Receita: Bolo salgado de atum




Hoje para o almoço fiz Bolo Salgado de Atum. Foi a minha irmã quem me ensinou. Sim, desta vez não vi esta receita na TV! Ela sabe a receita de cabeça, faz há muitos anos, esta é a original, mas ela já não sabe quem lha deu ou de onde a tirou. O que importa é que resulta, é rápida, fácil - eu só gosto deste tipo de receitas!! - e saborosa, e uma alternativa às saladas feitas com as conservas de atum! Sabe bem no verão, frio, com salada, ou no inverno, bem quentinho e acabado de fazer! Ora então, vamos lá:

Para preparar a massa

12 colheres de farinha

2 colheres de queijo ralado

1 colher de sopa de fermento

4 ovos

1 chávena de chá de óleo

1 meia chávena de chá de leite

1 pitada de sal


Como fazer a massa?

Reservar as claras e  bater as gemas numa tigela.
Acrescentar o leite, o óleo, e depois a farinha, envolvendo a farinha aos pouquinhos.
Bater as claras em castelo e juntar a este preparado.
Depois de incorporar juntar o fermento, o sal e o queijo e mexer bem.

Para preparar o recheio do bolo salgado

2  latas de atum das comuns, rectangulares

Meia chávena de polpa de tomate

10 azeitonas descaroçadas e cortadas aos bocaditos

1 cebola picada

2 colheres de sopa de azeite

Condimentos: sal, pimenta,  salsa picada

(Também se pode usar oregãos em vez de salsa; outra alternativa é juntar ao recheio cenoura ralada ou ovos cozidos cortadinhos.)

Como fazer o recheio?

Fazer um refogado com a cebola picadinha. Juntar depois o atum que deve ser retirado das latas, bem escorrido, sem desfazer muito. Deixar apurar. Juntar a polpa de tomate e envolver, deixando cozinhar um instante.Juntar as azeitonas cortadinhas e a salsa picada, pimenta e sal.

Passar manteiga numa forma redonda e polvilhar com farinha. A maior parte da massa é colocada no fundo. Deixar o suficiente para cobrir o recheio. Se ficarem uns bocadinhos de recheio a descoberto também fica bonito.

Vai a cozer em forno quente durante 45 minutos. Como eu não confio muito nestes tempos de cozedura, pico com o palito para saber se ainda é preciso mais tempo dentro do forno. Depois de feito, desenforma-se e serve-se, quente ou frio, acompanhado com salada.

O bolo parece resultar melhor se usarmos uma forma de buraco. O diâmetro de qualquer das formas não excede os 30 cm. Na forma de buraco o bolo fica mais alto.

Comentários