A resolução das fotografias digitais: uma explicação




Em Janeiro ganhei uma pequena máquina fotográfica digital. Em anos é a mais moderna que tenho. Todas as minhas máquinas digitais deixavam muito a desejar.Tenho feito fotografias soltas com ela mas a semana passada, depois de uma breve leitura do manual, levei-a ao Porto para testar e trouxe umas quantas fotografias. Antes de conseguirmos fazer alguma fotografia de jeito, seja ela em que máquina for, temos de conhecer a máquina. Eu ainda não conheço a máquina! Não me entendo com o zoom e o touch screen não é façanha que me agrade muito, bem que eu preferia botões à antiga! A surpresa maior foi quando descobri que a Casio agora também é made in China. Será que não conseguimos comprar nada que não venha da China? Há tempos o meu aspirador avariou-se e na demanda pela referência do dito cujo foi com alegria que descobri um romântico made in France inscrito na barriga do electrodoméstico. Eu tenho sempre algum receio de que as engenhocas vindas da China não durem. Por isso espero tratar bem da maquinazinha e tirar muitas fotografias antes que ela se fine!

Quando abri as fotografias no computador li na caixa Image Size que têm 72 DPI. Estes 72 DPI que a gente vê no Photoshop - é a resolução da imagem impressa no papel - são responsáveis por muita confusão. E mesma, de vez em quando, fico burra a olhar para isso até que se faz luz na minha memória e recordo os ensinamentos do meu formador. É uma informação inadequada que nos lança em erro constantemente e que não há forma de ser corrigida no software do Bill Gates - a minha versão é antiga, mas a nova penso que esteja na mesma! Além disso nada tem a ver com a qualidade da imagem, como muita pessoa pensa.

A resolução de uma imagem devia ser expressa em PPI = PIXEL PER INCH. Mas o que se vulgarizou foi o DPI que significa DOTS PER INCH, ou seja, pontos por polegada (só por curiosidade, 1 INCH= 2,54 CM) Devemos associar DPI a máquinas que imprimem imagens, pois DPI é uma unidade que mede a resolução das impressoras. As máquinas fotográficas geram imagens, não imprimem. A minha nova máquina fotográfica faz imagens a 14, 1 (MEGA) PIXEIS. Só no momento da impressão é que os pixeis são convertidos em DOTS, pontos de tinta, com expressão física. Eu escolho a resolução no momento em que vou tirar a fotografia e ela tem expressão em megapixeis. Esta coisa dos MEGAPIXEIS é fácil, (1 megapixel é um milhão de pixeis) é o número de pixeis da largura de uma imagem x o número de pixeis da altura.

O DPI tem de ser associado a algo mais ou não nos diz nada sobre a imagem. Temos de saber o DPI e o tamanho da imagem no mundo físico ou então o DPI e o tamanho da imagem em pixeis, no mundo do PC. Se eu disser que uma imagem tem 300 DPI isso, só por si, não significa que ela imprima bem ou que seja grande. Se ela for um quadrado de 200 x 200 é bem pequena, é o tamanho de um anúncio quadrado pequeno do Adsense.

O que é que determina a qualidade de uma imagem digital? O seu tamanho em pixeis, se a máquina é boa ou ruim, a compressão do ficheiro em que a guardamos. O resto é paisagem. Ah, ter olho também ajuda à qualidade da foto, mas escusava de dizer isso... Portanto, fotos com DPI diferentes têm a mesma qualidade.

O que é preciso é ter uma imagem digital com uma dimensão em pixeis que seja suficiente para satisfazer a regra padrão dos 300 ppi das impressoras. Há que saber os número de píxeis por polegada e o tamanho da imagem a imprimir.

Um exemplo de uma fotografia comum:

Com que tamanho posso imprimir uma imagem a 300 DPI, padrão para impressão offset?

Divido o número de pixeis que a imagem tem na largura por 300 DPI. (Posso repetir para a altura ou meto no Photoshop e ele dá a altura.)

1800/300=6 polegadas

Quero saber quantos pixeis deve ter uma imagem para ter um tamanho X no papel.

Multiplico o tamanho X pelos 300 DPI.

6*300=1800 pixeis

Se tiver o tamanho da imagem e o número de pixeis acho os DPI dela.

DPI = divido o tamanho em pixeis pelo tamanho físico.

1800/6= 300 DPI

Este exemplo é o de uma fotografia comum de 1800 x 1200 pixels, o tamanho máximo para a impressão da foto a 300 dpi é de 6 por 4 polegadas.

A caixa de diálgo Image Size do Photoshop não dá informação sobre a resolução e qualidade da imagem digital. Ao multiplicarmos o número de pixeis da largura e altura que vemos em PIXEL DIMENSIONS é que obtemos a resolução da imagem em megapixels. Na DOCUMENT SIZE temos o tamanho do papel necessário para imprimir. Também não tem a ver com a imagem em si. Se desmarcamos RESAMPLE IMAGE e passarmos a resolução daquela imagem que subimos da máquina e que aparece com 72 DPI para 300 DPI, não muda a resolução da imagem, o número de pixeis continuará o mesmo, a resolução é a mesma. Mudámos foi a dimensão do documento.




Comentários