Polaroids na Mongólia: a primeira vez



Hoje a maioria dos telemóveis incorporam uma máquina fotográfica. Até há bem pouco o meu telemóvel não tinha camera. Ainda estou tão pouco habituada a ela que raramente a utilizo. O acto de fotografar tornou-se diário e muito simples. Fotografa-se e envia-se para o facebook ou para o Twitter. A publicação na web é rápida. Não menos rápida se enviarmos o ficheiro para a nossa impressora. Mas houve tempos em que era preciso ir até até ao estúdio do fotógrafo para obter a nossa imagem impressa em papel. Nessa altura a arte da fotografia era misteriosa, acessível a poucos e dominada por menos ainda. O momento da realização da fotografia era um acontecimento que marcava a vida de uma pessoa e era na maioria das vezes associado a algo importante. A primeira fotografia oficialmente reconhecida como tal data de 1825 e foi feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Se pensarmos um pouco ainda não passou assim tanto tempo mas a tecnologia que nos permite fotografar e imprimir as nossas fotografias evoluiu muito.

Numa viagem pelas estepes da Mongólia encontram-se populações nómadas que apesar de até possuírem espelhos raramente obtêm uma fotografia impressa, de si ou da sua família. A tecnologia ainda não invadiu este recanto do mundo, quase sempre são os turistas quem tira e entrega fotos a estas pessoas.

Mongolia, é um video feito por dois adolescentes que ao atravessarem a Mongólia, entregaram polaroids às crianças e jovens fotografados, que nunca tinham passado por tal experiência.Se até eu ficava pasmada quando via a fotografia surgir no papel da Polaroid imaginem estas crianças. O video também pode ser visto aqui. É um video espantoso pela simplicidade e emoção associadas.

Comentários