Receita de panquecas!


Eu e o meu sobrinho adoramos panquecas. Da última vez que estive em casa da minha irmã treinei a arte da viragem da panqueca na frigideira. Um desastre. Bom, para o fim da sessão já estava uma expert da panqueca! Aqui deixo a receita para os meus visitantes mais gulosos. Gosto de as comer ao natural mas a panqueca aguenta com tudo desde manteiga a doce, chocolate, enfim, a escolha é vossa. 
Os ingredientes para preparar panquecas são simples:
1 chávena de leite, 
1 chávena de farinha de trigo,
2 ovos, 
2 colheres de sopa de açúcar, 
1/2 colher de chá de fermento em pó, 
manteiga para untar a frigideira antiaderente. 

Dá jeito ter um batedor eléctrico mas também pode ser tudo misturado numa taça, rodando a colher até misturar tudo muito bem. E não esquecer uma espátula para virar a panqueca matreira, ou duas, a princípio parece ser complicado. E nada de tentar aquele truque de filme americano, atirar a panqueca ao ar com a própria frigideira e colá-la ao tecto, isso não é cena para principiantes!

Preparar é simplesmente bater todos os ingredientes no batedor eléctrico até ficar cremoso e homogéneo. Após esta exigente tarefa há que colocar no lume a frigideira untada, em lume brando, não queremos fazer bife! Assim que ela estiver quente é deitar um pouco de massa e experimentar. A primeira panqueca serve para testar a espessura. Mais massa, mais espessa. É uma questão de gosto, mas uma panqueca quer-se fofinha. Não é segredo que a massa vai cozer primeiro do lado de fora da panqueca, depois no centro. O centro deve ainda estar cru quando se vira a panqueca com a espátula para que coza deste lado. Isso funciona como indicador, é mais que provável que do lado inverso ela esteja perfeita. 

Em regra uma panqueca fica pronta em 2,5-3 minutos. E esse é o tempo em que eu e o meu sobrinho devoramos a pilha de panquecas que cresceu no prato!!Ah, e quem não tiver farinha de trigo à mão pode usar a que já tem fermento, a receita não vai correr mal por isso.

Comentários