Sopa de barbatana de tubarão: fonte de juventude e afrodisíaco



(Pequeno mas interessante documentário que inclui a receita de sopa de barbatana de tubarão. O cozinheiro conta a história: havia um rei  na China que gostava muito dessa sopa e como tinha muitas mulheres. A história que ficou foi que ele era bom no sexo. Então as pessoas começaram a comer sopa de barbatana de tubarão para o aumento da líbido. Hoje comem sopa para mostrar que têm dinheiro, já que é um prato muito caro. )

Na Astrologia Chinesa, o ano de 2012 é regido pelo Dragão de Água. Com início no dia 23 de janeiro de 2012, o ano do Dragão acabará no dia 9 de fevereiro de 2013. Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos ou começar um negócio novo, porque o bom dragão carrega boa fortuna e felicidade. Todavia, nos erros cometidos, acontece o mesmo efeito, são ampliados. Por isso é bom usar de cautela durante o ano do dragão!

Durante toda a passada semana li na internet apelos da parte dos amigos dos animais em relação ao ano novo chinês. Não estavam a apelar contra a eventual extinção do dragão, esse está de boa saúde. O motivo de tanto burburinho são os tubarões. Quem frequenta restaurantes chineses já viu no cardápio, e até já talvez tenha pedido, sopa de barbatana de tubarão. Não acredito que essa sopa servida na maioria dos restaurantes chineses de Portugal tenha a tal da barbatana. Para mim aquilo é clara de ovo e pouco mais. Mas a verdadeira sopa de barbatana de tubarão é efectivamente feita com a barbatana do animal.

Qual é a atração dos chineses por esta sopa de textura gelatinosa e escorregadia? Dizem eles que o manjar combate o envelhecimento e aumenta a líbido. Embora em alguns países a carne de tubarão seja consumida, neste caso tal não acontece. Os tubarões são pescados, cortam-lhes as barbatanas a bordo e o corpo é lançado ao mar, morrendo o animal por asfixia ou vítima de predadores. Por esse mundo fora, durante esta semana, os banquetes dos chineses vão obrigatoriamente incluir esta sopa. O Governo de Taiwan e a União Europeia já proibiram a remoção das barbatanas dos tubarões. A mensagem começa a fazer eco nas cabeças dos governantes mas ainda não entrou nas cabeças do povo chinês habituado a tê-la na mesa para celebrar o ano novo chinês. Imaginem se o nosso Governo e a União Europeia nos retirasse o bacalhau da mesa por altura do Natal!! Esse cenário até nem é tão hipotético quanto isso pois também o bacalhau enfrenta a extinção e poderá vir a ser alvo de medidas protecionistas.

Enquanto isso, os tubarões na Austrália andam especialmente activos e já distribuiram umas quantas mordidelas para festejar a entrada do ano novo chinês. Penso que seja a sua forma de protestar contra a sopa. À semelhança dos humanos que a semana passada se manifestaram pela internet fora contra o S.O.P.A. também estes nossos amigos estão contra a SOPA de barbatana de tubarão. A Austrália costuma registar 3 ataques por ano, mas em Janeiro esse número já foi atingido. O homem do video, David Pickering, foi mordido no ombro quando estava no recife de coral com uma família e as crianças a fazer snoorkling. Defendeu-se ao murro, com o braço são! O tubarão deixou-o escapar para que nos pudesse contar a história. 

Na sua maioria os tubarões não são perigosos para o homem mas o homem, é, sem dúvida, perigoso para os tubarões! E desde logo Steven Spielberg que contribuíu grandemente através do seu filme Jaws para enraizar na cultura popular a ideia de que os tubarões são, por excelência, nossos inimigos. David Pickering parece não partilhar dessa ideia, ele diz que assim que estiver a 100% regressa ao mar, claro. É um valente! Mas, pensando bem, se fosse mordido na rua por um cão vadio, deixaria de sair de casa?

Comentários