Cozinhar cubos de soja é muito fácil




Olá amigos e amigas! Preparar soja afinal foi mais simples do que pensava. O resultado final foi satisfatório e de facto assemelha-se a carne, quer à vista, quer na textura. Tive visitas para o almoço - a minha irmã. Ela aprovou e acabou por levar uma dose para casa. Não segui a receita de que vos falei na postagem anterior, Preparar cubos de soja, pois à última da hora reparei que me faltavam ingredientes chave: os cogumelos! Portanto esta receita é mais de soja com soja. Mas, surpresa: ela absorve os sabores.

Assim que a soja contactou com a água cresceu imenso - usei a chávena que mostro na imagem como medida. Deitou um cheiro quase a carne frita, verdade, que se espalhou pela casa. Não consegui tirar-lhe bem a água, acho que usar um espremedor dará melhor resultado. Ela escapava-se da minha mão, é escorregadia q.b. Não tinha molho de soja - tive de compensar com o sal marinho, mas nem sequer usei muito. Também usei pimenta e salsa, como se dizia na receita, vinagre e um golo de azeite para amaciar. Coloquei pimentão para dar mais cor. Quando provei depois de estar ao lume achei que uma pitada de açucar ia bem e juntei. Não tinha muita polpa de tomate para juntar e a soja bebeu a quase total quantidade que juntei que não deverá ter excedido uma chávena. A soja não esteve 30 minutos no lume, talvez apenas 20 minutos pois tínhamos pressa.
Limitei-me a cozer esparguete e a servir junto, com muitas azeitonas. Acompanhei com um copo de vinho tinto. Fácil e muito saudável, come-se sem qualquer espécie de sacrifício, podem experimentar, sobretudo receitas mais compostas do que esta, que foi sobretudo uma experiência de improviso!



Aqui, a soja está ao lume a largar a espuma.



Duas chávenas de soja resultaram nesta taça.



A soja temperada ficou a marinar 20 minutos.
Chegou para receber o tempero e depois o lume apurou o gosto.

Comentários