Check up completo do blogue



"Alma minha, gentil, que te partiste

Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste. (...)"

Camões

Meu coração por ti gela.
Não saia com essa fada de mulher hoje.
Eu vou-me já para casa.
O rapaz beijou a boca dela.
Diz Graça, diz a verdade.
Nunca gaste dinheiro mal gasto. *

* cacofonia (grego kakophonía, -as, som desagradável) s. f.Som desagradável ou palavra obscena resultante da união de sílabas ou palavras diferentes. = CACÓFATO, CACÓFATON ≠ EUFONIA

Check up completo do blogue é a tarefa #11 do Desafio 21 Dias. A Nospheratt forneceu uma lista de check up do blogue com 20 perguntas mas eu vou fixar-me somente neste ponto - o conteúdo está bem escrito, gramática e ortografia corrigidas, e estimula o leitor a ler?

Já assinalei algumas das fraquezas do blogue ao longo das tarefas anteriores e seria mera redundância voltar a focá-las nesta tarefa #11 que assinala a chegada à segunda metade do desafio. Considero que este ponto é primordial se admiti que o que me leva a manter o blogue é sobretudo uma irreprimível vontade de escrever que transformo em diversão. O mínimo que devo então exigir de mim é que brinque mas que leve a brincadeira a sério, que o faça de forma competente ou que me esforce por o fazer.

É assim que tento aprimorar a ortografia, ou seja, escrever de forma correta, usar bem as letras, os sinais, a pontuação; e usar bem a gramática, isto é, a forma como colocamos as palavras numa frase – a sintaxe – e a morfologia – a forma das palavras em si mesmas. Sempre fui algo arisca ao estudo desta e não fosse a intuição muitas vezes acabaria errando por não dominar todas as regras. Como faço? Quando tenho dúvidas, eu vou procurar à velha gramática que tenho ali ao lado, junto com um prontuário ortográfico – agora em crescente desactualização – e um dicionário da Porto Editora, um livro que eu salvaria no meio de um hipotético incêndio, sem pestanejar...e agora também desactualizado. (Com tantos recursos online, mais uma vez in paper I trust! O próprio Blogger tem um corretor ortográfico!!!)

Estou a ter um grande problema, ele chama-se Novo Acordo Ortográfico. Lixou-me o dicionário que me custou uma pipa de massa há uns anos! Mas há mais... Por enquanto podemos utilizar a nova ortografia ou não, inclusivamente até depois do período de transição, podemos continuar a fazê-lo que não vamos presos! Mas imaginemos continuar a escrever como hoje escrevemos. Quando a minha mãe usou o diccionario na escola primária para ver o significado de orthographia ela não imaginaria que teria de aprender a escrever pharmacia de outra maneira, - por força do acordo ortográfico de 1945 - e que ainda conheceria um novo acordo ortográfico. Imaginemos que a minha mãe não se tivesse adaptado. Sendo modista de profissão, isso talvez não lhe causasse grande transtorno. Mas, e se fosse professora, jornalista, profissional da comunicação? E os bloggers de hoje? Já pensaram nisso? Vejo aí gente de todos os sectores a resistir e a dizer que não se vai actualizar. Tudo bem, se se podem dar a esse luxo. Eu tenho de me adaptar. Já fixei algumas das alterações mas por vezes tenho dúvidas e dou constantemente por mim a usar ambas as grafias, o que é significativamente pior do que manter a antiga!Isto está-se a revelar um grande problema e por isso fiz questão de o focar aqui.

Desde a última faxina ao blogue, em Outubro, que eu tenho vindo a entrar em postagens antigas para fazer correções diversas e apercebi-me de que há uns anos atrás eu não fazia espaços a seguir à pontuação! Parece uma coisa insignificante mas atrofia o texto. Como o blogue passou por vários modelos e formatação de fontes, encontro também muitos outros desajustes, por exemplo utilização de vários tipos de fonte, tamanhos desajustados, vídeos que excedem o corpo central. O processo de correção está em marcha, mas vai acontecer paulatinamente, são quase 1000 postagens para rever!
Quanto ao estímulo que meus textos provocam no leitor, ao longo do blogue tenho recebido alguns comentários positivos. Sei que a forma como escrevo não agradará a todos, nem os meus assuntos. Mas como também já tive ocasião de referir, este blogue não foi criado para mimar o leitor, nasceu para satisfazer os meus caprichos. Ainda assim, estou a tentar melhorar esse aspeto e tornar os meus textos mais user/reader friendly, mais focados no leitor e menos no eu e eu mais eu, o que também já abordei em anterior tarefa, Usabilidade do blogue.

Tarefa concluída, hoje de forma mais sintética!

Comentários

Anónimo disse…
O rapaz beijou a boCADELA primeiro não estava a perceber!