À caça de receitas vegetarianas pela internet



Até ao fim de Setembro não vou comer mais carne nem peixe. Vai ser uma experiência de 15 dias. Vou manter o ovo e o leite, este, em especial, porque o leite de soja é bastante caro, não me parece estar enganada quanto a isso. Mas na minha próxima visita ao supermercado vou investigar!! E também para não ser uma mudança demasiado radical. Assim, ando na internet à procura de sites que ofereçam receitas vegetarianas, sites ou blogues portugueses, escritos por pessoas que vivam em Portugal e que se abasteçam nos supermercados portugueses. Se souberem de algum especialmente bom, indiquem-mo, por favor!! O primeiro site que encontrei foi Receitas Vegetarianas e pareceu-me bastante arrumadinho, escrito com clareza e agradável. Também gostei de Vegan Outreach, mas está em inglês.

Não me apetece partir numa cruzada por novos ingredientes, até porque não vivo no Porto ou em Lisboa, e não sei o que haverá no supermercado. Mas sei que existem alguns que são tradicionais dos pratos vegetarianos e espero que não seja difícil encontrá-los. A este nível vou ter de investigar!! Há muitos anos eu e a minha avó comíamos "carne de soja" e gostávamos bastante. É um óptimo substituto da carne, muito proteico e rico em fibra. Mas como éramos as únicas na família a gostar disso, esse ingrediente saíu da despensa e nunca mais entrou...está na hora de lhe abrir a porta de novo!! Acho, todavia, que não é preciso entrar em stress pois em muitos dias já é habitual eu não comer nem carne nem peixe. Deixar a carne não me aflige nada, já que existem muitas que não aprecio ou aprecio muito pouco. No entanto, deixar de comer peixinho é algo que me está a causar alguma dúvida pois eu adoro tudo o que vem do mar, algas incluidas! Além disso, o peixe é uma maravilha para cozinhar, sai sempre bem, até de forma mais simples, grelhado, cozido...Como é que vou conseguir viver sem peixe?!

Algo em que tenho de investir é na aprendizagem dos temperos a usar. Uma vez li que a cozinha portuguesa não evoluiu, que parámos no uso dos mesmos temperos, especiarias e ervas aromáticas, apesar de nos termos especializado há muitos séculos no transporte de especiarias para a Europa! E, claro, sendo eu uma pessoa que foge da cozinha como o diabo da cruz, não devem faltar coisas para descobrir, acho que vou ter de investigar um pouco pois na minha ideia as receitas vegetarianas necessitam de variedade!

Uma das minhas preocupações é se, seguindo um regime vegetariano, eu irei ganhar mais peso. Não sou ingénua, ser vegetariano não é um passaporte automático para a dieta equilibrada. Continua lá tudo com excepção de carne e peixe!! Não posso engordar mais, isso eu sei. Estou com peso a mais e estou numa idade em que perder peso não é pêra doce. Outra das minhas preocupações é não gastar mais dinheiro com esta alteração de hábitos alimentares. Qual será o peso de um regime mais verde na balança do meu orçamento?

Vão ser apenas 15 dias e depois se verá. Aceitam-se dicas, comentários, opiniões, tudo o que possa ser útil a uma vegetariana em potência!

Obrigada Ro por mencionares a quinoa , já fui procurar informação sobre este grão que em 2013 vai ter um ano dedicado a si! Também já sei onde se pode comprar a quinoa , e até como se prepara:

Conselhos de utilização da quinoa - cerca de 60 a 80g por pessoa. Lavar os grãos. Cozer em 2 vezes o seu volume de água, durante 10 minutos até que o gérmen branco se separe do grão. Tapar e deixar crescer fora do lume. Servir quente como acompanhamento ou frio em saladas. Desde há mais de 5000 anos, que os índios da região do Altiplano boliviano cultivam "o arroz dos Incas". Grão rico em proteínas e naturalmente sem glúten, parece um alimento promissor, para vegetarianos e para todos em geral.

Também vi que aqui nesta loja há soja granulada à venda e soja em cubinhos, que eu já conhecia, e quinoa, um pouco mais barata. Fui uma única vez a um restaurante vegetariano, no Porto. Creio que comi tofu, seitan...lembro-me que houve um prato principal e sobremesa, lembro-me também que gostei de tudo embora não tivesse ficado doida para lá voltar!Não tenho qualquer memória dos sabores, já foi há muito tempo...

Já recebi mais uma sugestão que é o site Centro Vegetariano. Aqui até há uma secção intitulada Razões para ser vegetariano, definições, guias para começar.

E uma sugestão da Helena Figueiredo, muitas receitas vegetarianas, saladas, sopas, aperitivos, sobremesas e até ementas especiais para festas e épocas festivas. Este site está em inglês.

Comentários

Unknown disse…
O importante é tentar manter o equilibrio e varias as escolhas alimentares. Como colorido, saladas, risotos e pastas.
Eu faço uma comidas sem nenhum tipo de carne, mas é tudo de cabeça sem receita. Por exemplo: pasta com molho de cogumelos. Risoto de brocolis, com milho e cenoura. Quinoa é muito bom, ainda quero escrever sobre isso no blog. Bjks e melhoras.