6/19/10

JOSÉ SARAMAGO (1922-2010)

Inquérito no portal Sapo.pt, dia 20 de Junho


4 de Março de 1999 - Sessão com José Saramago no Casino da Figueira da Foz

"Todos os dias têm a sua história, um só minuto levaria anos a contar, o mínimo gesto, o descasque miudinho duma palavra, duma sílaba, dum som, para já não falar dos pensamentos, que é coisa de muito estofo, pensar no que se pensa, ou pensou, ou está pensando, e que pensamento é esse que pensa o outro pensamento, não acabaríamos nunca mais."
(In Levantado do Chão, Ed. Caminho, 14.ª ed., p. 59)

*
Entrevista ao casal Saramago, em 2009, por ocasião de visita a Itália para lançamento do Caderno, no link seguinte.
*



Fernando Meirelles - Blindness- A cegueira

When a sudden plague of blindness devastates a city, a small group of the afflicted band together to triumphantly overcome the horrific conditions of their imposed quarantine. "Blindness," starring Academy Award®-nominee Julianne Moore, Gael García Bernal, Mark Ruffalo, Sandra Oh and Danny Glover, is a psychological thriller about the fragility of mankind. Adapted from Nobel Laureate José Saramago's masterwork.


*




Georges Sluizer - La balsa de piedra/A Jangada de Pedra
Na sequência de um abalo de terra que nenhum sismógrafo registou, uma fenda enorme aparece na crosta terrestre ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península parte à deriva, como uma jangada de pedra.Joana, traça no solo uma linha que não se apaga; Joaquim lança à água uma pedra enorme, desafiando a gravidade; José é acompanhado para todo o lado por um bando de estorninhos; num canto perdido de Espanha, Pedro é o único que sente a terra a tremer e da mão de Maria escapa-se um novelo que nunca mais termina.Todos estes acontecimentos à volta da jangada de pedra parecem ter apenas uma finalidade: fazer com que estas pessoas se encontrem, desvendando pelo caminho inesperados enigmas!Com Ana Padrão, Diogo Infante, Federico Luppi, Gabino Diego, Iciar Bollain.
*

A maior flor do Mundo - animação a partir de livro infantil
Relato para niños (y adultos) escrito y narrado por José Saramago. Un corto colmado de símbolos y enigmas, destinado a una infancia que crece en un mundo quebrado por el individualismo, la desesperanza y la falta de ideales. Cortometraje de animación intervalométrica combinada con dos dimensiones.Dirección: Juan Pablo Etcheverry Guionista: Juan Pablo Etcheverry(adaptada de "A maior flor do mundo" de José Saramago) Ilustración: Diego MalloProdución: Chelo Loureiro
*

Mísia canta José Saramago - Nenhuma estrela caíu

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...