida ao estilo tão em voga do "do it yourself", ou faça você mesmo. É colocar na mesa e cada um que prepare a sua. Em tempos de crise podemos facilmente recriar os sabores da gastronomia mexicana em nossa casa. Só aqui faltam as margaritas! Mas a receita também se arranja, aqui. Deixo as receitas de fajitas de carne de vaca e de frango, e acompanhamentos, para o caso de alguém se querer aventurar por caminhos picantes e saborosos! 

FAJITAS feitas com carne de vaca

Ingredientes para 6 fajitas

500 gr de carne de vaca

1 cebola pequena
1 pimento vermelho pequeno (eu coloco verde e vermelho)
1 dente de alho picado
meia colher de chá de chilli em pó (pode ser substituido por pimenta e cominhos)

meia lata de tomate pelado
meia colher de sopa de óleo
sal a gosto
6 tortilhas*** de trigo ou pães pita ( Compram-se prontas em saquetas no supermercado.)

Como preparar:

Num tacho refogar a cebola no óleo até ficar macia e juntar o alho. Adicionar a carne previamente picada, o sal e o chilli em pó ou as outras especiarias. Refogar a carne por 3 minutos e acrescente o tomate pelado, o pimento vermelho picado, envolvendo tudo.

Meter no forno pré-aquecido em 200º por 30 minutos. Retirar do forno e servir bem quente com as tortilhas. Aqueça previamente as tortilhas no forno ou microondas antes de as servir.

Na mesa, colocamos o tacho para as pessoas se servirem. Pegam numa tortilha e no meio colocam um pouco de carne, dois dedos acima da borda, por cima o molho Guacamole ou o molho Picante ou Sour Cream, o que preferirem. Enrola-se a base para cima e depois os lados para enrolar e formar o wrap (rolinho)!


Para acompanhar: pico de gallo*, alface picada, queijo cheddar, guacamole, sour cream...

Guacamole

Ingredientes:
1 abacate maduro e molinho (deve dar para fazer puré com um garfo)

1 tomate

1 cebola média

Sumo de 1 lima


1 dente de alho

3 colheres de sopa de salsa

1 colher de chá de pimenta do reino (ou malagueta verde, mas é mais picante. Neste caso tem de se tirar as sementes e cortar miudinha)
1 colher de sopa de coentros
sal a gosto
(nachos** para acompanhar)

Como preparar:

Cortar o abacate ao meio e retirar o caroço. Raspar a polpa do abacate para um recipiente, não usar os fios do fruto. Acrescentar a cebola e o alho picadinhos, o tomate cortado aos pedacinhos, sem polpa nem sementes, a salsa e os coentros também tudo bem picadinho. Juntar o sumo de lima, temperar com o sal e misturar. Ajustar o gosto da lima, mais ou menos, e juntar a pimenta. Manter no frigorífico até servir.

Sour cream - (em rigor seria coalhada e não isto, penso eu!)

Para as 6 fajitas


Ingredientes:
1 iogurte natural
sumo de 1 lima
Natas q.b.

Como preparar:

Misturar o sumo de lima com o iogurte, colocar no frigorífico por duas horas antes de servir. Pode juntar-se sal e salsa picada ou não. Pode ou não juntar natas de acordo com o seu gosto. Elas são para quebrar o gosto azedo e tornar mais cremoso.

Fajitas feitas com frango (mas também podem ser feitas com peru)

Os ingredientes:

500gr de frango
1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo (podem ser todos de uma só qualidade)
1 cebola cortada em tiras
Pimenta q.b.

Sal q.b.
Azeite q.b.
Molho de soja, se gostar

Como preparar:

Temperar o frango com sal, pimenta e azeite e deixar marinar por 30 minutos. Colocar depois numa frigideira ao lume para fritar. Quando estiver bem fritinho, demora menos de 10 minutos, retirar do lume. À parte, noutra frigideira, colocar azeite e juntar os pimentos cortados em tiras e a cebola. Deixar que o calor amoleça os vegetais, 5-7 minutos, eles devem ficar molinhos. Juntar um pouco de molho de soja. Juntar ao frango para ser mais prático, mas também pode ser levado à mesa em taça separada para cada um colocar na tortilha o que quiser.

Com este frango, além do cream sour é bom servir um molho picante.

Ingredientes:

1 tomate vermelho grande sem casca
Meia colher de chá de coentros
1 dente de alho picado

Meia cebola pequena

Pimenta q.b.
Sal q.b.Água q.b.
Azeite q.b.
1/3 lata de polpa de tomate

Como preparar:

Refogar levemente a cebola em azeite. Juntar o tomate picado, mexendo. Retirar as sementes ao tomate! Quando começar a secar, adicione um pouco de água, até meio copo. Junte o alho picado. Tem de apurar até ficar um molho vermelho, espesso. Por fim adicionar a polpa de tomate e os coentros picadinhos, sempre a mexer. Junte pimenta a seu gosto. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

O que é Pico de gallo? ("Comida para galinhas!")

O pico-de-gallo é um ingrediente típico da culinária mexicana. É uma salada feita com pedacinhos de tomate, misturada com cebola, cebolinho e folhas de coentro e temperada com sumo de limão e óleo. Também leva grãos de milho amarelo, doce ou cozido, o que lhe dá um aspecto próprio de "comida para galinhas"...! Também é conhecido como Salsa Mexicana, devido às cores que formam as cores da bandeira do país.

Ingredientes:
2 tomates médios
meia cebola

1 dente de alho

1/4 chávena de coentros
1 pimenta verde
meia colher de café de sal
2 colheres de sobremesa de sumo de limão (1 limão grande)

Como preparar:

Cortar a cebola e o tomate em cubos muito pequenos,limpo de sementes. Junte os dois numa taça de vidro. Esmague o dente de alho. Picar os coentros e juntar. Juntar ainda uma pimenta verde, é parecida com as malaguetas. Tem de ser cortada muito finamente e tirar todas as sementes amargas. Espremer os limões, juntar sal e misturar.
O que são nachos?**

Nachos são aqueles pedacinhos triangulares de massa estaladiça que comemos com guacamole e não só. Como fazer?

Ingredientes:
- meia chávena de farinha de trigo
- meia chávena de farinha de milho
-1 colher sopa de pimentão/paprica
-1 colher de café rasa de pimenta
-2 pitadas de pimenta calabresa
-1 colher de café rasa de sal
-1 colher de sopa rasa de colorau
-1 a 2 alhos muito bem picadinhos
- 6 colheres de sopa de água morna
-meio cubo de caldo de legumes
-1 ovo
-Óleo de fritar

Como preparar:

Dissolver o caldo de legumes na água morna e colocar de lado. Juntar os ingredientes à farinha, mexer e depois acrescentar o ovo e a água. Sovar a massa muito bem até desgrudar das mãos, podendo ser necessário juntar mais farinha. Com o rolo da massa estender a massa bem fina sobre a pedra. Tem de ficar muito fina. Depois é só cortar e fritar em óleo bem quente. Os nachos são servidos frios. 

Como preparar tortilhas?

Ingredientes para 12 tortilhas

2 chávenas de farinha de milho (Também se pode usar trigo)
Meia chávena de água

Modo de preparar

Nunca coloque sal na massa, a comida tem temperos que cheguem. Colocar a farinha uma tigela grande e juntar a água a pouco e pouco até a massa estar macia e formar uma bola. Tem de ser muito bem amassada ou a tortilha não vai crescer. Depois de amassar a bola fica em repouso por 15 minutos.

Faça 12 bolinhas com a massa- pode testar o tamanho da bolinha antes de fazer as seguintes. Deixa as bolinhas a repousar por mais 5-10 minutos. Polvilhar a pedra com farinha e esticar a massa com o rolo até que fique bem fina. Não deve ter mais que 3 mm de espessura. Pode colocar a bola entre duas folhas de plástico quadrado e depois esticar para ajudar a manusear as rodelas de massa.

Use uma frigideira anti-aderente e aqueça no lume. Coloque a tortilha por um minuto e volte-a para ela cozer do outro lado. Ela vai inchar. Volte a virar a tortilha. Isso não vai demorar mais que 2 minutos a fazer- a tortilha não pode ficar dura pois vai ser usada para dobrar e conter a comida. Coloque-as num prato junto de uma fonte da calor e embrulhe com um pano para ajudar a que se mantenham quentes.

Comentários