8/26/12

Bolo salgado de atum


Hoje para o almoço fiz Bolo Salgado de Atum. Foi a minha irmã quem me ensinou. Sim, desta vez não vi esta receita na TV! Ela sabe a receita de cabeça, faz há muitos anos, esta é a original, mas ela já não sabe quem lha deu ou de onde a tirou. O que importa é que resulta, é rápida, fácil - eu só gosto deste tipo de receitas!! - e saborosa, e uma alternativa às saladas feitas com as conservas de atum! Sabe bem no verão, frio, com salada, ou no inverno, bem quentinho e acabado de fazer! Ora então, vamos lá:

Para preparar a massa
12 colheres de farinha
2 colheres de queijo ralado
2 colheres de sopa de fermento
4 ovos
1 chávena de chá de óleo
1 meia chávena de chá de leite
1 pitada de sal

Como fazer a massa? Bater as gemas numa tigela, acrescentar o leite, o óleo, a farinha, envolvendo a farinha aos pouquinhos. Bater as claras em castelo e juntar a este preparado. Depois de incorporar juntar o fermento, o sal e o queijo e mexer bem.

Para preparar o recheio do bolo salgado
2 - 3 latas de atum das pequenas
2 ovos cozidos
2 tomates maduros, sem pele nem sementes, ou uma meia chávena de polpa de tomate
10 azeitonas descaroçadas e cortadas aos bocaditos
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 cenoura grande ralada
Condimentos: sal, pimenta, oregãos, salsa

Como fazer o recheio? Fazer um refogado e juntar tudo com excepção dos ovos e do atum. Os ovos devem ser cozidos e picados e o atum retirado das latas e escorrido. Depois do refogado estar pronto, juntar os ovos picados e o atum aos bocadinhos. Não remexer muito para que fique mais ou menos inteiro dentro do bolo!

Passar manteiga numa forma redonda e polvilhar com farinha. A maior parte da massa é colocada no fundo. Deixar o suficiente para cobrir o recheio. Se ficarem uns bocadinhos de recheio a descoberto também fica bonito. Vai a cozer em forno quente durante 45 minutos. Como eu não confio muito nestes tempos de cozedura, pico com o palito para saber se ainda é preciso mais tempo dentro do forno. Depois de feito, desenforma-se e serve-se, quente ou frio, acompanhado com salada. Também se pode preparar uma versão com carnes diversas ou vegetariana, por exemplo, com espinafres e milhos!

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...