Janelle Monae na capa da revista Covergirl Cosmetics

Video, aqui

Janelle Monae é um talento. As revistas de música (e de moda) chamaram-lhe diva e visionária. Monae já andava pelos territórios da música há uns anos mas eu só reparei nela quando saiu The ArchAndroid. Estava numa qualquer lista de melhores discos do ano. Quando o ano se aproxima do fim - estou quase a fazer isso novamente - eu tenho a mania de espreitar essas listas e ouvir o que os outros andaram ouvindo. Nos últimos tempos não consigo manter-me a par das novidades e na TV e radio FM o que se ouve é sempre o mesmo, não necessariamente o melhor ou o mais divertido ou o que mais se adequa ao meu gosto. Juntamente com os CD dos The Wild Beasts, as canções de Janelle não mais saíram do meu computador e leitor de MP3. O primeiro single do álbum, Tightrope, com Big Boi dos Outkast, é revelador do seu compromisso com o que verdadeiramente importa - a música. O video ThightRope mostra uma Janelle petite e eléctrica, de casaco e calça preta, sapato de biqueira branca, movendo os pés freneticamente. As suas letras e canções ora agitam o nosso corpo e o nosso espírito ora nos embalam até aos confins do universo. O tom épico do CD talvez desagrade a quem não tenha paciência para escutar bandas sonoras de filmes. Por vezes é mesmo isso que o disco parece, uma banda sonora etérea, mas também dramática, por vezes psicadélica, um trabalho grandioso, apoiando-se em orquestras, em sonoridades funk e R&B, e na voz fantástica de Janelle, para nos contar histórias de amor e liberdade e encher de contentamento. E agora, Janelle é o rosto da Covergirl Cosmetics. Antes dela, Ellen Degeneres, Taylor Swift, Queen Latifah, Pink, Rhianna, ou Tyra Banks. Com 26 anos, esta jovem de Kansas City, Janelle tem-nos habituado a uma imagem clean e sóbria, acompanhada duma beleza sem artifícios. Nos concertos Janelle contagia com a sua entrega e enorme energia, nas entrevistas, brilha a sua intuição e discurso inteligente. Para mim é uma artista perfeita. Agora é também uma Covergirl!

E pode ser que o Outono nos traga um novo disco de Janelle Monae. Segundo algumas notícias de Agosto ele vai intitular-se The Electric Lady e a canção que lhe dá o nome já é conhecida, foi apresentada no Toronto Jazz Festival, em Junho! The ArchAndroid saíu em 2010, já é mais do que tempo de podermos desfrutar do talento desta talentosa mulher que entretanto conseguiu também um êxito mais comercial com a banda FUN, We are young...


Comentários